Iniciativa da Prefeitura de SP é reconhecida como a segunda mais sustentável das cidades Ibero-Americanas

O Programa Green Sampa, da Prefeitura de São Paulo, foi reconhecido como a segunda melhor iniciativa em sustentabilidade das cidades Ibero-Americanas.

 

A premiação, divulgada na segunda-feira, 30 de maio, pela União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI) reconheceu iniciativas transformadoras que impactam positivamente a cidade e a qualidade de vida dos cidadãos, com foco na inovação atrelada à sustentabilidade.


Executado pela Ade Sampa, agência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa foi avaliado por critérios como inovação, relevância, viabilidade prática, resultados e impactos, replicabilidade e sustentabilidade. A inscrição para o prêmio ocorreu com apoio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).

“Os governos, de diversas esferas, têm se preocupado cada vez mais em realizar ações que promovem a sustentabilidade. O programa Green Sampa surgiu de um longo planejamento de como a Prefeitura de São Paulo poderia apoiar o setor. Quando lançamos o programa, nosso objetivo era transformar São Paulo no maior e mais importante hub de negócios ambientais e cleantechs na América do Sul, acolhendo empresas e investidores do mundo todo, gerando empregos e oportunidades para empreendedores de todos os portes na cidade. São prêmios como esse que mostram que todo o nosso esforço e trabalho não têm sido em vão. Hoje contamos com o primeiro centro de inovação verde, startups mapeadas, aceleradas e fortalecidas, todas trabalhando para uma São Paulo cada vez mais sustentável”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

O segundo lugar do Prêmio de Inovação Ibero-Americana UCCI recebe 5 mil euros para apoiar uma visita técnica do projeto vencedor em Lima, capital do Peru, além de espaço para divulgação das experiências através das redes institucionais da UCCI e diploma de reconhecimento. O primeiro lugar foi concedido para o Instituto Universitário de Investigação “Ortega y Gasset”, que fica em Madri, na Espanha.

“O reconhecimento da UCCI confirma o importante papel desempenhado pelo Green Sampa no fortalecimento da sustentabilidade, aliado ao apoio às startups de tecnologias verdes. Receber esse prêmio renomado reafirma que estamos no caminho certo ao buscarmos estimular ainda mais essas ações com grande potencial de transformação”, celebra o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.


Hub Green Sampa
Localizado no Centro de Inovação Verde Bruno Covas, na Rua Sumidouro, 580, dentro da Praça Victor Civita, em Pinheiros, o espaço faz parte do programa Green Sampa e incentiva o desenvolvimento econômico sustentável da cidade de São Paulo. O equipamento está instalado no histórico prédio do incinerador, onde antigamente era realizada a queima de lixo na Capital e agora passa a ser um local de sustentabilidade.

A iniciativa, que é operada pela Ade Sampa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, promove encontros que debatem o desenvolvimento sustentável e aproxima o diálogo entre a esfera pública e a civil.

Aceleração Green Sampa
Realizado no Hub Green Sampa, o programa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders e oferta chamadas para aceleração e residência para qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócio e demodays.

Atualmente, o Green Sampa está com inscrições abertas para a seleção de startups que desenvolvam ou queiram atuar em negócios com foco nas soluções de economia sustentável. Os interessados em participar do programa podem se inscrever até 8 de julho pelo site da Ade Sampa - www.adesampa.com.br/greensampa. Serão selecionadas 30 iniciativas para um processo de aceleração e residência, com trilhas específicas conforme o estágio de maturidade do negócio.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais