Green Sampa finaliza mais uma aceleração e debate desafios ambientais da Cidade de SP

Programa da Prefeitura de São Paulo garante apoio a empresas, geração de empregos e aumento da competitividade econômica na Capital

O Programa Green Sampa, da Prefeitura de São Paulo, encerrou mais um processo de aceleração e residência realizado com startups verdes. A cerimônia foi realizada na terça-feira (14) no Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa, com a entrega de certificados aos participantes, um debate sobre os desafios ambientais da Cidade de São Paulo e transmissão pelo Facebook da Ade Sampa

O evento contou com a participação do coordenador pedagógico e embaixador educacional do Movimento Circular, Edson Grandisoli, do diretor-presidente da Coopercaps, Telines (Carioca) Basílio, do Bruno Scarpin da startup CUBi Energia, e do sócio-presidente da Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade, Fernando Beltrame. A iniciativa foi realizada pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), com colaboração da aceleradora Ideias de Futuro.

“Nosso objetivo é conectar os interessados em desenvolver tecnologias limpas com as pessoas que já atuam neste ramo. Queremos transformar São Paulo no maior e mais importante hub de negócios ambientais e cleantechs na América do Sul, acolhendo empresas e investidores do mundo todo. Pesquisas indicam que nos próximos 10 anos serão criados 24 milhões de novos empregos no setor de economia verde em todo o mundo. É fundamental que a Prefeitura desenvolva políticas públicas para apoiar o desenvolvimento deste setor na capital, que tem a tecnologia e a inovação em seu DNA”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Iniciada há dez meses, a terceira edição do programa Green Sampa acelerou e ofereceu residência para 27 startups que trabalham com soluções em sustentabilidade voltadas para a cidade de São Paulo. Os projetos selecionados são voltados para atuações nos campos da eficiência energética e indústria limpa, melhoria da qualidade do ar, da água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; mobilidade urbana e transporte; parques e áreas verdes; e ecoeficiência.

“Fortalecer startups com esse grande potencial de transformação permite a solidificação de um espaço diretamente ligado ao desenvolvimento sustentável, além de garantir a geração de emprego e renda. É pensando nisso que a Prefeitura de São Paulo investe cada vez mais para que o ecossistema verde continue operando com força e mantenha seu espaço em toda cadeia produtiva”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

Além da aceleração, as startups têm acesso a um espaço exclusivo com infraestrutura completa para desenvolver e expor produtos e soluções. Os residentes também participaram de oficinas em gestão e modelagem de negócios, de projetos e empreendedorismo, eventos temáticos nacionais e internacionais; meet ups de mercado; e masterclasses em temáticas como governança corporativa, sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias verdes.

Em maio deste ano, as aceleradas pelo Green Sampa participaram de uma rodada de negócios no Hub Green Sampa. O evento reuniu 22 empresas, entre elas Americanas, IFood, BR Malls, Mondelez, Mitre, CSN e Google for Startups. Na ocasião, os empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar as startups e as soluções desenvolvidas para os representantes das companhias, com 90 interações criadas.

Inscrições abertas - Uma nova fase do Green Sampa já está com inscrições abertas abertas e os interessados podem acessar o site do programa - www.adesampa.com.br/greensampa - até 8 de julho. O processo de aceleração está previsto para acontecer entre agosto de 2022 a julho de 2023.

Green Sampa - Lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders. Anualmente, oferta chamadas para aceleração e residência de empresas de tecnologias verdes, oferecendo qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócio e demodays.

Hub Green Sampa - Localizado na Rua Sumidouro, 580, dentro da Praça Victor Civita, em Pinheiros, o Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa faz parte do programa Green Sampa e incentiva o desenvolvimento econômico sustentável da cidade de São Paulo. O equipamento, onde os selecionados passam a ter residência, fomenta negócios sustentáveis, tecnologias verdes e qualificação profissional.

Além disso, o local promove encontros que debatem sobre o desenvolvimento sustentável e aproxima a conversa entre a esfera pública e a civil. A iniciativa é operada pela Ade Sampa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

  

Siga a SMDET nas redes sociais