Prefeitura convoca mais de 2 mil mulheres para atuar no programa Mães Guardiãs

As pré-selecionadas irão atuar na busca ativa de alunos das escolas da administração municipal

A Prefeitura de São Paulo divulga nesta quarta-feira, 31 de maio, a quinta lista com 2.031 nomes de mães e mulheres da comunidade escolar pré-selecionadas para o Programa Operação Trabalho – POT Mães Guardiãs. A iniciativa, que conta com cerca de 3 mil mulheres trabalhando e está em atuação desde 2021, é liderada pelas secretarias municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O POT Mães Guardiãs tem o objetivo de evitar a evasão escolar de alunos da rede municipal de ensino e gerar renda para mulheres em vulnerabilidade social.

As pré-selecionadas devem conferir neste site os dados pessoais, local e dia de comparecimento para entrega de documentos como RG, CPF e carteira de trabalho, além de cópia simples. O procedimento é necessário para comprovar as informações fornecidas pelas candidatas durante a inscrição on-line, ocorrida no início deste ano. São 16 unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo selecionados para atender as mulheres convocados nos dias 1, 2, 5 e 6 de junho. Estando aptas, as candidatas assinam no ato do atendimento o termo de compromisso e responsabilidade, que permite a entrada no POT Mães Guardiãs.

“Essa nova convocação atende a ampliação do programa feita pelo prefeito Ricardo Nunes, que viu o relevante trabalho exercido pelas mães nas escolas. É uma oportunidade de geração de renda para muitas delas, que inclusive são a principal fonte econômica da família”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

As mulheres também serão contatadas por SMS, email e telefone pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. No atendimento presencial, as novas beneficiárias serão orientadas sobre a escola que devem se apresentar durante o mês de junho.

Durante a entrega de documentos é feita uma conferência criteriosa com o objetivo de inserir no programa apenas mulheres que atendam às exigências da iniciativa como estar desempregada e sem receber benefícios como o seguro-desemprego, possuir filho matriculado na rede municipal de ensino, ter entre 18 e 59 anos, entre outros. Na triagem também são aplicados critérios de desempate como maior tempo de desemprego, menor renda per capita, menor escolaridade e maior idade.

As selecionadas receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.386,00 para seis horas por dia de atividade, totalizando 30 horas semanais. As mulheres atuarão no programa por no máximo 24 meses, em virtude da legislação do programa.

"As Mães Guardiãs fazem um importante trabalho de localizar crianças que não estão frequentando a escola, além de ampliar o diálogo e conectar as unidades escolares com as comunidades em que estão inseridas. Esse trabalho auxilia na rede de proteção à criança e incentivo à Cultura de Paz", afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

Busca Ativa

As mulheres em situação de vulnerabilidade social irão atuar em escolas da rede municipal de ensino, com atividades voltadas à busca ativa, a fim de evitar a evasão escolar. As Mães Guardiãs irão realizar, prioritariamente, ações voltadas para a proteção do direito à escolarização, como o apoio no acompanhamento da frequência escolar e as visitas domiciliares nos casos de frequência irregular. Além disso, irão colaborar para a boa convivência escolar dos estudantes, para o fortalecimento da atuação familiar, para a defesa dos direitos humanos e para o auxílio no cumprimento dos protocolos sanitários para a saúde coletiva.

Após assinarem o contrato, o grupo selecionado realizará uma capacitação para atuar na função, por meio do Portal do Cate e também com apoio em atividades pedagógicas pela Secretaria Municipal de Educação. Para realizar os cursos é necessário fazer um cadastro na plataforma: cate.prefeitura.sp.gov.br.

Serviço

Lista de aprovadas, confira neste site (página da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho)

Comparecer em um dos 16 Cates, conforme indicação nesta lista
Dias: 1, 2, 5 e 6 de junho
Horário: 8h às 16h

Cate Central - Av. Rio Branco, 252
Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Cate Cidade Ademar - Av. Yervant Kissajikian, 416
Cate Parelheiros - Estrada Ecoturística de Parelheiros, 5252
Cate Santo Amaro - Praça Floriano Peixoto, 54
Cate Vila Prudente - Av. do Oratório, 172
Cate Lapa - Rua Guaicurus, 1000
Cate Pirituba - Av. Dr. Felipe Pinel, 12
Cate Perus - Rua Ylídio Figueiredo, 349
Cate Jaraguá - Estrada de Taipas, 990
Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã - Rua Luis Stamatis, 300
Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Cate Guaianases - Rua Hipólito de Camargo, 479
Cate Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064

Lista de documentos obrigatórios:

• RG original e cópia simples

• CPF original e cópia simples

• Carteira de trabalho e cópias das páginas que constam a foto e o último emprego

• Comprovante de residência

É OBRIGATÓRIO levar a cópia simples e os documentos originais.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais