Cate possui atendimento para a população imigrante com atendentes bilíngues

Unidades do Centro e da zona leste contam com diferencial para melhor acolher as pessoas que buscam recolocação em São Paulo

 

 

Neste sábado, dia 25 de junho, é celebrado o Dia do Imigrante e na capital, o Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, é um dos serviços que oferece atendimento a esse público para busca de trabalho e para orientação ao empreendedorismo. Dentre as 26 unidades, os Cate Central e Guaianases possuem atendimento especializado com atendentes bilíngues para essas pessoas que vêm de outros países, a fim que elas possam se recolocar profissionalmente e recebam orientação de serviços públicos, caso necessite deste tipo de amparo.

Segundo dados do Cate de 2019 a 2021 eles receberam imigrantes de 109 países. O número aumentou em 2021, em decorrência da pandemia, atraindo mais estrangeiros com relevância de localidades como Bolívia, Haiti, Angola e Paraguai.

“Nesta data em que se celebra o Dia do Imigrante devemos lembrar a importância que essas pessoas tiveram e ainda têm para a construção da nossa cidade. Nosso papel é bem acolhê-los, ofertando oportunidades para que se adaptem e se desenvolvam profissionalmente, sendo que muito deles optam pelo empreendedorismo, outra forma de gerar renda e agregar à economia local”, relata a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

No próprio Cate, para melhor recepcionar os imigrantes que buscam o serviço, há uma atendente imigrante. Myriame Dorceus relata que está sempre disposta a ajudar os imigrantes no que for necessário. “Eu sou uma pessoa que sempre gosta de ajudar ao próximo. Busco fazer com que o imigrante se sinta acolhido, por ter alguém que fale a mesma língua que ele. O Cate faz um amplo serviço de ajuda e orientação para essas pessoas que aqui chegam e estão, muitas vezes, desamparadas”, afirma a angolana.

Em desenvolvimento no trabalho de aprendiz, a atendente Thalita Lopes, tem tido experiência enriquecedora ao auxiliar estrangeiros que buscam o Cate. “É significativo fazer um bom atendimento. Quando nós recebemos um imigrante, nosso sentimento é o de ajudar essa pessoa a ter uma vida digna”, comentou a aprendiz, que também é bilíngue.

No mês de maio, quem buscou suporte na unidade Central do Cate foi a venezuelana Sorchireni Duarte Rojas. “Cheguei ao Brasil já na pandemia, vindo de um país que está em uma situação bastante ruim. Já passei por Minas Gerais fazendo diversas atividades e agora em São Paulo busco uma nova oportunidade para melhorar minha vida”, relata a venezuelana.
Os imigrantes que chegam na cidade também encontram suporte pela Prefeitura para orientação sobre documentação para imigrantes e refugiados na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania pelo Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes. Informações pelo telefone 55 (11) 2361-3780 / +55 (11) 2361-5069 ou email: crai@prefeitura.sp.gov.br.e para assuntos sobre regularização migratória: gestao.crai@sefras.org.br

Confira o atendimento do Cate neste vídeo

 

 

 

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