Encerramento da Semana do Cooperativismo promove formalização de parcerias para impulsionar o setor

Evento contou com a presença de diversos atuantes do setor e painel sobre sustentabilidade

A Prefeitura de São Paulo encerrou nesta quinta-feira, 14 de julho, a Semana Municipal do Cooperativismo - Semana C. A programação, realizada por meio de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Ocesp - Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo, aconteceu entre 30 de junho e 8 de julho, tendo o objetivo de promover o debate sobre o cooperativismo na Capital com foco na geração de renda e no desenvolvimento econômico da cidade.

“A cidade de São Paulo conta com 652 cooperativas, sendo o maior número dentre os municípios do Brasil. Este quantitativo mostra o potencial econômico que o setor apresenta não só para o poder público e privado, mas também para os cerca de quatro mil trabalhadores que encontram no cooperativismo a sua geração de renda” declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O programa SP Coopera e a Semana C existem justamente para impulsionar o setor, promovendo sensibilização, qualificação, atendimento e formalização, tudo de maneira gratuita para o cooperado”, complementa.

A programação, que teve início com a Sessão Solene em Comemoração ao Dia do Cooperativismo, realizada na Câmara de São Paulo e idealizada pela vereadora Sandra Santana, contou com uma série de ações de apoio ao setor como palestras sobre geração de renda, atendimento jurídico, rodas de conversa e apresentações de programas da Prefeitura e de parceiros. Participaram dos encontros cerca de 300 pessoas.

Durante o evento de encerramento, realizado no hotel Tivoli Mofarrej, região central da cidade, o prefeito Ricardo Nunes e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso, assinaram três protocolos de intenções com instituições paulistas que atuam com o cooperativismo. São elas: a Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis – Conatrec; a Ocesp - Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo; e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRC.

Os documentos têm como objetivo a sensibilização acerca da cultura cooperativista, promovendo a formalização das cooperativas paulistanas; capacitação quanto às questões de formalização e orientação contábil, de forma inclusiva, visando o acesso à informação, orientação e qualificação para profissionais da contabilidade e cooperativas; fomentar a criação e fortalecimento de grupos com potencial cooperativista, por meio da divulgação dos serviços ofertados pelo poder público e privado e articular a rede de cooperativas para realização de visitas técnicas e participação em eventos do setor.

As ações, realizadas em parceria com as instituições, serão executadas por meio do SP Coopera, programa de apoio ao cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O programa visa fortalecer estratégias de desenvolvimento local; apoio às práticas cooperativistas; promover qualificação técnica, gerencial e social das cooperativas e de empreendimentos coletivos da cidade; estimular a autogestão das cooperativas, incentivando práticas que desenvolvam sua capacidade de evolução e autonomia e prestar apoio técnico e orientação jurídica e financeira, por meio de parcerias, às cooperativas e empreendimentos coletivos, a fim de potencializar seu desempenho e sustentabilidade econômica.

Durante a celebração também houve a homenagem para cooperativas que contam com mais de 25 anos de atuação em São Paulo. Receberam o troféu de reconhecimento a Cooperativa Mista Agroecológica de Vista Grande – COOPMAVIG, de Maracatu, e a Cooperativa Sicoob Cred São Paulo, de São José dos Campos, além da Cooperativa de trabalho e produção, triagem, beneficiamento e comercialização de materiais recicláveis da Capela do Socorro - Coopercaps e Yougreen Cooperativa, que foram homenageadas pelo trabalho de promoção a sustentabilidade.

Após a solenidade de encerramento, os 150 participantes puderam acompanhar o Painel “Sustentabilidade e Cooperativismo”, com participação do secretário-adjunto municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior; do diretor da SP Regula; Bruno Gabriel de Mesquita; do presidente da Coopercaps e Conatrec; Telines Basilio do Nascimento Junior (Carioca); do presidente da cooperativa Yougreen, Roger Friedrich Werner Koeppl e a consultora de Inteligência de Mercado do Sescoop/SP, Priscilla Coelho.

Esta é a segunda edição da Semana Municipal de Cooperativismo - Semana C que está no calendário de eventos da cidade, seguindo a Lei Municipal n. 17.236. A data é comemorada na semana na qual cai o primeiro sábado de julho, com o objetivo de sensibilizar a sociedade paulistana para a importância do cooperativismo como forma de organização produtiva.

 

Por: Dante Rodrigues 

 

Siga a SMDET nas redes sociais