Prefeitura de SP prorroga inscrições de startups verdes para aceleração e residência gratuitas

Programa Green Sampa garante apoio a empresas, geração de empregos e aumento da competitividade econômica na Capital

 


As startups verdes que desenvolvem ou querem atuar em negócios com foco nas soluções de economia sustentável ainda podem participar da seleção do Green Sampa, programa da Prefeitura de São Paulo. As inscrições seguem abertas até 8 de julho pelo site da iniciativa realizada pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa) - www.adesampa.com.br/greensampa -, entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.


Para participar, as startups precisam apresentar soluções em sustentabilidade voltadas para a cidade de São Paulo. Os processos de aceleração e residência são voltados para negócios que atuem com foco em eficiência energética e indústria limpa, melhoria da qualidade do ar, da água e saneamento; ecoagricultura e segurança alimentar; mobilidade urbana e transporte; parques e áreas verdes; e ecoeficiência.


“A sustentabilidade é um tema que vem ganhando cada vez mais espaço e está diretamente atrelado às iniciativas, atitudes e medidas que governos, empresas e a população tomam. Por este motivo, a Prefeitura de São Paulo tem buscado apoiar cada vez mais esse setor. Nosso objetivo é criar um futuro em que toda a cadeia produtiva, da empresa ao consumidor, continue operando da melhor forma possível, promovendo não só o apoio às startups verdes como também a geração de emprego e renda, o fortalecimento do ecossistema verde e a atração de negócios para a Capital.
O programa prevê selecionar até 30 iniciativas que participarão de oficinas qualificativas em gestão de negócios, mentorias individuais e assessorias, com trilhas específicas conforme o estágio de maturidade do negócio. O processo de aceleração dura dez meses e está previsto para acontecer entre agosto de 2022 a maio de 2023. As startups selecionadas serão residentes e terão acesso a um espaço exclusivo com infraestrutura completa para desenvolver e expor produtos e soluções.


O presidente da Ade Sampa, Renan Vieira, reforça que o programa vem para aquecer este período de retomada econômica, garantindo apoio a empresas, geração de empregos e aumento da competitividade econômica na Capital. “A economia verde é um tema que está cada vez mais em evidência e apoiar o desenvolvimento ou potencializar startups que desenvolvem soluções inovadoras em termos ecológicos é essencial para garantir o fortalecimento do setor”, pontua.


Rodada de negócios - Além das oficinas em gestão e modelagem de negócios, de projetos e empreendedorismo, os participantes participam de eventos temáticos nacionais e internacionais; meet ups de mercado; e masterclasses em temáticas como governança corporativa, sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias verdes.


Durante o mês de maio, por exemplo, dez startups aceleradas pelo Green Samba participaram de uma rodada de negócios no Hub Green Sampa. O evento reuniu 22 empresas, entre elas Americanas, IFood, BR Malls, Mondelez, Mitre, CSN e Google for Startups. Na ocasião, os empreendedores tiveram a oportunidade de apresentar as startups e as soluções desenvolvidas para os representantes das companhias, com 90 interações criadas.


Hub Green Sampa
O Centro de Inovação Verde Bruno Covas - Hub Green Sampa, faz parte do programa Green Sampa e incentiva o desenvolvimento econômico sustentável da cidade de São Paulo. O espaço, onde os selecionados passam a ter residência, fomenta negócios sustentáveis, tecnologias verdes e qualificação profissional. Além disso, o local promove encontros que debatem sobre o desenvolvimento sustentável e aproxima a conversa entre a esfera pública e a civil.
A iniciativa é operada pela Ade Sampa, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo. O Hub funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e está localizado na Rua Sumidouro, 580, dentro da Praça Victor Civita em Pinheiros


Green Sampa
Lançado em 2019 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o programa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders. Anualmente, oferta chamadas para aceleração e residência de empresas de tecnologias verdes, oferecendo qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócio e demodays.

 

Siga a SMDET nas redes sociais