Delegação da Prefeitura de São Paulo vai à Lima para debater projetos premiados

Ações em parceria com entidades de bairros periféricos ajudam a desenvolver as regiões por meio do turismo

 

A Prefeitura de São Paulo enviou à cidade de Lima, capital do Peru, entre os dias 20 e 23 de setembro, uma delegação chefiada pelo secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior, para participar de encontros com representantes da prefeitura local para troca de experiências nas áreas de desenvolvimento local, empreendedorismo, gastronomia, artesanato, urbanismo social e turismo. 

 
A delegação composta pelo diretor da Ade Sampa, Paulo Ribeiro, e da diretora de Assuntos Internacionais Bilaterais da Secretaria de Relações Internacionais, Camila Assis, viajou a convite da UCCI - União das Cidades Capitais Ibero-Americanas, pelo prêmio recebido da entidade ao Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa. 
 
Durante a missão ocorreram encontros para apresentação dos projetos premiados pela UCCI, além de visitas técnicas aos bairros onde foram feitas intervenções a fim de gerar desenvolvimento econômico, qualificação e turismo a regiões mais vulneráveis. 
 
Os executivos de São Paulo foram recebidos pela gerente de Turismo da região de Lima, Maria da Paz, e pela equipe da província local que acompanhou a delegação durante toda a semana. 
 
 
“Realizamos um produtivo intercâmbio de experiências onde pudemos analisar iniciativas transformadoras, que impactam positivamente os bairros e a qualidade de vida dos cidadãos”, afirma o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior. “Lima e São Paulo trabalham com estratégias similares de participação efetiva da comunidade na discussão de projetos que melhoram os bairros mais vulneráveis. Por meio da gastronomia, artesanato, empreendedorismo e cultura, a cidade vem dando um novo ritmo ao turismo com a oferta de destinos não convencionais, assim como estamos fazendo nos Polos de Ecoturismo de Parelheiros e da Cantareira”, completa. 
 
A comitiva realizou visitas técnicas aos bairros de Santo Cristo, Letícia, Rimac e San Juan de Lurigancho, onde conheceram os projetos e puderam discutir com associações e empreendedores locais os desafios e soluções para a melhoria das ações. 
 
“A aproximação do poder público com os empreendedores locais é fundamental para que os projetos sejam desenvolvidos, conhecendo as reais demandas e necessidades da comunidade local”, destaca Paulo Ribeiro. “As conversas que realizamos com as empreendedoras foram muito ricas mostrando que o envolvimento delas fez a diferença para o sucesso dos projetos”, disse. 
 
Entre os projetos visitados estão o Color Energia e o Haz Que Mundo Verde, que por meio da sensibilização da comunidade local, qualifica e incentiva os moradores a empreender na cultura, gastronomia, artesanto como forma de promoção do turismo local e melhoria da infraestrutura do bairro, além da valorização das tradições locais, pertencimento comunitário e resgate da autoestima da população. 
 
 
Além da missão, a Prefeitura de São Paulo tem outras iniciativas junto à UCCI. Nesta terça-feira, 27 de setembro, o prefeito Ricardo Nunes recebe da entidade o diploma de Capital Verde Ibero-americana 2022, concedido em reconhecimento pelos avanços da cidade rumo ao fortalecimento e a consolidação das áreas verdes e da biodiversidade urbana do município. 
 
A entrega será feita durante a 3ª Reunião do Comitê de Cidades Sustentáveis e Resilientes da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) nos dias 27, 28 e 29 de setembro.
 

Siga a SMDET nas redes sociais