Prefeitura de São Paulo, Coca-Cola FEMSA e Senai se unem para capacitar mulheres em situação de violência doméstica

Parceria oferece 20 vagas para curso de refrigeração exclusivo para mulheres do programa Tem Saída

As cadastradas no Tem Saída, programa que atende e emprega mulheres em situação de violência doméstica da Prefeitura de São Paulo, poderão se capacitar gratuitamente no curso de refrigeração, promovido pelo Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, com a Coca-Cola FEMSA, e visa qualificar as participantes que buscam reinserção no mercado de trabalho.

“A união com a Coca-Cola e o Senai é mais uma demonstração do nosso jeito de trabalhar em parceria com o setor privado. Parcerias como essas são boas para ambos os lados, pois, além de capacitarmos mulheres para o mercado de trabalho, as empresas se beneficiam com bons profissionais recém formados para dar continuidade em sua produção”, comenta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Um curso de introdução como este pode mudar a percepção e a vida de uma líder de família e seus filhos”, finaliza.

O curso possui 160 horas totais de capacitação e aborda todo o processo e componentes do ciclo de refrigeração, como linha de fluxo, segurança, tipos de compressores, evaporadores e condensadores, câmaras frigoríficas, isolamentos térmicos, quais tipos de gases utilizar, entre outros. Além disso, a capacitação também abordará a produção de refrigerantes, introduzindo elementos como quais óleos e gases devem ser utilizados, noções sobre o protocolo Montreal, cadastro de IBAMA, etc.

As aulas acontecerão na zona sul da capital, na unidade Ipiranga do Senai. Ao todo, a iniciativa oferece 20 vagas para uma turma noturna, com horário de aula entre 18h às 22h, de segunda à sexta-feira. A previsão é que as aulas iniciem em 6 de junho.

A capacitação é totalmente gratuita e exclusiva para mulheres, cis e trans, cadastradas no programa Tem Saída. As interessadas devem ir até a unidade Central do Cate, localizado na Av. Rio Branco, 252, e solicitar a inscrição para o curso. As vagas são limitadas e não há previsão de novas turmas.

Sobre o programa Tem Saída
Lançado em agosto de 2018, é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher em situação de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP e ONU Mulheres.

O Tem Saída conta com o apoio de empresas privadas, que viabilizam vagas de emprego para as mulheres atendidas pelo programa. Esse conjunto de esforços busca promover a reinserção dessas mulheres no mercado de trabalho contribuindo para a independência financeira da mulher e o fim do ciclo de violência.
Saiba mais sobrea iniciativa em: www.prefeitura.sp.gov.br/temsaida

Siga a SMDET nas redes sociais