Amplifica Cine inicia atividades com dez coletivos de audiovisual selecionados para aceleração

Além de aporte financeiro, programa oferece oficinas, mentorias e rodadas de negócios

 O programa de aceleração da Prefeitura de São Paulo, Amplifica Cine, iniciou as atividades nesta quarta-feira (05). A solenidade de abertura foi realizada no Centro de Inovação Verde Bruno Covas e contou com a presença do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior, do presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), Renan Vieira, da diretora executiva do Instituto Criar, Luciana Bobadilha; e da Diretora de Inovação e Políticas do Audiovisual na Spcine, Lyara Oliveira.


Durante a abertura, os dez coletivos das periferias de São Paulo foram apresentados ao programa, que oferece um aporte financeiro total de R$ 100 mil para o desenvolvimento dos 10 selecionados, além de aceleração, por meio de oficinas, mentorias e rodadas de negócios. O programa foi criado com o objetivo de reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo de coletivos periféricos do setor de audiovisual, além de impulsionar novos negócios e criar pontes de relacionamento com os principais agentes do mercado por meio de rodadas de negócios.


“A economia criativa é um dos segmentos que mais tem crescido nos últimos anos. Fomentar, apoiar e patrocinar o desenvolvimento de propostas criativas é fundamental para que tenhamos um mercado mais diverso e inclusivo, dando oportunidades inclusive para as pessoas em vulnerabilidade social e nas regiões mais afastadas da cidade”, declara o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior. “O Amplifica Cine, uma grande parceria com a Secretaria de Cultura, chega para encontrar grandes potenciais criativos nas periferias da cidade e apoiá-los, do começo ao fim”, complementa.


O Amplifica Cine é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, em parceria com a Spcine, empresa pública de fomento ao cinema e audiovisual paulistano, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura, e executada pelo Instituto Criar. A expectativa é que o programa proporcione aos jovens a oportunidade de se desenvolver no processo de transformação social por meio do audiovisual com ações voltadas para os setores de cinema, TV e novas mídias.


“O setor do audiovisual sofreu grandes impactos devido à pandemia, mas se reinventou e continua sempre ativo, em busca de novas oportunidades e com muita criatividade. Acreditamos no potencial desses coletivos e nosso objetivo é fortalecer cada vez mais esse ecossistema das periferias de São Paulo onde se encontra grandes talentos”, diz o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.


Programação - As atividades de aceleração foram iniciadas ainda no mês de setembro, quando os grupos 10 acelerados, com dois proponentes de cada um dos coletivos, se reuniram em uma rodada de conversa diagnóstica para entenderem o estágio de cada um e os passos que deverão ser seguidos na aceleração. A próxima etapa contará com sete oficinas com temas voltados para o empreendedorismo, como sustentabilidade financeira, modelagem de negócios, testes de mercado, gestão comercial, networking e negociação com potenciais investidores.


A etapa de mentorias será definida pelo corpo técnico após a etapa de raio-x/Pitching. Serão ao menos oito encontros e acontecerão paralelos às oficinas - aprender fazendo. Após esta fase, os coletivos apresentarão os pitches de saída sobre negócio a uma banca de avaliadores formada por representantes da Ade Sampa, Spcine e parceiros atuantes no ecossistema empreendedor.


Em seguida, acontecerá a rodada de negócios, em que serão oferecidos pelos participantes produtos e serviços a empresas produtoras de audiovisual do mercado nacional.


Conheça os coletivos


Lentes Malungas - O coletivo busca utilizar o audiovisual como ferramenta de elaboração de registros históricos do tempo passado e do tempo presente, principalmente voltado às práticas artísticas, culturais e políticas da população negra, com a elaboração de documentários estruturados em três eixos de atuação: pesquisa, documentação, produção, visando a construção de acervo.


Aluga Quebrada - Uma locadora de equipamentos audiovisuais "gratuitos" para projetos de jovens de baixa renda, a locação será conduzida por um monitor que irá monitorar os equipamentos nos dias de gravação, havendo apenas o valor do pagamento da diária do monitor, transporte e alimentação. Os equipamentos incluem câmera 4k, gimbal, lentes, tripé, gravador de áudio, entre outros.


Coletivo Quilombarte - Um coletivo que desenvolve trabalhos com uma linguagem própria para falar sobre e para as vivências periféricas, na produção de novas narrativas, independentes, autônomas, mas que respiram no mesmo organismo vivo que é a favela. Realiza trabalhos como curta-metragens, propagandas, material para redes sociais etc.
Impala Filmes - Uma produtora audiovisual com foco no desenvolvimento de conteúdo especializado para redes sociais, oferecendo uma equipe especializada e plural visando o desempenho e agilidade nos processos. Idealiza campanhas e projetos criativos e estratégicos, a nível profissional.


Coletivo Mulheres em Série - O coletivo tem um processo comunicacional e interativo de transmídia, constrói histórias para multiplataformas, fomenta discussões acerca de ocupação de espaço no audiovisual, aponta a problemática das diferentes figuras femininas, expõe a intersecção entre corpo periférico, preto, travesti e deficiente quebrando os estereótipos de subserviências, desde uma estrutura de micro espaços até arquétipos de gênero.


Monomito Filmes - Produção audiovisual para empresas, artistas e coletivos culturais.


Brazuca Girls - O serviço consiste na criação e produção de materiais audiovisuais para artistas periféricos e/ ou empreendedores (as) em início de carreira ou empreendimento, pessoas de baixa renda que precisam de produtos e serviços audiovisuais, além de possuir trabalhos autorais.


Haze Filmes - Uma produtora audiovisual, gravadora e selo musical com foco em videoclipes de trap, rap, funk, pop, sertanejo etc. Também atua com produções audiovisuais diversas (institucionais, publicidade, cobertura de eventos), fotografia, social media e auxilia artistas na administração e crescimento de suas carreiras.


O Tripé Audiovisual - Produtora audiovisual e criadora de conteúdo, que realiza, atualmente, curtas metragens, videoclipes e documentários, compreendendo os elos desse setor como Arte (linguagem), Técnica (metodologia) e Mercado (business), que formam um tripé por meio destes pilares, sustentando a cadeia produtiva do audiovisual e seus segmentos.
Coletivo e Produtora Filmes Sem Nome - Uma produtora e distribuidora independente com foco em trabalhos autorais de artistas e pesquisadores periféricos e/ou independentes, sejam esses trabalhos de origem ficcional ou documental e tem o foco de ecoar e dialogar com a periferia.
 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais