Oficinas Culinárias e práticas de cultivo em hortas são promovidas pela Prefeitura durante a Semana Municipal da Alimentação

Ações gratuitas promovem a reflexão sobre o direito humano ao acesso à uma alimentação saudável e a importância das práticas sustentáveis desde a produção até o consumo dos alimentos.

A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho promove entre os dias 16 e 21 de outubro a Semana Municipal da Alimentação, uma programação recheada de atrações, painéis e atividades gratuitas.

Os Centros de Referência e Segurança Alimentar e Nutricional (Cresans) do Butantã e Vila Maria entre outros locais promoverão oficinas e atividades práticas que levarão aos participantes orientações sobre alimentação saudável, manipulação e higiene de alimentos, além de conscientização sobre o direito humano de todos ao acesso à uma alimentação saudável e a importância das práticas sustentáveis desde a produção até o consumo dos alimentos

“A alimentação na infância costuma ser reflexo dos hábitos futuros da criança. Por isso, a conscientização e a prática de hábitos saudáveis são importantes para que os pequenos tenham facilidade em aderir dietas nutritivas e saudáveis, e esse é o principal objetivo dessas ações promovidas pela Cosan na Semana Municipal da Alimentação”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Além disso, há atividades para todas as idades, inclusive para aqueles que desejam refinar os dotes culinários ou até mesmo pensam em gerar renda com alimentos”, finaliza.

As primeiras oficinas acontecerão em 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, das 10h às 14h. As atividades práticas abordarão educação alimentar, cultivo de hortas urbanas com PANCs e uma grande refeição coletiva “comidaço”. Também pela manhã, o Programa Combate ao Desperdício de Alimentos fará uma super ação de sensibilização e coleta de alimentos nas feiras livres da zona norte da Capital. Já no turno da tarde, o espaço terá um Cine Debate com mostra infantil e adulta . O evento idealizado pelo Comusan - Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional e estruturado em conjunto com a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional contará com a entrega do Plano de Recomendação para a construção do II PLAMSAN.

Na terça-feira, 18, o Cresan Vila Maria recebe a oficina culinária “A mandioca e suas múltiplas preparações'', das 14h às 16h, enquanto o Cresan Butantã promove a atividade infantil “Visita ao Cresan Butantã, no mesmo horário.

A atividade “Todos contra a Fome e a Pobreza” acontece na quarta-feira, 19, no Cieja Clovis Caitano Miquelazzo, promovendo um mutirão no espaço de hortas da escola, feirinha sustentável e roda de conversa sobre as políticas alimentares da Capital. Na mesma data, às 14h, o Cresan Vila Maria inaugura sua nova Composteira, que dará uma destinação mais adequada para os resíduos orgânicos do Banco de Alimentos, além da oficina prática “Horta caseira: dicas para cultivar uma alimentação saudável, prazerosa e com menor custo”. A atividade também acontecerá no Cresan Butantã, a partir das 15h.

Quinta-feira (20) será dia de trilha sustentável. O Cresan Vila Maria realizará a atividade infantil “Na trilha do conhecimento: de onde vem o alimento?” a partir das 10h. De tarde, o espaço oferece às 14h a oficina culinária “Como alimentar-se de forma saudável e sustentável”.

A semana da Alimentação encerra sua programação com chave de ouro na sexta-feira, 21, iniciando o dia com uma roda de conversa e troca de sementes com as comunidades indígenas da região do Jaraguá. Às 14h, o Cresan Butantã recebe a oficina “Como alimentar-se de forma saudável e sustentável”, que dará dicas de como inserir alimentos saudáveis e nutritivos de maneira econômica e eficiente. Por fim, a última oficina será no Cresan Vila Maria, oferecendo uma dinâmica dos 7 erros na organização da cozinha.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato no telefone: 3224-6000 ramal. 6154 ou e-mail: cosan@prefeitura.sp.gov.br /

Confira a programação do Cresan Vila Maria:
Endereço: Rua Sobral Junior, 264 - Vila Maria Alta

Evento: I Festival de Cultura Alimentar e Participação Popular no Cresan VM
Data: 16/10/22
Horário: 10h às 17h

Evento: Oficina Culinária "A Mandioca: Suas múltiplas preparações"
Data: 18/10/22
Horário: 14h às 16h

Evento: Inauguração da Composteira do Cresan Vila Maria
Data: 19/10/22
Horário: 14h às 15h

Evento: Oficina prática Horta Caseira: dicas para cultivar uma alimentação saudável, prazerosa e com menor custo
Data: 19/10/22
Horário: 15h às 16h30

Evento: "Na trilha do Conhecimento: De onde vem este alimento?"
Data: 20/10/22
Horário: 10h às 11h30

Evento: Oficina Culinária “Como alimentar-se de forma saudável e sustentável”
Data: 20/10/2022
Horário: 14h às 16h

Evento: Oficina - Dinâmica dos 7 erros na organização da cozinha
Data: 21/10/22
Horário: 9h às 11h

Programação do Cresan Butantã:
Endereço: Rua Nella Murari Rosa, 40

Evento: Atividade Infantil "Visita ao Cresan Butantã”
Data: 18/10/2022
Horário: Das 14h às 16h

Evento: Oficina prática Horta Caseira: dicas para cultivar uma alimentação saudável, prazerosa e com menor custo
Data: 19/10/22
Horário: 14h às 16h

Evento: Oficina Culinária “Como Alimentar-se de forma saudável e sustentável" Data: 21/10/2022
Horário: 14h às 16h

Atividades em outros locais:

Evento: Todos contra a fome e a pobreza
Data: 19/10/22
Horário: 8h às 12h
Local: Cieja Clovis Caitano Miquelazzo
Endereço: Rua François Bunel, 250 - Parque Bristol

Evento: Roda de conversa e troca de semente com as comunidades indígenas do Jaraguá
Data: 21/10/2022
Horário: 10h
Local: Terra Indígena Jaraguá

Por: Miguel Guedes

Siga a SMDET nas redes sociais