Cerca de 30 empresas ofertaram vagas nesta quarta (20) no Contrata SP - Pessoa com Deficiência

Campus Higienópolis da Universidade Mackenzie recebeu mais de 500 pessoas em busca de recolocação profissional.


A Prefeitura de São Paulo realizou nesta quarta-feira, 20 de julho, a 12ª edição do Contrata SP - Pessoa com Deficiência. O evento ocorreu no Campus Higienópolis da Universidade Mackenzie com cerca de 30 empresas e mais de 500 vagas de empego para esse público e reabilitados do INSS. O mutirão de emprego também celebra o aniversário da Lei de Cotas, que acontece neste mês de julho, e tem iniciativa das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Pessoa com Deficiência.

Das oportunidades disponíveis em áreas como comércio, serviços e saúde em cargos como nutricionista, enfermeiros, auxiliar administrativo, operador de telemarketing, atendentes, entre outros, os salários variam entre R$ 1.100 e R$ 6.000. Para participar do mutirão, foram abertas inscrições na última semana para os candidatos se cadastrarem. As equipes do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo fizeram a pré-seleção dos mais de 400 candidatos inscritos, que hoje participaram dos processos seletivos com a presença de empresas.

"O Contrata SP foi uma das primeiras políticas públicas nestes cinco anos, completos hoje, a frente desta secretaria. É um esforço intersecretarial para criar a ação, motivar empresas e sobretudo manter uma iniciativa de apoio a empregabilidade”, menciona a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Segundo dados de 2010 do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Censo revisto em 2017), há mais de 15 milhões de pessoas com deficiência no país, sendo que na capital paulista mais de 800 mil pessoas possuem algum tipo de deficiência. O último censo aponta ainda que o maior volume de deficiências é visual, seguida das auditivas, motoras e mentais/intelectuais.

No local, os candidatos com deficiência auditiva e surdos contaram com intérpretes de Libras e suporte da CIL - Central de Intermediação em Libras da Prefeitura de São Paulo. O público também participou de oficinas sobre mercado de trabalho com dicas sobre currículo e comportamento em processos seletivos. As atividades foram desenvolvidas pela equipe do programa Elabora, da Fundação Paulistana, também ligada à administração municipal.

"As empresas têm papel importante nesta ação, pois além de estarem empregando estão também acessibilizando estes locais com ferramentas para esses trabalhadores serem bem recebidos e incluídos de verdade", afirma Sílvia Grecco, secretária da Pessoa com Deficiência.

Sobre a Lei de Cotas
No próximo dia 24 de julho, a Lei nº 8.213/91 completa 31 anos. Válida em todo o território nacional, a Lei de Cotas regulamenta a contratação obrigatória de pessoas com deficiência (habilitadas) ou pessoas que sofreram acidentes de trabalho, beneficiárias da Previdência Social (reabilitados). A legislação exige que esse público ocupe de 2% a 5% dos postos de trabalho de empresas com 100 ou mais funcionários.
A criação da lei está associada ao fortalecimento da equiparação de oportunidades e se transformou em um marco legal importante para a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
A cidade de São Paulo vem contribuindo para a valorização da inserção desse público no mercado de trabalho. Ações como o Contrata SP - Pessoa com Deficiência e o Programa de Estágio para Pessoas com Deficiência são fundamentais para ampliar o acesso ao trabalho.

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais