Prefeitura de SP promove mutirão de empregabilidade e geração de renda no mês da Consciência Negra

Público terá acesso aos serviços na Expo Internacional - Dia da Consciência Negra e no Cate Central, em mutirão exclusivo

 

Em celebração ao Mês da Consciência Negra, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo realiza atividades de empregabilidade a fim de auxiliar a comunidade a se inserir no mercado de trabalho. Até o dia 21 de novembro, o Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo recebe inscrições, via plataforma da rede, para o Contrata SP – Consciência Negra, mutirão de emprego exclusivo para negros e imigrantes da capital. Já nos dias 18, 19 e 20 deste mês, os serviços estarão disponíveis na II Expo Internacional - Dia da Consciência Negra, no Expo Center Norte. No local, além da variedade de atrações culturais e educacionais, como shows, exposições e palestras, o público terá acesso a equipes técnicas da Fundação Paulistana e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, que incluem encaminhamento para processos seletivos, inscrições em cursos de qualificação, participação em programas de apoio a artesãos, entre outros.

“As ações promovidas neste mês são reforçadas junto aos nossos parceiros a fim de ampliar a recolocação deste público no mercado de trabalho. Assim como teremos um mutirão de emprego voltado à comunidade e extensivo a imigrantes, que tem grande parcela de estrangeiros provenientes de países africanos, também levaremos nossos serviços para a Expo Internacional. Marcamos presença desde a primeira edição do evento e essa participação é mais uma oportunidade de o público acessar facilmente serviços da Prefeitura, em um evento gratuito e aberto a todos”, diz Armando Junior, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em exercício.

Os profissionais do Cate estarão no local para tirar dúvidas e instruir a respeito de todos os serviços da rede como a carteira de trabalho digital, dicas sobre processos seletivos, habilitação do seguro-desemprego, entre outros. Também haverá orientação para quem desejar participar do Contrata SP, mutirão que ocorre no dia 25 de novembro no Cate Central. As inscrições são feitas presencialmente na rede de postos e pelo Portal Cate, até o dia 21 de novembro.

A Fundação Paulistana é outra instituição ligada a SMDET que estará presente na II Expo Internacional - Dia da Consciência Negra. Por meio dela são oferecidos cursos profissionalizantes nas áreas de tecnologia, sustentabilidade e meio ambiente, gestão, trabalho e empreendedorismo, saúde e bem-estar, gastronomia e economia criativa. O público poderá se informar sobre todos eles e se inscrever. Para conferir todos os projetos da Fundação Paulistana, acesse o site.

Geração de renda

Além disso, em cada um dos três dias de feira, estarão presentes dois artesãos do programa Mãos e Mentes Paulistanas, para expor seus produtos. O Mãos e Mentes atua para impulsionar e fortalecer o ecossistema de empreendedores artesanais e manualistas paulistanos, promovendo diversas atividades que estimulam a inclusão produtiva, o acesso ao mercado e o desenvolvimento econômico local. O programa abrange todos os tipos de artesanato, como costura, crochê, cerâmica, acessórios, itens decorativos e muito mais.

Para os empreendedores ou aqueles que pretendem ter o próprio negócio, também estará presente a Ade Sampa, oferecendo diversos serviços de incentivo e auxílio: orientação ao empreendedor, atendimento personalizado, orientação ao microcrédito e encaminhamentos para os cursos e programas – que são voltados para a execução de ideias e o fortalecimento de negócios, com destaque para moradores de periferias e mulheres. Também há a possiblidade de realizar a formalização como MEI – Microempreendedor Individual, assim como a regularização de dívidas para aqueles que já são MEI. Para mais informações, também é possível acessar o site.

O estande, com acesso gratuito, funciona das 9h às 19h. A II Expo Internacional Dia da Consciência Negra ocorre no Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme.


Serviço

Inscrições para o Contrata SP – Dia da Consciência Negra
Dia: até 21 de novembro pelo Portal Cate
Processo seletivo: 25 de novembro
Local: Cate Central, avenida Rio Branco, 252

SMDET na II Expo Internacional Dia da Consciência Negra
Dia:
18, 19 e 20 de novembro
Horário: das 9h às 19h
Local: Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme
Levar RG, CPF e Carteira de Trabalho

 

 

 Por: Camila Sales Machado

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais