São Paulo é sede e Cidade Mentora da 2ª edição do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares

Iniciativa reúne representantes de cidades engajadas em discutir e construir políticas públicas voltadas à alimentação; programação acontece até 3 de fevereiro

São Paulo foi selecionada para ser uma das Cidades Mentoras do LUPPA - Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares. A abertura do 2º Luppa Lab aconteceu na última quarta-feira, 1º de fevereiro, no Hub Green Sampa, equipamento administrado pela Ade Sampa, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, reunindo representantes de 27 cidades engajadas em discutir e construir coletivamente políticas públicas voltadas ao tema de alimentação.

A iniciativa, que conta com o apoio de diversas cidades, promove o debate, discussão e a troca de experiências sobre temas voltados à agendas alimentares. A Capital foi escolhida como sede da segunda edição por conta das diversas políticas públicas realizadas na cidade, que combatem a fome, o desperdício de alimentos e o uso integral de resíduos orgânicos.

“Estamos muito felizes em sediar o primeiro encontro presencial e poder compartilhar com vocês um pouco do trabalho realizado pela SMDET, como o Banco Municipal de Alimentos, o programa Combate ao Desperdício de Alimentos e o atendimento direto aos agricultores”, destacou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior. “Quase 50% da cidade é composta por áreas verdes. Estamos empenhados em dar melhor infraestrutura, qualidade e desenvolvimento econômico para todos os produtores rurais da cidade, por meio das nossas iniciativas de capacitação e aceleração”, finalizou.

Dinâmica do evento e agendas

A Coordenadoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho será uma das principais articuladoras do evento, apresentando os programas ativos na área, como o Banco Municipal de Alimentos e o de Combate ao Desperdício de Alimentos, sendo os destaques no eixo de segurança alimentar e nutricional, além do programa Sampa+Rural, que apresenta uma série de iniciativas que impulsionam e alavancam a agricultura na cidade.

Já no dia 2 de fevereiro estão programadas três opções de roteiros de visitação que ilustram o trabalho da Secretaria. A primeira apresentará o Banco de Alimentos e o programa Combate ao Desperdício, destacando todo o processo, desde a chegada de doações, passando pela triagem e separação dos alimentos até o encaminhamento para as entidades assistenciais cadastradas.

O segundo roteiro será no Viveiro Escola Mulheres do GAU, um projeto piloto de comercialização direta de alimentos com equipamentos públicos. Por fim, a terceira opção de roteiro será a visita a uma horta de linhão e pátio de compostagem na região leste da capital, ilustrando o trabalho dos agentes das CAES - Casas de Agricultura Ecológica, que prestam mentorias e capacitação para os agricultores de todas as regiões da cidade, orientando sobre combate à pragas, preservação de plantios, entre outros.

O último dia de evento também será no Hub Green Sampa, em 3 de fevereiro, com a oficina “Rota para aprimoramento dos sistemas alimentares municipais e engajamento com a agenda alimentar urbana”, sendo uma nova oportunidade de debate e troca de experiências entre os representantes dos municípios envolvidos.

Sobre o LUPPA
O LUPPA é um projeto do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI América do Sul com o apoio pleno do Instituto Ibirapitanga e do ICS - Instituto Clima e Sociedade, apoio especial da Delegação da União Europeia no Brasil, Embrapa e do WWF Brasil e apoio institucional da ACT Promoção da Saúde, Alimentação Consciente Brasil, Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - FAO Brasil e Humane
Society International e parceria metodológica da Reos Partners.

A edição conta com a mentoria das cidades de Curitiba, Osasco, Recife, Salvador e São Paulo e das organizações: Cátedra Josué de Castro de Sistemas Alimentares Saudáveis e Sustentáveis da USP - Universidade de São Paulo, do CECANE - Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFAM - Universidade Federal do Amazonas, do GEPPAAS - Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Ambiente Alimentar e Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, do GEPAD - Grupo de Estudos em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, do IDEC - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, do Instituto Kairós Ética e Atuação Responsável e do Instituto Regenera.

Clique aqui e saiba mais sobre a iniciativa. 

Siga a SMDET nas redes sociais