Prefeitura de SP divulga primeira lista de locais selecionados para o POT Agricultura

Programa faz parte da estratégia para fortalecimento da agricultura, no âmbito do Programa Sampa+Rural, que inclui assistência técnica gratuita

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Agricultura e de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, divulga nesta sexta-feira, 18 de novembro, a primeira lista de locais de agricultura pré-selecionados para receber beneficiários do POT - Programa Operação Trabalho - Agricultura. Os locais pré-selecionados já estão sendo contactados e participarão de reuniões de alinhamento nas próximas semanas.

A primeira etapa definiu 80 locais de agricultura que têm como referência as três Casas de Agricultura Ecológica (CAEs) do município: CAE Zona Sul; CAE Zona Leste; e CAE Zonas Norte e Centro-Oeste. Esses primeiros locais receberão cerca de 160 pessoas beneficiárias do POT Agricultura.

A análise para a seleção foi realizada pela equipe técnica da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, a partir dos critérios estabelecidos no plano de trabalho do programa e compreendeu o universo de locais atendidos pelas CAEs, além de novos locais que solicitaram atendimento por meio da Plataforma Sampa+Rural. Ainda estão sendo analisados outros locais e nova lista de locais será divulgada em breve. A previsão é de que todos os 200 beneficiários da primeira fase do POT Agricultura entrem em atividade ainda esse ano.

“O POT Agricultura é uma iniciativa que incentiva e desenvolve a expansão dos locais de agricultura da cidade, além de promover a reinserção de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, possibilitando a geração de renda e o giro da economia no município", comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Clique aqui e tenha acesso a apresentação do POT Agricultura

Confira os locais pré-selecionados:

Zona Norte/ Oeste
Agrofloresta do Estradão
Cantinho da Serra
Chácara Bela Vista
Horta Arlindo
Horta Associação Arjob
Horta Bispo
Horta Comunitária do Vale das Virtudes
Horta Cresan Butantã
Horta da Terra Pedra Branca
Horta Delmiro
Horta Dita
Horta Espama
Horta Manoel
Horta Ocupação 9 de Julho
Horta Orgânica Direto da Torre
Horta Parque Continental Tupuju
Horta Pedro (Sezefredo)
Horta Pro-Nóbis
Horta Urbana Vila Nilo
Horta Vera
Instituto Lia Esperança
Irmã Alberta - Antônio
Irmã Alberta - Daniel
Irmã Alberta - Everti
Irmã Alberta - Gilberto da Cruz
Irmã Alberta - Lucilene Amaral da Rocha
Irmã Alberta - Marcelo
Irmã Alberta - Maria (Nice)
Linhão Jardim Princesa
Linhão Jardim Vista Linda
Núcleo Porto Seguro
Prato Verde Sustentável
Quilombaque
Saberes Ambientais
Sítio Sampa ZO
Horta Cores e Sabores
Casa Cultural Hip Hop Jaçanã
Horta Comunitária do Jardim Guarani
Irmã Alberta - Lora
Horta Cresan Vila Maria
Irmã Alberta - Área coletiva
Horta Jorge - Fazenda Santa Maria
Horta Tereza - Fazenda Santa Maria
Quintal do Teiu

Zona Leste:
Casa de Agricultura Ecológica (CAE) Leste
Associação Comunitária Videiras
Cantinho da Dona Márcia
Chácara Marajá
Fazendinha Imperador
Horta da Fazendinha
Horta da Sebastiana
Horta do Toninho
Horta José Bonifácio
Horta Martins
Horta na Praça São Mateus
Horta Vila Nancy
Mulheres do GAU
Sabor da Vitória
Sítio Acolhedor
Sítio Palanque Dona Inês (Jefte Silvino Barbosa)
UPA Sebastiana
UPA Severino
Urban Farm Ipiranga (3 áreas de concessão)

Zona Sul
Casa de Agricultura Ecológica (CAE) Sul
CCA Ariano Suassuna - Jardim das fontes
Chácara do Almir
Comunidade Maria Arca da Aliança
UPA Gilberto
Planta Feliz
Recanto dos Pereiras
Recanto Jakinha
Sítio Adalgisa e Manoel
Sítio Arapongas
Sitio Curucutu
Sítio das Palmeiras
Sítio Família Duarte
Sitio Iwasaki
Sítio Nossa Vida
Sítio Nova Esperança
Sítio Oyama Orgânicos
Sítio Primavera Agroecológico
Sítio Ribeirão Claro
UPA Bruno
UPA Dilson
UPA Flavio
UPA Marcelo
UPA Milton
UPA Osiel
UPA Rogério
UPA Silvia
Sítio do Arlindo
UPA Adenilson
UPA Pedro / Amara

Os agentes técnicos da Coordenadoria de Agricultura já iniciaram o contato com os selecionados para a convocação de reuniões de alinhamento que explicará o programa, seu funcionamento, as regras e responsabilidades do selecionado para receber o beneficiário do POT, além de ser uma oportunidade de tirar dúvidas.

