São Paulo Fashion Week ocupa novos espaços e provoca novas reflexões

Festival de criatividade, moda, arte, sustentabilidade, inovação, conhecimento irá até novembro

O SPFWN53 acontece de 31 de maio a 04 de junho ocupando novos espaços na cidade: o Senac Lapa Faustolo e o Komplexo Tempo, onde ocorrerão a maioria dos desfiles, além do MAB (Museu de Arte Brasileira), Teatro FAAP e Hotel Rosewood. É novamente uma edição híbrida, com 22 desfiles presenciais e 19 digitais, e terá duas estreias, Dendezeiro e Thear, além de uma apresentação inédita da estilista Martha Medeiros. A semana inicia o Festival SPFW+In.Pactos, que termina na edição 54, em novembro.

Este festival de Criatividade, Moda, Arte, Sustentabilidade, Inovação e Conhecimento provoca reflexões sobre o compromisso em torno das mudanças urgentes que precisam ser feitas para atingir as metas de um planeta mais harmonizado até o ano de 2030. As narrativas contextualizam o movimento do mercado de moda e da indústria criativa impulsionado pelas novas ferramentas tecnológicas que aceleram o processo de mudança.

Os desfiles no Senac trazem uma pioneira interação com o meio acadêmico. Estudantes da instituição acompanharão o SPFW, em uma troca inédita de experiências. Os alunos trabalharão em diversas áreas, se integrando ao mercado durante estes dias. No Komplexo Tempo, recém-inaugurado em galpões antigos do século passado, no tradicional bairro da Mooca, grande polo histórico da indústria têxtil, o SPFW reitera seu papel no reposicionamento de territórios da cidade.

Festival SPFW + IN.PACTOS
O Festival SPFW + IN.PACTOS atrai a atenção para o seu conceito. Em um movimento de reinvenção, a diversidade e os novos formatos ganharam destaque diante de um cenário de constantes mudanças. Processos foram acelerados graças às ferramentas tecnológicas, possibilitando avanços dentro do ambiente digital. Diante dessas questões, o olhar fica focado nos novos pactos internos e setoriais que irão promover mudanças.

Lidar com cenários mutantes e voláteis exige novos processos e estratégias, hábitos e comportamentos. O que o design pode fazer para acelerar a transição para um projeto alinhado com os interesses e objetivos de um novo mundo? Quem são os novos protagonistas, a nova safra de sementes a ser germinada? Onde estão e quais são os novos projetos? Como incorporar os princípios de uma nova economia circular e afetiva no desenho da solução?
Na fronteira de diversos universos, o Festival SPFW + In-Pactos reafirma o poder da criação e da inovação. Mais do que nunca é preciso reconhecer a imaginação como recurso ilimitado, infinito, num momento em que outras noções de tempo e espaço abrem horizontes de possibilidades ao projetar futuros potenciais.

Moda Empreendedora
Durante o Festival, será realizado de junho a novembro o Moda Empreendedora, em conversas para compartilhar e gerar aprendizados e conhecimentos na cadeia criativa, com temas ligados às temáticas propostas. O SPFW reafirma novos caminhos para o processo de transformação em parceria com o banco digital C6 Bank, Iguatemi e Sou de Algodão.
Com apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o SFPW reforça os conceitos de transformação urbana e de qualificação oferecendo maiores oportunidades de construção de um ambiente sustentável, destacando a diversidade dos territórios e a riqueza multicultural da cidade.

Os processos criativos estão na base do desenvolvimento econômico das sociedades. Cidades e regiões que conseguem atrair atividades econômicas associadas à inovação e criatividade têm maiores oportunidades de promover um desenvolvimento sustentável, graças à forte expansão das novas economias, mais intensivas em conhecimento, talento e tecnologia, assumindo papeis mais ativos ao contribuir com as iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), até 2050, a previsão é de que 66% das pessoas vão viver em cidades. E é nas cidades que iremos gerar a grande força da economia – 85% do PIB global; 75% do consumo global de recursos. Mas também é na cidade onde geramos a maior pressão sobre o meio – 60 a 85% das emissões globais de gases de efeito estufa; 50% da produção global de resíduos, sem falar nos impactos sociais.
É necessário apontar momentos como agora de transformação que são rápidos e constroem o futuro hoje. Momentos disruptivos que abrem janelas de oportunidades para quem tem coragem de se reinventar. São esses momentos que nos conduzem às inesgotáveis fontes de recursos e criatividade que todos possuímos em torno de propósitos comuns. Este é um chamado às pessoas para abraçar o novo e exercer novos pactos.

Sobre o SPFW
Com 25 anos SPFW é um dos mais completos exemplos de como a economia criativa pode ser usada como estratégia de desenvolvimento para a cidade e o país. O evento cumpre um papel articulador e provocador, transcendendo o mundo da moda e estabelecendo-se como ponto de convergência de diversas redes criativas. Com investimentos que superam 1 bilhão de reais, o SPFW já recebeu mais de 3 milhões de pessoas e a transmissão de seus conteúdos pela TV e Internet alcançou mais de 1 bilhão de pessoas em cerca de 100 países. Mais que evento e mais que moda, o São Paulo Fashion Week é uma experiência relevante, estimulante, inspiradora e transformadora para todos os que se conectam à plataforma.

Sobre a IMM
A IMM é uma empresa brasileira que atua nas áreas de esporte e entretenimento, através de uma plataforma de marcas recorrentes e relevantes em seus segmentos. Na área de Esporte, a empresa produz eventos de grande porte e que fazem parte do calendário do país, os destaques são: Rio Open (maior torneio de tênis da América do Sul) e a Go Cup, o maior torneio de futebol infantil da América Latina. Com ampla experiência nesta área, já produziu várias edições do UFC, jogos da NBA Global Games, eventos de golfe com chancela do PGA e a regata de volta ao mundo, a Volvo Ocean Race. Em entretenimento, a empresa promove o Cirque Du Soleil em suas turnês no Brasil. Em 2015 lançou a área de Family Entertainment com foco em grandes musicais da Broadway, como o My Fair Lady, Cantando na Chuva, Pequena Sereia e Sunset Boulevard. A IMM é promotora também do evento gastronômico Taste of São Paulo, que vai para a sua quinta edição. Recentemente, adquiriu o São Paulo Fashion Week, o mais importante evento de moda do País. No ano de 2020 a São Paulo Oktoberfest se tornou o mais novo produto da IMM. Em sua quarta edição o evento contará com um novo endereço, e muitas outras oportunidades de negócio.

 

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