Prefeitura de São Paulo divulga selecionados para edição especial do Vai Tec Games

Programa oferece aporte financeiro de quase R$ 40 mil e vai acelerar 12 empresas ou coletivos periféricos

A Prefeitura de São Paulo divulgou as 12 empresas ou coletivos periféricos selecionados para a edição especial do Vai Tec - Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas, voltada para o setor de games. O resultado foi disponibilizado nesta terça-feira, 27 de setembro, no Diário Oficial da Cidade. Além de mentoria e aceleração gratuitas, o programa oferece um aporte financeiro de R$ 39.600 para cada uma das empresas selecionadas.

“O Brasil é o quinto mercado consumidor mundial de jogos eletrônicos, mas está em 13º colocação como produtor de games. Com a pandemia, a importação de jogos nacionais aumentou 600%, e com isso, o mercado aumentou a busca por mão de obra qualificada e retenção de talentos no país. A Prefeitura de São Paulo tem atuado cada vez mais pensando nas profissões do futuro e na tecnologia, buscando apoiar a geração de renda e formação de talentos da Capital. O Vai Tec Games tem como objetivo o impulsionamento deste setor, especialmente aprimorando os negócios de jovens das regiões mais periféricas da cidade com grande potencial de crescimento e desenvolvimento”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O programa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e intermédio da Ade Sampa - Agência São Paulo de Desenvolvimento. O Vai Tec Games foi desenvolvido com foco no momento de grande desenvolvimento do setor, que possui uma diversificada cadeia de valores e gera empregos para milhões de pessoas em todo o mundo, passando da indústria de equipamentos e software, até chegar aos desenvolvedores e profissionais de comunicação.

O aporte financeiro oferecido para as empresas e coletivos deverá ser revertido para melhorias do processo produtivo, compra de equipamentos, investimento em mão-de-obra especializada, marketing e comunicação e outros tipos de gastos conforme as necessidades surgidas durante o processo de aceleração.

Com o objetivo de disseminar a cultura e a educação empreendedoras, o Vai Tec Games busca fomentar a inserção de jovens de baixa renda no ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia da capital paulista. Além disso, pretende estimular a geração de emprego e renda e o processo de desenvolvimento local dessas empresas e coletivos, para que possam ampliar o escopo de atuação e ganhar mercado, para competir com igual capacidade de eficiência entre todas as empresas deste setor.
“O Vai Tec Games chega em um momento de grande crescimento do setor de games que integra uma nova economia. Com a experiência adquirida ao longo das edições do Vai Tec, a Prefeitura de São Paulo identificou um momento propício para alavancar esses coletivos periféricos e trazer resultados práticos e visíveis voltados para esta área que possui grande capacidade de geração de emprego e renda, principalmente neste momento de retomada econômica”, explica o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Programação - O Vai Tec Games contará com um Ciclo de Aceleração Rápida, com duração de três meses, realização de diagnósticos para cada empresa selecionada a fim de tornar claro o nível de maturidade e as principais “dores” dessas empresas, com o objetivo de desenvolvimento de um plano de mentoria específico e customizado. O programa também realizará sete oficinas, quatro consultorias, duas mesas redondas e um demoday presencial.

A solenidade de abertura do Vai Tec Games será realizada no dia 04 de outubro, às 9h30, no Centro de Inovação Verde Bruno Covas, em Pinheiros.

Conheça os coletivos:
Loud Noises - É um estúdio que desde 2017, trabalha desenvolvendo projetos de serious games para empresas. Também desenvolvem salas de escape, ajudando a desenvolver uma série de salas de escape chamada Exploradores do Desconhecido. A partir do fim de 2019, ganharam alguns editais para o desenvolvimento de protótipos de jogos, e com isso, desenvolveram quatro protótipos de jogos: Silkcity, Camera Blitz, GAEMS: Last Day of Vacation e XaxadoWare.
Link: http://www.loudnoises.com.br/

Estúdio Mmaxixe - Um estúdio de games que desenvolve jogos autorais 2d no Unity, criados partindo da pesquisa com a cultura periférica, da brasilidade. Além disso, criam ilustrações e animações, além de peças para redes sociais, especialmente para outros negócios como forma de fomento para o estúdio, e estão começando a criar assets para outros estúdios de games.
Link: https://www.instagram.com/estudiommaxixe/