Sobre o POT - Agricultura
Buscando modernizar e ampliar a agricultura paulistana, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, disponibiliza atendimento para agricultoras e agricultores de toda a cidade.

O Programa Operação Trabalho (POT) Agricultura integra as estratégias do Programa Sampa+Rural para o incentivo, fortalecimento e estruturação de locais de agricultura da cidade. O POT Agricultura tem como objetivo a formação de agentes de produção agroecológica, oferecendo qualificação profissional remunerada por meio de bolsas nas atividades de agricultura urbana e periurbana, com capacitação teórica e prática em agroecologia, boas práticas de cultivo, manejo do solo, preparação de mudas, poda e manejo de árvores frutíferas, produção e aplicação de bioinsumos, comercialização de produtos agroalimentares, entre outros.

As pessoas beneficiárias atuarão nas Casas de Agricultura Ecológica (CAEs) e em locais de agricultura da cidade. A seleção dos locais de agricultura em que serão alocadas as pessoas beneficiárias é baseada em critérios pré-estabelecidos, tais como o tamanho da área, o número de pessoas envolvidas no local, a relevância comunitária, a destinação dos alimentos produzidos, tipo de atividades desenvolvidas no local, vulnerabilidade social, entre outros. É preciso também estar cadastrado na Sampa+Rural e estar recebendo atendimento da Casa de Agricultura Ecológica de referência.

Para manifestar interesse em receber o atendimento em sua unidade produtiva ou horta comunitária, basta escrever para https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/contato. Para mais informações, acesse www.bit.ly/potagricultura.

Sobre a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional e a Coordenadoria de Agricultura

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - COSAN tem a missão de promover a Segurança Alimentar e Nutricional, no município de São Paulo, especialmente junto à parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio de programas, projetos e ações que promovem o acesso ao alimento, por meio do combate ao desperdício e de aquisições, além da promoção de hábitos alimentares mais saudáveis e sustentáveis através da educação alimentar e nutricional junto aos diversos públicos e faixas etárias. Saiba mais clicando aqui.


A Coordenadoria de Agricultura é responsável por implementar ações para desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura urbana e periurbana. O foco do trabalho da Coordenadoria é promover a inclusão produtiva, segurança alimentar e nutricional, emprego e renda, através do fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis, promoção da conservação do solo, água e vegetação nativa, fomento a transição para sistemas orgânicos e agroecológicos de cultivo, e desenvolvimento das iniciativas comunitárias e educacionais de agricultura na cidade. Saiba mais clicando aqui.


São mais de 1000 locais de agricultura identificados na Plataforma Sampa+Rural, entre Unidades de Produção Agropecuária que produzem hortaliças, frutas e legumes nas zonas rurais e urbanas, na sua maioria de características familiares, além de hortas comunitárias e institucionais. Acesse: www.sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br


Casas de Agricultura Ecológica - CAE
As Casas de Agricultura Ecológicas (CAEs) são equipamentos de referência para os locais de agricultura da cidade. Suas equipes são compostas por engenheiras/os agrônomas/os, técnicas/os agrícolas e gestores ambientais que fornecem Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) aos locais de agricultura, a partir de ampla variedade de programas e serviços de beneficiamento direto a agricultoras e agricultores, e sua atividade agrícola.
Através de visitas de orientação técnica, promove-se a evolução da capacidade produtiva e promoção da sustentabilidade, ao mesmo tempo em que se estimula a ampliação das atividades de agricultura da cidade. São três CAEs que atendem todo a cidade: CAE Zona Sul; CAE Zona Leste; e CAE Zona Norte e Centro-Oeste.

Serviço
POT - Agricultura
Assistência técnica e Extensão Rural para locais de agricultura
Data: contínuo
Contato: https://sampamaisrural.prefeitura.sp.gov.br/contato
Mais informações: www.bit.ly/potagricultura

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais