Prefeitura de São Paulo realiza projeto de empregabilidade para a população imigrante

Iniciativa acontece no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRIA) e oferece capacitação e encaminhamento para entrevistas de emprego; próximo encontro acontece no dia 05 de agosto

 

Promover os direitos da população imigrante da capital paulista por meio do acesso ao mercado de trabalho é a missão do projeto Ação de Trabalho e Emprego para Imigrantes, lançado este ano em parceria pelas Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). A iniciativa acontece no Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes Oriana Jara (CRAI) e já promoveu duas edições, em junho (03/06) e julho (01/07), capacitando mais de 60 pessoas imigrantes para entrevistas de emprego e realizando mais de 50 encaminhamentos para entrevistas.

O Ação de Trabalho ainda irá realizar mais quatro edições ao longo de 2022, e a próxima está marcada para o dia 5 de agosto (sexta-feira). É necessário fazer um agendamento prévio para confirmar a disponibilidade de vagas e datas pelo telefone (11) 2361-3780 ou presencialmente no CRAI (Rua Major Diogo 834 - Bela Vista). Os horários disponíveis são das 8h às 10h30 ou das 10h às 12h.

“A estratégia intersecretarial para a promoção do acesso a serviços de capacitação e intermediação de mão de obra, desenvolvida conjuntamente entre a SMDHC e a SMDET, demonstra a importância da transversalização na implementação das políticas públicas para a população imigrante”, afirma Bryan Sempertegui, coordenador de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente na SMDHC. “Esta iniciativa é um pontapé inicial para o aprimoramento de mais ações que promovam um atendimento adequado e condizente com as especificidades da população imigrante”, conclui.

As atividades oferecidas são de capacitação para entrevista de emprego, realizada pelo programa Elabora da Fundação Paulistana, órgão ligado à SMDET, com emissão de certificado, e encaminhamento para vagas de emprego, realizado pelo Cate Móvel (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo). Para participar da ação, a pessoa imigrante precisa apresentar seu CPF, protocolo do RNE ou o próprio RNE. Caso ainda não tenha o documento, o próprio CRAI pode informar os passos para tirar o número.

“O trabalho intersecretarial é essencial para dar maior abrangência às ações para a população imigrante, que necessita de acolhimento especializado para se estabelecer em nosso país. A cidade de São Paulo, que tradicionalmente acolhe populações de vários países, tem buscado se estruturar cada vez mais para oferecer o melhor atendimento para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas em São Paulo”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

A iniciativa Ação de Trabalho e Emprego para Imigrantes é uma realização do Grupo Intersecretarial de Trabalho Municipal de Inclusão Econômica e Produtiva da População Imigrante (GT Migra), que é vinculado à SMDHC, por meio da sua Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, e à SMDET.

O CRAI é um é um equipamento público municipal de referência na atenção especializada à população imigrante da cidade de São Paulo, gerido pela SMDHC. O espaço oferece atendimento especializado e multilíngue, com foco na orientação para a regularização migratória e acesso a serviços públicos. Em outubro de 2019, foi inaugurada a Unidade Móvel, que permite atendimento itinerante em todo o município.

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais