Prefeitura de São Paulo abre processo seletivo para 560 vagas em cursos na área da saúde

Inscrição para novas turmas em 2023, da Escola Makiguti Leste e Norte será de 10 a 30 de novembro

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, abre inscrições on-line, para os cursos de Análises Clínicas, Cuidados de Idosos, Farmácia, Gerência em Saúde, Hemoterapia e Saúde Bucal. Após a conclusão, os alunos recebem duas certificações, estando aptos a trabalhar como auxiliares e técnicos em todo o território nacional.

Ao todo, são 420 vagas para os seis cursos na Escola Makiguti, em Cidade Tiradentes, zona leste, nos horários da manhã, tarde e noite. E 140 para Saúde Bucal e Farmácia, no Núcleo Norte I, em Santana, no período noturno.

“A qualificação da Escola Makiguti sempre teve muita procura. A área da saúde é promissora pela oferta de vagas. As pessoas também têm uma realização pessoal em trabalhar pela saúde da população. Nesse contexto de pandemia em que passamos nos últimos anos, os profissionais de saúde têm sido bastante requisitados e há ainda mais campo para o trabalho”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Para participar, os interessados precisam ter o Ensino Médio completo ou estar cursando o último ano, se cadastrar em www.vunesp.com.br e efetuar o pagamento de R$ 22,00. As inscrições vão de 10 a 30 de novembro e a prova presencial ocorrerá no dia 17 de dezembro. O edital com todas as informações pode ser acessado no link https://bit.ly/vestibularmakiguti23.

“A Makiguti com a sua força em Cidade Tiradentes, região com população em vulnerabilidade social, se tornou ao longo do tempo referência de ensino para muitos jovens, que passaram a ter a oportunidade de se capacitar gratuitamente em uma área que cresce a cada ano”, destaca Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

Tradição e referência em ensino

Com sede na Cidade Tiradentes, extremo leste de São Paulo, a Escola Professor Makiguti já qualificou, ao longo de 17 anos de existência, mais de 15 mil profissionais para a área de saúde.

A técnica em análises clínicas Edileuza Caetano Martins, de 45 anos, fez o curso em 2007 e trabalha na área há 11 anos, atualmente técnica de laboratório, vai concorrer ao cargo de analista. “Fiz o curso de Análises Clínicas em 2007 para 2008 e em 2010 fiz o curso de Farmácia. A importância e a relevância que a Makiguti teve na minha formação foi grandiosa, porque através dela eu mudei a situação da minha vida”, afirma.

Em Agosto de 2021, a Escola Makiguti inaugurou o seu primeiro núcleo descentralizado, a Makiguti Norte I, com turmas de Farmácia e Saúde Bucal, em aulas no período noturno na EMEFM Prof Derville Allegretti.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura tem cursos de qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 18 anos de existência.

Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

Serviço:

Seleção de alunos Makiguti Leste e Norte

Inscrições: online em www.vunesp.com.br

Data: 10 a 30 de novembro

Valor: R$ 22,00

Prova: 17 de dezembro

Requisitos: Ensino Médio Completo ou último ano do Ensino Médio

Edital: https://bit.ly/makigutinorte2022

Makiguti Núcleo Norte I - EMEFM Prof Derville Allegretti

Turmas: Farmácia e Saúde Bucal

Endereço: R. Voluntários da Pátria, 777 - Santana

Makiguti Leste - Cidade Tiradentes

Turmas: Saúde Bucal, Farmácia, Análises Clínicas, Gerência em Saúde, Hemoterapia e Cuidados de Idosos

Endereço: Avenida dos Metalúrgicos, 1945 - Cidade Tiradentes/SP

Siga a SMDET nas redes sociais