Fogo Games - Estúdio indie brasileiro, fundado em 2020, com foco em jogos que carregam fortes elementos da cultura popular brasileira. É formado por desenvolvedores periféricos, que trazem para seus jogos narrativas que representam a inclusão e a diversidade, sem perder a mão do caráter lúdico dos games.
Link: https://fogogames.itch.io/

Trovadoria - Além da Lenda - A empresa possui 10 anos de experiência em prestação de serviços para indústria audiovisual, sempre com conteúdo autoral que manifestem novas visões de mundo. Atua com diversas linguagens, cinema, curta-metragem, série para tv, websérie, documentários e animação. Nos últimos cinco anos atuou também com projetos de games e projetos de XR. Atualmente, desenvolve projetos de propriedade intelectual própria.
Link: https://trovadoria.com.br/

PlaySTEM Academy - É um hub de entretenimento de conteúdos STEM para crianças. Com o primeiro produto (Milky Shaky LAB), foram incubados pela SPcine Game por 12 meses em 2021. Fizeram o programa de Pré-Aceleração da Samsung de Maio-Set/2021. E exibiram o protótipo no BIG Festival 2022 e mais de 100 pessoas jogaram. Nessa primeira fase da empresa, restringiram o foco para crianças de 9 a 10 anos com o produto sobre Astronomia (que é um tema multidisciplinar).
Link: https://www.playstem.academy/

A Cura Game - Vision03 - A produtora de games trabalha com foco no desenvolvimento de narrativas inclusivas e diversas. Eles desenvolvem o jogo “A Cura Game”, um jogo que tem como cenário a Av. Paulista em um momento de conflito e caos humanitário. O protagonista do game precisa ir em busca da cura perante as ameaças do momento. Descobre ao longo do percurso que A Cura não é somente a científica, envolve uma cura mental e espiritual. A cura para a humanidade em forma de diversão.
Link: https://linktr.ee/vision03

São Paulo Racers - É um jogo de corrida com cenário e carros nacionais, feito por desenvolvedores de jogos recém-formados na FATEC que buscam preencher uma lacuna que há no mercado de jogos digitais no Brasil.
Link: https://www.instagram.com/paonachapagames/

Sabor Doce Realidade Virtual - É um jogo em formato de quiz, que contém deusas femininas e arquétipos diversos, valorizando e incentivando o conhecimento da sexualidade feminina. Dessa forma, eles trazem essa temática para dentro do universo de realidade virtual com foco no público brasileiro e feminino.
Link: https://www.instagram.com/mulheresemserie/

ZunyPlay Games - O estúdio Black Star Lab desenvolve jogos de celular educativos para crianças em fase de alfabetização e letramento, onde incluem no produto design de acessibilidade para que os jogos sejam inclusivos permitindo também a utilização por crianças com necessidades especiais. Sendo o ZunyPlay Games seu primeiro produto. Além disso, também desenvolvem outros projetos, como jogos analógicos de tabuleiros ancestrais.
Link: https://blackstarlab.com/

Dan um guerreiro do Arco-íris - Esse é um dos jogos do estúdio Dog Mel Games. O estúdio começou em 2019, com a ideia de criar uma empresa de eventos tecnológicos e games que pudesse abordar temáticas inclusivas, visando a diversidade e panorama de matrizes e gêneros não discutidos nos jogos digitais e nas novas tecnologias atualmente. O jogo “Dan um guerreiro do Arco-íris”, aborda a narrativa africana através dos orixás, passando por todas as cores do arco-íris em busca do autoconhecimento do personagem.
Link: https://www.instagram.com/dogmelgames/

EducaHub/Educa Money - A EducaHUB é um estúdio de games que produz jogos pensados para propiciar uma educação integral despertando nos estudantes a consciência e a importância de seu papel no e para o mundo. O Educa Money é um jogo de educação financeira para crianças do ensino fundamental, baseado em cenários reais e histórias que acontecem no cotidiano. Por meio de um simulador que apresenta um personagem, totalmente customizável. Assim, a criança/jogador consolidará habilidades de solução e elaboração de problemas com números, ou seja, competências da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Link: https://www.educahub.com.br/

CAYO Ilustrações & Comunicação - É um estúdio de Artes Visuais, Histórias em Quadrinhos, Design Multimídia, Produção Audiovisual e Copy: Criação de Conteúdo. O desenvolvimento de jogos eletrônicos é uma das ramificações dos serviços de Produção Audiovisual idealizadas pelo estúdio com a colaboração de outros artistas de múltiplas habilidades.
Link: https://cayoilust.blogspot.com/

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais