Mais de 900 pessoas participam da Semana Municipal da Alimentação da Prefeitura de SP

Programação contou com oficinas gastronômicas, atividades de conscientização e até um mutirão de empregabilidade

Em celebração ao Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional e da Coordenadoria de Agricultura, realizou entre os dias 16 e 21 outubro a Semana Municipal da Alimentação, que ofereceu diversas atividades de capacitação, conscientização e informativa para a população. Ao todo, mais de 900 pessoas participaram da ampla programação.
 
“Nosso objetivo na Semana da Alimentação foi capacitar e conscientizar o máximo de pessoas possíveis a respeito de Segurança Alimentar e Nutricional e Combate ao Desperdício para todas as idades.. Pequenas atitudes no cotidiano são suficientes para reduzir o índice de lixo orgânico que vão para os aterros sanitários, por exemplo, além de agregar positivamente na alimentação e no consumo de vitaminas e fibras”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. 
 
A abertura da Semana Municipal da Alimentação ocorreu no domingo (16), no Festival de Cultura Alimentar, promovido em parceria com o Comusan – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A iniciativa contou com mais de 200 pessoas, oferecendo oficinas culinárias, mostra infantil de curta-metragens e uma ação especial de sensibilização do programa Combate ao Desperdício, além da entrega de recomendação de subsídios para a construção do II PLAMSAN.
 
Na segunda-feira, o 3º Simpósio de Combate ao Desperdício e Segurança Alimentar uniu atores e personalidades engajadas no tema para debater e apresentar resultados obtidos na promoção da segurança alimentar e nutricional e no combate ao desperdício de alimentos. Por meio de três painéis temáticos, o evento teve mais de 50 pessoas acompanhando as apresentações no formato presencial. Clique aqui e veja como foi. 

 

Capacitação, empregabilidade  e geração de renda

Entre os dias 18 e 21 de outubro, os Cresans – Centros de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional receberam  atividades de qualificação nas áreas de gastronomia e sustentabilidade. A programação contou com oficinas sobre aproveitamento integral de alimentos, dinâmicas de organização na cozinha, produção de hortas caseiras, além da construção da nova composteira do Cresan Vila Maria.

Para o público infantil, os Cresans prepararam atividades de visitação e trilhas sustentáveis que ilustravam a origem dos alimentos, explicando todo o processo desde o plantio até o consumo de verduras, frutas e legumes.  Ao todo, mais de 350 pessoas foram capacitadas na Semana Municipal da Alimentação.

Contrata SP – Alimentação - Com objetivo de promover a inserção ao mercado de trabalho, a Coordenadoria do Trabalho promoveu o Contrata SP – Alimentação, oferecendo mais de 400 vagas no setor de alimentação e varejo para a população com salários que chegaram até R$ 1.800. Mais de 230 pessoas foram encaminhadas para processos seletivos.

 

Valorização da Cultura Indígena

Por fim, a Coordenadoria de Agricultura em conjunto com a Coordenadoria do Trabalho encerrou a Semana da Alimentação com uma atividade que promoveu a troca de experiências, culturas e conhecimentos entre Guaranis da Terra Indígena Tenondé Porã, que fica no extremo sul da cidade e a Terra Indígena Jaraguá, localizada na zona norte.

A atividade aconteceu na aldeia Yvy Porã, no Jaraguá, a partir da vinda de representantes das aldeias da zona sul que trouxeram mudas e sementes de variedades guarani como presentes para a implementação de novas áreas de agricultura e enriquecimento de áreas de cultivo já existentes. A ação faz parte das atividades do Programa Bolsa Trabalho que está sendo desenvolvido pela SMDET também com os GuaraniD. Cerca de 60 pessoas presenciaram o compartilhamento de técnicas, resgate de cultura alimentar e tradições de agricultura tradicional. Participaram a equipe de extensionistas das Casas de Agricultura Ecológica que fazem o atendimento regular das aldeias.

 

Atividades adicionais

Em complemento à Semana da Alimentação, o Comusan promoveu duas novas atividades, sendo a primeira no dia 22 de outubro no CEU Heliópolis, cujo tema abordado foi “Vozes Contra a Fome: Desafios para a vigilância em segurança alimentar e nutricional". A atividade promoveu uma roda de conversa e troca de experiências a respeito de produção e animação de dados de segurança alimentar e nutricional na Capital.

Programado para terça-feira (25), o Comusan estará no Cresan Butantã, por meio do “Comusan no Território”, fomentando a implantação de comissões regionais de Segurança Alimentar e Nutricional.

 

Sobre a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional e a Coordenadoria de Agricultura

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - Cosan tem a missão de promover a Segurança Alimentar e Nutricional, no município de São Paulo, especialmente junto à parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social e econômica, por meio de programas, projetos e ações com foco na mitigação da insegurança alimentar e nutricional, na promoção da geração de renda e trabalho e no fomento ao empreendedorismo.

A Coordenadoria de Agricultura é responsável por implementar ações para desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura urbana e periurbana. O foco do trabalho da Coordenadoria é promover a inclusão produtiva, segurança alimentar e nutricional, emprego e renda, através do fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis, promoção da conservação do solo, água e vegetação nativa, fomento a transição para sistemas orgânicos e agroecológicos de cultivo, e desenvolvimento das iniciativas comunitárias e educacionais de agricultura na cidade.

São mais de 1000 locais de agricultura identificados na Plataforma Sampa+Rural, entre Unidades de Produção Agropecuária que produzem hortaliças, frutas e legumes nas zonas rurais e urbanas, na sua maioria de características familiares, além de hortas comunitárias e institucionais.

 

O Comusan

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo é um espaço de diálogo e estimula a organização da sociedade, por meio da integração de três setores: representantes do poder público, sociedade civil organizada e instituições ou entidades que atuam com segurança alimentar e nutricional. O Conselho tem caráter consultivo e suas atividades envolvem a proposição, acompanhamento e fiscalização das ações do governo municipal nas áreas de segurança alimentar e nutricional; a articulação de áreas do governo municipal com as organizações da sociedade civil para a implementação de ações voltadas ao combate das causas da miséria e da fome; além do incentivo de parcerias de caráter regional que garantam mobilização dos setores envolvidos e racionalização do uso dos recursos disponíveis.

 

Siga a SMDET nas redes sociais