Prefeitura entrega certificados às empresas aceleradas pelo programa Vai Tec

Cerimônia também contou com a entrega dos cheques do aporte financeiro para apoiar no desenvolvimento desses negócios

 



A Prefeitura de São Paulo entregou certificados aos participantes da 6ª edição do Programa de Aceleração Vai Tec e, ainda, os cheques do aporte financeiro de R$ 39.600,00 para os acelerados da 7ª edição. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (14), no Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa, e contou com a participação do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, da secretária municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, e do presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

“O principal objetivo é do Vai Tec é apoiar e impulsionar negócios inovadores das periferias da cidade. Temos um imenso orgulho de ver grandes cases saindo do nosso programa e sendo reconhecido por instituições renomadas no mercado”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O Vai Tec é a mola propulsora para que pequenas startups se tornem negócios estruturados e com grande potencial de desenvolvimento local, geração de emprego e renda,

O Vai Tec auxilia jovens a criar, desenvolver, validar e impulsionar empreendimentos inovadores e que utilizem tecnologia como parte essencial do modelo de negócio, promovendo o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda na periferia da cidade de São Paulo. O programa é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com intermédio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa).

Vai Tec
Os projetos que passaram pelo processo de aceleração contaram com assessorias personalizadas de acordo com a necessidade do empreendimento, além de rede de contatos e acesso a eventos, mentorias, conteúdos e recursos de parceiros do programa.

Todos os projetos acelerados trabalham com a tecnologia como parte integrante do escopo de conhecimentos, ferramentas e técnicas, derivados da ciência e da experiência prática, que é usado no desenvolvimento, projeto, produção, e aplicação de produtos, processos, sistemas e serviços. As tecnologias aplicadas são da Informação e Comunicação (TIC), Sociais, Ambiental e de Processos.

O aporte financeiro oferecido às empresas é destinado para investimento no negócio, para a compra de equipamentos, contratação de mão-de-obra especializada, serviços de marketing e comunicação e o que mais o negócio precisar para crescer e se desenvolver. Isso faz que que a economia local seja movimentada, ampliando o poder deste investimento que passa a ser para além dos benefícios inerentes às empresas passando a ser também um componente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

“O Vai Tec foi pensado para apoiar empreendedores das áreas periféricas da cidade de São Paulo, com o objetivo de fortalecer e desenvolver ainda mais essas iniciativas que enfrentam ainda mais obstáculos por causa da pandemia. Neste momento de retomada econômica, o fomento a esses profissionais traz impactos positivos na geração de renda e criação de novos empregos na capital”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Conheça as iniciativas:
As 24 empresas aceleradas pelo Vai Tec 6 que receberam os certificados foram: Todas por Uma, Moradigna, Click Dash, Añu Saboaria, Editora Popular TXAI, Cerveja Corisca, Estúdio Mmaxixe, PertoDaqui, AZ Marias, Trilha Zero, Noix Comunidade Empreendedora, Maria Maria Bartenders, Kuikila Estamparia, Viela 7, Clinfy, Bate Volta Roots, Black Vagas, Malungo Art, Cidade Tirandes, Omisoró, CASTRUm, Lemon Chef, Poupy e RV - Bolsas com História.

Conheça as empresas que participam da 7ª edição do Vai Tec:
Mais1Code

É uma edutech de ensino de programação 100% gratuita para jovens de periferia e comunidades de baixa renda, que busca sanar a dor da falta de talentos na área de tecnologia. Além de possuírem uma metodologia própria e uma comunicação voltada para o público periférico, possuem também plataformas de ensino, gestão de talentos e gestão de desenvolvimento do aluno.

Editora Ananse
Uma editora de livros, produzidos de forma independente com o foco na produção criativa e intelectual negra no Brasil e no mundo, a partir de uma perspectiva afro-diaspórica como ponto central. Pode ser definida como uma editora afrocêntrica ou decolonial.

Quebrada Orgânica
É uma empresa de agricultura na periferia, com diversas frentes. Produzem produtos agrícolas e uma tecnologia social em compostagem. Realizam um festival de gastronomia social e estão produzindo uma agrofloresta. Com foco na venda B2C, B2G e B2B, pretendem desenvolver no VaiTec uma plataforma de e-commerce para escoar a produção de produtos agrícolas da região.

Folha e Louro Temperaria
É uma loja online de temperos, chás e utensílios. Comercializam especiarias, chás e temperos autorais e blends de ervas para chás e drinks. As embalagens de seus produtos são feitas baseadas na sustentabilidade, evitando o máximo de plástico possível, mas preservando as propriedades organolépticas do produto (como aroma e sabor). B2B e B2C
POKAZIDEIA
É uma cervejaria artesanal, de cervejas produzidas a partir de Plantas Comestíveis Não Convencionais (PANCs). O projeto tem como objetivo estimular pequenos produtos agrícolas, apresentar essas plantas à população e gerar uma conscientização social em torno de questões ambientais e alimentares, sobretudo nas periferias.

Literatura Postal em Realidade Aumentada
É um empreendimento que une a alfabetização, o gosto pela leitura e a tecnologia. Produzem e vendem kits de cartões postais com histórias clássicas da literatura, impressos em QR Code, que podem ser acessados através da Realidade Aumentada, dando acesso à imagens em movimento, trilha sonora e intérprete de libras.

FEME - Bem-Estar na Dança
É um projeto de ensino de dança em conjunto com um trabalho psicoemocional. Seu objetivo é oferecer aulas de dança junto com atividades de gestão emocional focadas em autoconhecimento e desenvolvimento pessoal. As aulas e atividades são oferecidas tanto presencial, em um espaço próprio, quanto on-line.

Chaviô Produções
É uma produtora musical voltada para artistas periféricos. Seu objetivo é facilitar o acesso desses artistas a espaços de desenvolvimento artístico, contratação de artistas independentes e a dificuldade com processos burocráticos para o lançamento de seus trabalhos, por meio de uma plataforma digital. Possuem serviços de criação de conteúdos relacionados a música, produção de eventos e assessoria artística.

Odarú Cosméticos
É uma empresa de cosméticos à base de plantas e não testados em animais. Os produtos do empreendimento têm foco na durabilidade e eficácia, focado em peles negras. O objetivo do negócio é conseguir equipamentos para melhorar e ampliar a produção dos cosméticos e, consequentemente, as vendas. Além disso, pretendem montar um aplicativo para auxiliar na rotina de cuidados com a pele.

Cardume Preto
É o projeto de uma plataforma de compra e venda de arte digital e de outros ativos passíveis de tokenização a partir da criação de um marketing place de NFT. O objetivo do projeto é fomentar a arte produzida na periferia, e também democratizar o acesso ao mercado de arte nessa plataforma.

Arterriz
Produz e vende biojóias com elementos botânicos naturais desidratados e preservados com resina, além de cadernos artesanais, quadros e colagens artísticas, autorais e manuais. Essas criações são desenvolvidas com base na natureza, arte e poesia. O objetivo é desenvolver cursos online de produção de biojóias.

CS Produção - Produção Multimídia
É uma produtora multimídia que objetiva fortalecer artistas e criadores independentes e periféricos. Os serviços oferecidos pela produtora são desde de desenvolvimento audiovisual, com produção de vídeos, textos e mídia em geral, até aluguel de equipamentos para os artistas. Para o público minoritário tais serviços serão oferecidos com um preço social.

 

Por Dante Souza

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais