Fundação Paulistana forma mais de 250 pessoas nas áreas de administração, logística e saúde

Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (28), com entrega de certificados, apresentação musical e oportunidades de trabalho.

 A Fundação Paulistana, entidade vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, formou mais de 250 alunos nos cursos de Assistente de Logística e Auxiliar Administrativo, do programa Foco, e turmas de Cuidador de Idosos, do Cuidar Bem. A cerimônia foi realizada no auditório da Prefeitura de São Paulo e contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes.

 “17% da população paulistana é idosa atualmente. Em 2030, serão 20%, e em 2050, a expectativa é que quase 1/3 dos munícipes estejam na melhor idade. Isso significa que é fundamental termos mão de obra qualificada para cuidar, orientar e acompanhar este público que só cresce em São Paulo e em todo o país”, destacou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

 As turmas foram realizadas entre os dias 1 de agosto e 26 de setembro, nos CEUs Alvarenga, Parelheiros, Uirapuru, Perus, Heliópolis, Azul da Cor do Mar, Água Azul, Paz, Três Pontes e Paulistano, atendendo todas as regiões da cidade. A formação é de nível FIC (Formação Inicial e Continuada), e serve como introdução ao mercado de trabalho, ou até mesmo uma prévia para os interessados no ensino superior.

 “O setor de saúde é sem dúvidas um dos mais aquecidos e com mais oportunidades de emprego, e a pandemia nos provou isso. No caso de cuidador de idosos a demanda tende a crescer ainda mais, visto que a expectativa do brasileiro felizmente só aumenta com o decorrer dos anos, fazendo da atuação deste profissional ainda mais necessária”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Além disso, a área de administração e logística também está em crescimento, pois vivemos um movimento de retomada. Nosso objetivo é promover capacitações que sejam tendência no mercado, justamente para facilitar o acesso do estudante ao emprego”, complementa.

 O evento teve a presença da orquestra do Instituto Baccarelli, além das entregas de certificados. A cerimônia também contou com um vídeo com depoimento dos alunos que passaram pelos cursos. A Jéssica Cristina fez o curso de Cuidador de Idosos e afirma que a capacitação gratuita foi crucial para que ela pudesse estudar. 

 “Estou desempregada desde 2020, sou mãe solteira, tenho quatro filhos e hoje estou buscando voltar para o mercado de trabalho. Na época em que busquei esse curso eu não tinha condições de pagar, hoje menos ainda, financeiramente o curso tem um valor de custo muito alto e eu só fiz porque ele é gratuito”, comenta.

Introdução ao mercado de trabalho

 Com o objetivo de facilitar o acesso dos formandos ao mercado de trabalho, a equipe do Cate Móvel realizou atendimento para vagas de emprego e orientações sobre a carteira de trabalho.

 Os agentes também deram orientações sobre os cursos disponíveis do Portal do Cate, que conta com uma cartela com centenas de opções totalmente gratuitas para a população.

Sobre os cursos

 Nas aulas de Assistente Administrativo, os alunos aprendem sobre introdução a rotinas administrativas, noções de matemática financeira, contabilidade básica e fundamentos de administração financeira. Já no curso de Logística, os participantes estudam sobre armazenagem e movimentação dos materiais, gestão de transportes, qualidade e sistemas, além de noções de sistemas de informações logísticas.

 Por fim, o programa Cuidar Bem oferece orientações sobre aspectos do envelhecimento, cuidados de higiene e segurança, alimentação, políticas públicas, aspectos legais e trabalhistas da profissão, entre outros temas.

 A Fundação Paulistana divulga a abertura de novas turmas por meio das redes sociais e site, os interessados podem seguir a entidade pelo @fundacao.paulistana e no endereço www.prefeitura.sp.gov.br/fundacaopaulistana.

 “A Fundação Paulistana estuda o mercado e forma profissionais qualificados, com cursos gratuitos de qualidade, sólidos em competências técnicas, comportamentais e tecnológicas. Mais uma vez, a Fundação oferece um curso que tem grande procura de vagas no mercado de trabalho”, ressalta Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

 

Sobre a Fundação Paulistana

 A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura tem cursos de qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 18 anos de existência.

 Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti, pela Makiguti Núcleo Norte I e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

 

Siga a SMDET nas redes sociais