Amazon Web Services oferece cursos de tecnologia e programação no Portal Cate

Plataforma recebeu cursos no setor de programação, computação em nuvem e muito mais, qualificação é gratuita

 

 O Portal Cate - Hub de ensino à distância da Prefeitura de São Paulo, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, recebeu mais de 20 mil vagas em cursos gratuitos de tecnologia oferecidos pela Amazon Web Services (AWS) nos eixos de computação em nuvem e programação. O trabalho em conjunto entre Prefeitura, AWS e Meta tem o intuito de facilitar o acesso à capacitação de jovens e adultos que possuem interesse em atuar neste mercado tecnológico.

A colaboração, que foi iniciada em março de 2023, foi selada nesta sexta-feira, 2 de junho, durante um encontro realizado na sede da Amazon Web Services que contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, do diretor para o Setor Público da AWS no Brasil, Paulo Cunha, e demais autoridades. A visita teve a missão de aproximar e reforçar ainda mais o trabalho em conjunto, além de ter sido uma oportunidade do Poder Público conhecer a infraestrutura da empresa.

As iniciativas de colaboração entre a AWS e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho fazem parte de um acordo assinado com a Prefeitura de São Paulo em 2022. “Estamos empenhados em capacitar o cidadão paulistano, possibilitando a ele novas oportunidades de emprego e geração de renda. Contar com o apoio e auxílio de marcas renomadas como o da Amazon Web Services em nossos programas, para nós, é motivo de orgulho e satisfação, e uma clara afirmação de que o trabalho está sendo feito da melhor forma”, declarou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Sobre os cursos já ofertados no Portal Cate

Desenvolvido para atender profissionais de todas as áreas, pequenos empreendedores, estudantes ou qualquer pessoa interessada em aprender e trabalhar com tecnologia, a colaboração oferece algumas opções de capacitação, sendo elas: Computação em Nuvem; Curso de Cloud Practitioner; e Introdução à programação.

“É essencial oferecer oportunidades de aprendizado e orientação para preencher a lacuna de emprego entre os gêneros e preparar as novas gerações com as ferramentas para moldar o presente e criar o futuro, para estimular sua curiosidade e ensinar-lhes a flexibilidade para se adaptarem ao novo ambiente de trabalho”, afirma Paulo Cunha, diretor para o Setor Público na AWS Brasil.

Descubra a Computação em Nuvem: a tecnologia que tem sido utilizada em grande volume por empresas de todos os tamanhos por conta do custo e da inovação aplicada quase que instantaneamente. Neste curso, o aluno aprenderá um pouco sobre o que é a nuvem e como ela funciona, seus benefícios, aplicação nos serviços da AWS, modelo de responsabilidade compartilhada e aspectos básicos de segurança. Os encontros serão mensais, entre fevereiro e maio, sendo 4 horas por aula.

Introdução à programação: um guia para iniciantes sem conhecimentos prévios ou experiências com tecnologia. Ao todo, a opção oferece 250 horas de formação iniciada em HTML e CSS, JavaScript e Banco de Dados durante 4 meses. Além disso, os alunos receberão orientações sobre lógica imperativa e habilidades técnicas e socioemocionais. Os participantes que apresentarem as melhores performances na trilha de estudo receberão vouchers gratuitos para fazer as provas de certificações da AWS Cloud Practitioner e da Blueprint, e serão conectados à potenciais vagas de emprego no setor de tecnologia.

Curso de AWS Cloud Practitioner e vouchers de certificação: Fundamentos de computação em nuvem e preparação para o exame de certificação AWS Cloud Practitioner.

Todas as opções são gratuitas e integralmente online. Para se candidatar em um dos cursos, o interessado deve se cadastrar no Portal Cate, selecionar o curso desejado e seguir os passos de introdução. Cada curso possui requisitos diferentes e limite de participantes. Acesse gratuitamente: www.bit.ly/novoscursosportalcate

Sobre o Portal Cate
A plataforma de EAD - Ensino à distância da Prefeitura de São Paulo, produzida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, traz conteúdos relacionados às ocupações que mais crescem na cidade e que mais geram emprego e renda. Por meio de seis eixos temáticos, o Portal oferece cursos gratuitos, dicas de inspiração, além de apresentar o painel de vagas de emprego disponíveis nas unidades presenciais dos Cates - Centros de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo. Desde sua criação, em 2019, a plataforma já realizou mais de 248.325 capacitações. Acesse: www.cate.prefeitura.sp.gov.br

 

Por: Miguel Guedes

Siga a SMDET nas redes sociais