Startups aceleradas pelo Green Sampa participam de rodada de negócios com grandes empresas

Durante os últimos 10 meses, 30 startups contaram com o apoio da Ade Sampa e da Ideias de Futuro e para alavancar os negócios

As startups aceleradas pelo Green Sampa, com execução da Ideias de Futuro, que atuam com foco na economia sustentável voltada para a cidade de São Paulo participaram de uma rodada de negócios com empresas de capital aberto e fechado. O evento realizado na quarta-feira (18), no Hub Green Sampa, reuniu companhias como Americanas, Santander, IFood, BR Malls, Natura, Mondelez e Google for Startups.

Durante a rodada, dez startups tiveram a oportunidade de apresentar soluções desenvolvidas para a resolução das principais problemáticas da cidade com foco em cidades inteligentes e sustentáveis; ambientes seguros e sustentáveis; ecoagricultura e segurança alimentar; e gestão de resíduos. 
 
 
O evento também contou com uma apresentação de Fernando Seabra, um dos avaliadores do Shark Tank Brasil e criador da metodologia Pitch Canvas, que falou sobre o tema e trouxe dicas de como o empreendedor pode se destacar no mercado. A iniciativa foi realizada pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).
 
"A economia verde é resultado de uma agenda que contempla cada vez mais temas ambientais e de impacto social. ?O nosso principal objetivo com a aceleração de startups é, justamente, aumentar as oportunidades de negócio de uma empresa ainda em desenvolvimento, além de potencializar ainda mais as que já estão bem estruturadas, ajudando não apenas o meio ambiente, mas promovendo também o potencial competitivo do setor", declara a titular da SMDET, Aline Cardoso.
 
Para o gerente de inovação das Americanas, Ricardo Esposto, as questões ambientais e o empreendedorismo já andam juntos. “Hoje não dá para pensar em um negócio que não tenha uma vertente com aplicabilidade para a questão ambiental. Todas as soluções verdes apresentadas pelas startups neste evento me surpreenderam muito. A Meta Recicla me chamou bastante a atenção porque traz a possibilidade de implantarmos sua solução tanto para o destino dos resíduos eletrônicos de dentro da empresa, quanto em educação ambiental, trazendo para a marca um ponto de destino para os eletrônicos do nossos clientes. A economia circular e tudo o que envolve essa startup nos parece viável e interessante”, conta.
 
 
 
A BRMalls também foi impactada positivamente pelas startups que teve conexão durante a rodada de negócios. “A temática ESG na companhia e no mercado atrai clientes e investidores. Nos chamou atenção essa oportunidade porque incentiva cada vez mais práticas verdes e oferece acesso às grandes corporações. A startup Regera chamou a nossa atenção porque oferece consumo responsável e recompensas para a coleta resíduos orgânicos e encaminhamento para a compostagem. Para a nossa companhia é possível essa aplicabilidade”, destaca Lucas Schimidt, Coordenador de Corporate Venture, do BR Malls.
 
Aceleração e residência - Ao longo de dez meses, 30 startups participaram de um processo de aceleração e residência composto por oficinas qualificativas em gestão de negócios, mentorias individuais e assessorias, com trilhas específicas conforme o estágio de maturidade do negócio. O programa Green Sampa, que é totalmente gratuito, garante apoio às startups, principalmente neste momento em que grandes corporações se voltam para a importância em apoiar empresas que se preocupam com os riscos ambientais, sociais e de governança, o chamado ESG.
 
“Cada vez mais, os consumidores buscam se relacionar com empresas que estão voltadas para o bem-estar do meio ambiente e que pensem em desenvolver soluções ainda mais eficientes em termos ecológicos. A parceria entre a Ade Sampa e a Ideias de Futuro ocorre neste momento de recuperação econômica, onde a principal meta é garantir a sustentabilidade na cidade de São Paulo, que já enfrenta muitos desafios”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.
 
Green Sampa
Lançado em 2019 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, o programa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders. Anualmente, oferta chamadas para aceleração e residência de empresas de tecnologias verdes, oferecendo qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócio e demodays. Durante a última edição, o processo de aceleração das startups foi realizado pela Ideias de Futuro.
 
Inscrições abertas
Uma nova fase do Green Sampa já está com inscrições abertas abertas e os interessados podem acessar o site da Ade Sampa - www.adesampa.com.br/greensampa - até 31 de maio. O processo de aceleração está previsto para acontecer entre agosto de 2022 a julho de 2023. As startups selecionadas serão residentes e terão acesso a um espaço exclusivo com infraestrutura completa para desenvolver e expor produtos e soluções.
 
Além das oficinas em gestão e modelagem de negócios, de projetos e empreendedorismo, os participantes poderão participar de eventos temáticos nacionais e internacionais; meet ups de mercado; e masterclasses em temáticas como governança corporativa, sustentabilidade, pesquisa e desenvolvimento de tecnologias verdes. O edital com mais informações pode ser acessado também pelo site da Ade Sampa.

 

Siga a SMDET nas redes sociais