Bairro Vila Nova Cachoeirinha conta com serviços da Prefeitura de São Paulo para comemoração de seu aniversário

Encaminhamento para processos seletivos, orientação sobre carteira de trabalho digital e empreendedorismo serão disponibilizados entre 4 e 6 de agosto.

 

A Prefeitura de São Paulo levará para o bairro Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, serviços de atendimento à população em celebração aos 89 anos do bairro, que serão comemorados no dia 5 de agosto. O público terá acesso aos serviços do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo. O atendimento ocorre de 4 a 6 de agosto, das 9h às 15h, no Largo do Japonês, uma tradicional praça da região.

“Os equipamentos da Prefeitura de São Paulo estarão presentes nessa data de comemoração do bairro da Cachoeirinha levando aos moradores da região emprego, oportunidades de qualificação e todos os outros serviços que a equipe do Cate oferece”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

As equipes do Cate estarão presentes no local com unidades móveis. Será realizado o encaminhamento para processos seletivos e também serão oferecidos serviços de orientação acerca da carteira de trabalho digital.

Cachoerinha

O bairro localizado na zona norte foi fundado em 5 de agosto de 1933, A origem do nome “Cachoeirinha” é devido ao fato de ter existido uma cachoeira que era um dos pontos de lazer preferidos pelos moradores. Posteriormente, veio a ser soterrada para dar passagem à Avenida Inajar de Souza.

No mesmo dia foi fundada a Associação Nipo Brasileira, a primeira associação popular local que foi fundada pelos donos de chácaras, o bairro tem forte ligação com a cultura japonesa.

Os primeiros moradores foram membros da colônia japonesa que trabalhavam nas chácaras de plantio de batatas e outros alimentos. Em 1944 surgiu o Largo do Japonês, que foi a primeira casa de comércio da região e não demorou muito para se tornar um símbolo das redondezas.

Programação do Cate Móvel

O Cate Móvel também está presente na região sudeste da cidade, no bairro do Sacomã, no CEU Parque Bristol, na Rua Prof Artur Primavesi s/nº, das 9h às 15h, nos dias 02 a 04 de agosto. Além desse serviço, o público também poderá contar com os analistas da Ade Sampa, que atuam com foco nos microempreendedores. Durante o atendimento, os munícipes podem receber orientações sobre como se tornar um MEI – Microempreendedor Individual, além de realizar a declaração anual e regularizar as dívidas do MEI.

Na sexta-feira (05) no CRAI Oriana Jara, Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, localizado na Rua Major Diogo, 834 – Bela Vista será realizada uma ação de empregabilidade do público imigrante, das 9h às 13h.

O Programa Elabora, da Fundação Paulistana, também estará presente, levando aos presentes dicas de como construir um bom currículo, orientações sobre como ter sucesso em uma entrevista de emprego, entre outros.

Sobre o CRAI Oriana Jara

O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI ORIANA JARA) é um serviço público da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da Prefeitura de São Paulo. Localizado no centro da cidade de São Paulo, o CRAI Oriana Jara oferta apoio especializado e multilíngue para imigrantes, com foco em orientações sobre regularização migratória e acesso a direitos sociais, orientação jurídica e do serviço social, bem como encaminhamento de denúncias de violações de direitos humanos.

Serviço

Aniversário do bairro Vila Nova Cachoeirinha

Data: 4 a 6 de agosto
Local: Largo do Japonês, Vila Nova Cachoeirinha
Horário: 9h às 15h

Cate Móvel e Ade Sampa no CEU Parque Bristol

Data: 2 a 4 de agosto
Local: CEU Parque Bristol, Rua Prof Artur Primavesi s/nº
Horário: Das 9h às 15h

Ação de Empregabilidade Externa do Cate Móvel e Ade Sampa no CRAI

Data: 5 de agosto
Local: Rua Major Diogo, 854 – Bela Vista
Horário: 9h às 13h

 

Por Thiago Luscri

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais