Cidade de São Paulo realiza primeira Virada ODS para envolver população nas ações de desenvolvimento sustentável

Evento tem como objetivo popularizar a importância das metas de sustentabilidade da ONU

Nos próximos dias 8, 9 e 10 de julho, a Prefeitura de São Paulo realiza a primeira Virada ODS, visando popularizar metas de sustentabilidade e engajar moradores de todas as regiões da cidade. Considerado o maior evento do mundo para promover e destacar a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Capital promoverá atividades culturais, educativas, rodadas de negócios, hackathon e um congresso internacional. O projeto acontecera? em torno de seis pilares, dentre os 17 ODS: Comunicação; Inovação e Tecnologia; Desenvolvimento Econômico; Justiça; Educação e Cultura. A Virada ODS ocorrera? no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera e em mais nove polos espalhados por toda a cidade de São Paulo.

“O objetivo da Prefeitura não é apenas fortalecer o trabalho que já está sendo feito, como também incrementar as ações da cidade em relação aos ODS”, afirmou, na ocasião, o prefeito Ricardo Nunes. Para ele, com a Virada ODS, a cidade ocupará, mais uma vez, uma posição de vanguarda. “São Paulo é a capital mundial da vacina, da sustentabilidade ambiental, da qualidade de vida, da segurança alimentar, da questão da paz e da mobilidade. Assim, a Virada ODS está atrelada a todas as secretarias e ao nosso Programa de Metas”, explica o prefeito.

A abertura acontecerá na sexta-feira (8), às 10h, no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera,1º andar, com autoridades e convidados.

“Temos muito a agradecer aos parceiros da Prefeitura, do terceiro setor, e redes internacionais porque foi necessária a união de todos para que a cidade possa comunicar os ODS, sensibilizar e engajar a população na agenda. A nossa proposta é fazer uma virada de chave para o futuro. As metas são ambiciosas: diminuir a pobreza, eletrificar a frota de ônibus, aumentar o número de parques, entre várias outras iniciativas”, disse a secretária municipal de Relações Internacionais (SMRI), Marta Suplicy.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho participa do evento com serviços voltados aos empreendedores paulistanos.

“O desenvolvimento sustentável é um processo contínuo que exige planejamento e que deve estar fundamentado no comprometimento de pessoas, organizações e governos. A Virada ODS chega justamente para promover e destacar a importância da temática e dos Objetivos de Sustentabilidade da ONU. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho participa do evento com diversas ações que visam promover a geração de renda dos trabalhadores e empreendedores da Capital por meio de atividades que promovam o desenvolvimento econômico e sustentável da nossa cidade”, declara o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Júnior.

No estande da SMDET haverá credenciamento de artesãos do Mãos e Mentes Paulistanas, cadastro no Programa São Paulo Afroempreendedor, e orientações sobre os programas SP Coopera e Fashion Sampa. A Ade Sampa estará oferecendo orientações para os microempreendedores individuais sobre formalização, emissão de documentos e acesso a microcrédito. Além da oferta de cursos e oficinas de Moda e Costura, Ecoa Sampa da Fundação Paulistana.

Durante os três dias de evento, serão realizadas as Rodadas de Negócios da Virada ODS 2022, acompanhada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico da SMDET, Ade Sampa e a SP Negócios, um espaço dedicado para networking, novos negócios, parcerias e debates entre empresas, consultorias, especialistas e demais atores econômicos de diversas cadeias produtivas da cidade. O principal objetivo é criar oportunidades de sinergias e possíveis interações de negócios entre aqueles que irão apresentar os seus pitches e aqueles que irão assistir.

As Rodadas de Negócio terão representantes das principais cadeias produtivas da cidade: economia verde e sustentabilidade, comércio e varejo, tecnologia e inovação, turismo e gastronomia, economia criativa, educação e qualificação, infraestrutura, mobilidade e construção, indústria, saúde, esporte e qualidade devida e serviços financeiros e profissionais.

Durante os três dias de evento, os artesãos do Mãos e Mentes Paulistanas vão expor e comercializar os seus produtos. O destaque são os artistas indígenas, imigrantes e refugiados, e mulheres egressas do sistema prisional que terão um estande especial para venda de seus produtos na Bienal Ibirapuera. Todos os empreendedores são credenciados pelo programa, que atua com o objetivo de promover a geração de renda e combater as desigualdades econômicas e sociais.
Já o Programa São Paulo Afroempreendedor marca presença na ação com comercialização de produtos de afroempreendedores participantes do programa em estandes exclusivos. O evento também ocorre no Parque do Ibirapuera.

Haverá também a Feira de Artesanato em quatro CEUs da cidade, são eles: Cidade Dutra, Água Azul, Butantã e Jaçanã. O evento nesses espaços acontece nos dias 08 e 9 de julho - das 10h às 17h, e 10 de julho - 10h às 13h.
O Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa, equipamento gerido pela Ade Sampa, agência vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, vai sediar o Hackaton da Virada ODS, com competições entre sexta-feira à noite até o domingo (10). Serão propostos dois desafios: socioambiental e socioeconômico, e os vencedores serão anunciados no último dia do evento. A maratona é aberta para 100 participantes, que formarão até 20 equipes, dez para cada desafio. As inscrições para o Hackaton da Virada já foram encerradas.

Programação
Na sexta-feira na Bienal do Ibirapuera, e também no sábado, serão realizados bate-papos sobre o tema dos ODS com convidados que responderão perguntas nas seguintes temáticas: Mudanças Climáticas, Desenvolvimento Sustentável; Smart Cities, as cidades do futuro; Saúde pós-Covid, o que muda; Igualdade de Gênero, direito e oportunidades para as mulheres; Combate ao Racismo, como combater o racismo estrutural; Paz, justiça e instituições eficazes; e Combate à fome e à Pobreza.

O segundo piso da Bienal, nos dias 8, 9 e 10, será ocupado pelas atrações do Festival Green Nation: um espaço com atividades lúdicas e experimentais, que trabalha a sensibilização nos 17 ODS. No terceiro piso, durante o evento, serão realizadas rodadas de negócios entre participantes selecionados previamente por editais.

No terceiro andar da Bienal será realizada a Expo ODS, que contará com 60 estandes de parceiros e empreendedores comprometidos com a temática da sustentabilidade, além das Rodadas de Negócios e o 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, o fórum reunirá gestores públicos, acadêmicos, organizações da sociedade civil e do setor privado, para debater os avanços e desafios das cidades no cumprimento da Agenda 2030 da ONU.

Para participar das atividades na Bienal, Festival Green Nation e Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, é necessário se cadastrar por meio do site da Virada ODS

A concepção e organização da Virada ODS é da Secretaria de Relações Internacionais, em parceria com a SPTuris e apoios das secretarias municipais: Educação, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Verde e Meio Ambiente, Governo, Comunicação, Direitos Humanos e Cidadania, Justiça, Segurança Urbana, Transportes (CET e SPTrans), Esportes e Lazer, Subprefeituras, Mudanças Climáticas, Planejamento e Entregas Prioritárias, Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável e Prodam. No terceiro setor, a Green Nation. Redes internacionais que apoiam: Unicef, Pnuma, ONU Mulheres, ONU -Habitat, Unesco, Opas/OMS, UNOSSC, C-40, ICLEI, UCCI, Mercocidades, UNODC, FAO, Pacto Global da ONU.

Confira a programação completa da SMDET:
8, 9 e 10 de julho - Bienal do Ibirapuera

  • 10h às 13h
  • Atendimento ao MEI e Microcrédito
  • Atendimento do Moda e Costura
  • Divulgação dos Cursos do Ecoa Sampa
  • 13h às 18h
  • Divulgação do Programa Fashion Sampa
  • Credenciamento no São Paulo Afroempreendedor
  • Atendimento do SP Coopera
  • Credenciamento no Mãos e Mentes Paulistanas

Local: Bienal Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - 3º andar - Moema

Feira nos CEUS
Feira de Artesanato do Mãos e Mentes Paulistanas e comercialização de empreendedores gastronômicos do Observatório da Gastronomia

Data: 08 e 9 de julho - das 10h às 17h
10 de julho - 10h às 13h

Endereços:
CEU Cidade Dutra - Avenida Interlagos, 7350 - Interlagos
EU Água Azul - Rua Igarapé s/n - Cidade Tiradentes
CEU Butantã: Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jardim Esmeralda
CEU Jaçanã: R. Francisca Espósito Tonetti, 105 - Vila Nilo

*No local também haverá credenciamento de novos artesãos

Feira de Artesanato - Empreendedores ODS
Feira de Artesanato com artistas indígenas, mulheres egressas do sistema prisional, imigrantes e refugiados

Data: 08 a 10 de julho
Horário: 10h às 18h
Local: Bienal Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, 3º andar - Moema

Feira SP Afroempreendedor
Comercialização de Afroempreendedores do Programa São Paulo Afroempreeendedor

Data: 08 a 10 de julho
Horário: 10h às 18h
Local: Bienal Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, 3º andar - Moema

Rodadas de Negócios

8 de julho:
Comércio e Varejo - 13h às 14h
Tecnologia e Inovação - 14h30 às 15h30
Turismo e Gastronomia - 16h às 17h
Economia Verde e Sustentabilidade - 17h às 18h

9 de julho
Economia Criativa - 10h30 às 11h30
Educação e Qualificação - 12h às 13h
Infraestrutura, Mobilidade e Construção - 14h30 às 15h30

10 de julho
Indústria - 11h às 12h
Saúde, Esporte e Qualidade de Vida - 13h30 às 14h30
Serviços Financeiros e Profissionais - 15h00 às 16h

Local: Bienal Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, 3º andar - Moema

 

 

 

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais