Brás, Santo Amaro e Cohab José Bonifácio estão entre os bairros que serão atendidos por ações de emprego e empreendedorismo da Prefeitura

O cronograma do Cate Móvel e da Ade Sampa conta com acesso a vagas de emprego, inscrições em programas, cursos, orientações a empreendedores, entre outros.

Na primeira quinzena do mês de junho, sempre das 9h às 15h, o atendimento a diversos pontos da cidade continua pelas unidades móveis do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, junto com a Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento. Os equipamentos oferecem diversas oportunidades de emprego, capacitação profissional e apoio ao empreendedorismo, promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Por meio deles, nos dias determinados, os cidadãos têm acesso aos serviços gratuitos de orientação e apoio à reinserção no mercado de trabalho e na geração de renda.

“Nossa rotina de atendimento móvel passa por diversas áreas da cidade todos os meses. Nosso objetivo é fazer nossos serviços cada vez mais presentes e acessíveis, levando as oportunidades para pessoas que talvez nem ficariam sabendo delas se a Prefeitura não tivesse essa iniciativa. Isso é ainda mais importante considerando que alguns dos cidadãos que mais precisam do nosso apoio são os que justamente têm dificuldade de se deslocar até nossos postos fixos, por isso vamos até eles”, destaca a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Durante o atendimento é possível encontrar vagas de emprego que se encaixem no perfil do trabalhador e se candidatar, se inscrever em programas e cursos oferecidos pela Secretaria, obter instruções sobre como baixar a carteira de trabalho digital e como utilizar o Portal Cate. Já empreendedores terão acesso às equipes de analistas de negócios que ajudam empreendedores a obter microcrédito, formalizar-se como MEI – Microempreendedor Individual, regularizar as dívidas do MEI, entre outros.

Outra oportunidade para o cidadão é contar com o apoio, em alguns dos endereços do Cate Móvel, dos técnicos do programa Elabora, da Prefeitura, voltado à preparação para processos seletivos, redação de um bom currículo e para obter um bom desempenho em entrevistas de emprego.

Calendário

A primeira ação, logo no começo do mês, é na Estação José Bonifácio da Linha 11-Coral, da CPTM, nos dias 01 e 02 de junho. A parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a CPTM é fixa neste ano, com atendimento marcado todo início de mês nesta estação.

Depois, na semana seguinte, duas ações serão realizadas nos dias 05, 06 e 07. Na zona leste, a C.A. Morada do Sol recebe a unidade do Cate, Já na zona sul, há atendimento no coworking público Teia Santo Amaro, com a presença da Ade Sampa.

Durante os dias 13, 14 e 15 de junho, é a vez do CIEJA Clovis Caitano, também na zona sul, dessa vez somente com atendimento de emprego. No mesmo período, uma unidade também estará na Organização Social Irene Lopes, na zona leste.

A programação desta primeira quinzena será concluída com a ida do Cate Móvel e dos técnicos do programa Elabora ao CRAI Oriana Jara, em ação destinada ao público imigrante e refugiado da cidade, com serviço especializado das 9h às 14h. Essa é a única ação que necessita de agendamento pelo telefone (11) 2361-3780 ou presencialmente no CRAI (Rua Major Diogo 834 - Bela Vista). Os horários disponíveis são das 8h às 10h30 ou das 10h às 12h.

Todas as demais ações ocorrem das 9h às 15h. É importante levar RG, CPF e carteira de trabalho (que pode ser o modelo digital)

Serviço:

Ação de Empregabilidade e Empreendedorismo na CPTM – Zona Leste
Dias: 01 e 02 de junho
Horário: 9h às 15h
Local: Estação José Bonifácio – Linha 11-Coral
Endereço: Av. Nagib Farah Maluf, 1500 - Cohab José Bonifácio

Ação de Empregabilidade e Empreendedorismo - Zona Leste
Dias: 05, 06 e 07 de junho
Horário: 9h às 15h
Local: C.A. Morada do Sol
Endereço: R. Joaquim Carlos, 135 - Brás

Ação de Empregabilidade e Empreendedorismo - Zona Sul
Dias: 05, 06 e 07 de junho
Horário: 9h às 15h
Local: Teia Santo Amaro
Endereço: Praça Salim Farah Maluf - Santo Amaro

Ação de Empregabilidade e Empreendedorismo - Zona Leste
Dias: 12, 13 e 14 de junho
Horário: 9h às 15h
Local: Organização Social Irene Lopes
Endereço: Av. Ernesto Souza Cruz, 636 - Cidade Antônio Estêvão de Carvalho

Ação de Empregabilidade e Empreendedorismo - Zona Sul
Dias: 13, 14 e 15 de junho
Horário: das 9h às 15h
Local: CIEJA Clovis Caitano
Endereço: R. François Bunel, 302 - Jardim São Saverio

Ação de Empregabilidade e Empreendedorismo para Imigrantes – Zona Central
Dias: 16 de junho
Horário: 9h às 14h
Local: CRAI Oriana Jara
Endereço: R. Maj. Diogo, 834 - Bela Vista

 

Por: Camila Sales Machado

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais