Coletivos acelerados pelo Amplifica Cine participam da 46ª Mostra Internacional de Cinema de SP

Programa da Prefeitura de São Paulo reconhece e estimula o potencial econômico e criativo do setor de audiovisual das periferias


Os dez coletivos periféricos selecionados para o Amplifica Cine participarão da 46ª Mostra Internacional de São Paulo, que acontece de 20 de outubro a 2 de novembro, na Cinemateca Brasileira. Os acelerados estarão presentes entre os dias 27 e 29 de outubro, durante o II Encontro de Ideias, que receberá realizadores, produtores, gestores culturais e profissionais do audiovisual reconhecidos pelo engajamento em fazer e pensar o conteúdo audiovisual.


O Amplifica Cine é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), em parceria com a Spcine, empresa pública de fomento ao cinema e audiovisual paulistano e vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, com execução do Instituto Criar. O programa foi criado com o objetivo de reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo de coletivos periféricos do setor de audiovisual, além de impulsionar novos negócios e criar pontes de relacionamento com os principais agentes do mercado.


"O setor do audiovisual está em constante crescimento. Pesquisas indicam que houve um crescimento global de mais de 63% dos serviços de streaming, apenas durante a pandemia. Acreditamos que ótimas ideias e produtos de qualidade podem surgir de qualquer lugar da cidade, por isso a Prefeitura de São Paulo está mais uma vez investindo na oportunidade aos pequenos negócios, que são formados muitas vezes por grandes talentos", declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Ter nossos acelerados participando de eventos é muito gratificante, além de ser fundamental para que eles fortaleçam a sua rede de contatos e tenham seus projetos cada vez mais reconhecidos”, complementa.


“O Amplifica Cine é uma iniciativa que permite enaltecer e mostrar ao mundo as habilidades dos coletivos envolvidos. Além disso, o programa fortalece a propagação de novas histórias e narrativas no audiovisual, algo que faz parte da gênese da Spcine”, afirma Lyara Oliveira, diretora de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine.


Os coletivos participarão da Mostra no estande da Spcine, que apresentará dois painéis nos dias 27 e 29 de outubro, na Sala Oscarito. No primeiro dia, às 11h, serão debatidos os “Processos de formação e inserção profissional e os novos modelos de negócios no mercado audiovisual”. Já no dia 29, às 10h, será lançada a plataforma “Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil”, com o objetivo de prospectar dados capazes de subsidiar a geração de políticas públicas voltadas para empresas e profissionais que atuam nas áreas de Realidade Estendida.


“A economia criativa está em constante crescimento e está na hora de oferecermos ainda mais condições para o desenvolvimento destes coletivos, apostando em suas propostas e ideias. Nós entendemos que a aceleração vai além das mentorias, prospecção de mercado, oficinas, rodadas de negócio e premiação, e é de extrema importância esse contato entre os participantes com o dia a dia do audiovisual tanto brasileiro, quanto internacional. Além da possibilidade de ampliar seus horizontes e aumentar suas redes de contato”, explica o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Confira a programação dos coletivos:


Quinta-Feira 27/10 - 10h às 20h

Impala
O tripé audiovisual
Mulheres em série


Sexta Feira 28/10 - 10h às 20h
Brazucas
Monomito
Lentes Malungas


Sábado 29/10- 10h às 20h
Aluga Quebrada
Haze Filmes
Filmes sem nome
Quilombarte

Conheça os coletivos


Lentes Malungas - O coletivo busca utilizar o audiovisual como ferramenta de elaboração de registros históricos do tempo passado e do tempo presente, principalmente voltado às práticas artísticas, culturais e políticas da população negra, com a elaboração de documentários estruturados em três eixos de atuação: pesquisa, documentação, produção, visando a construção de acervo.


Aluga Quebrada - Locadora de equipamentos audiovisuais tendo como público alvo zonas periféricas, a locação será conduzida por monitores que irão monitorar os equipamentos no dia da gravação, o equipamento vai até o cliente e o cliente ainda pode tirar dúvidas sobre o uso do equipamento com o monitor. Simples e barato.


Coletivo Quilombarte
- Um coletivo que desenvolve trabalhos com uma linguagem própria para falar sobre e para as vivências periféricas, na produção de novas narrativas, independentes, autônomas, mas que respiram no mesmo organismo vivo que é a favela. Realiza trabalhos como curta-metragens, propagandas, material para redes sociais etc.
Impala Filmes - É um duo de mulheres diretoras com segmento que se baseia na produção de conteúdo digital e propagandas, destinado a marcas de diversos tamanhos. A dupla já dirigiu conteúdos para clientes como Google, Netflix, Ambev e Dasa, e acredita que o cuidado é a espinha dorsal de todo o processo de criação, desde o cuidado com as narrativas até a equipe e clientes. Para a Impala Filmes, um ambiente dinâmico, inteligente e saudável pode gerar muitos frutos e um deles é inovação.

Impala Filmes - É um duo de mulheres diretoras com segmento que se baseia na produção de conteúdo digital e propagandas, destinado a marcas de diversos tamanhos. A dupla já dirigiu conteúdos para clientes como Google, Netflix, Ambev e Dasa, e acredita que o cuidado é a espinha dorsal de todo o processo de criação, desde o cuidado com as narrativas até a equipe e clientes. Para a Impala Filmes, um ambiente dinâmico, inteligente e saudável pode gerar muitos frutos e um deles é inovação.


Coletivo Mulheres em Série - O coletivo tem um processo comunicacional e interativo de transmídia, constrói histórias para multiplataformas, fomenta discussões acerca de ocupação de espaço no audiovisual, aponta a problemática das diferentes figuras femininas, expõe a intersecção entre corpo periférico, preto, travesti e deficiente quebrando os estereótipos de subserviências, desde uma estrutura de micro espaços até arquétipos de gênero.
Monomito Filmes - Produtora audiovisual de Impacto Social. Democratizando o acesso à produção profissional a empreendedores, negócios, artistas e coletivos de periferia.

Monomito Filmes - Produtora audiovisual de Impacto Social. Democratizando o acesso à produção profissional a empreendedores, negócios, artistas e coletivos de periferia.


Brazuca Girls - O serviço consiste na criação e produção de materiais audiovisuais para artistas periféricos e/ ou empreendedores (as) em início de carreira ou empreendimento, pessoas de baixa renda que precisam de produtos e serviços audiovisuais, além de possuir trabalhos autorais.


Haze Filmes - Produtora audiovisual, especializada em videoclipes, cobertura de eventos e shows, publicidade, institucionais, vídeoaula, corporativos, fotografia e produção musical.


O Tripé Audiovisual - Produtora audiovisual e criadora de conteúdo, que realiza, atualmente, curtas metragens, videoclipes e documentários, compreendendo os elos desse setor como Arte (linguagem), Técnica (metodologia) e Mercado (business), que formam um tripé por meio destes pilares, sustentando a cadeia produtiva do audiovisual e seus segmentos.


Coletivo e Produtora Filmes Sem Nome - Produtora independente com foco em trabalhos autorias e/ou de artistas dissidentes, sejam esses trabalhos de origem ficcional ou documental, buscando com as obras uma visão contemporânea de cinema e inovações estilísticas.

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais