Prefeitura de SP abre inscrições para Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital

Iniciativa intersecretarial oferece capacitação profissionalizante e uma bolsa-auxilio mensal de R$ 627,21 para os alunos, inscrições disponíveis até 22 de maio

A Prefeitura de São Paulo anunciou as novas turmas do programa Bolsa Trabalho: Juventude, Trabalho e Fabricação Digital. Ao todo, serão 108 vagas para jovens entre 16 e 20 anos que receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 627,21 para contar com uma formação profissionalizante durante seis meses.

A iniciativa, realizada pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Direitos Humanos e Cidadania; e Inovação e Tecnologia, tem o objetivo de reduzir a evasão escolar, além de ser uma porta de entrada do público jovem ao mercado de trabalho, apresentando o setor de tecnologia, empreendedorismo e inovação.

“É bastante comum ver casos de jovens que, na reta final do ensino médio, saia da escola sem saber o que fazer, o que estudar, por onde começar, etc, e por isso que o Bolsa Trabalho é tão importante. Nele, temos o viés de descobrir, lapidar e desenvolver talentos de nossa juventude, dando uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho e até mesmo a geração de renda pelo empreendedorismo”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “A bolsa-auxilio além de ser um incentivo ao aluno, é também uma maneira de ajudá-lo com as finanças em casa e até mesmo sendo um pontapé para custear outros cursos”, finaliza.

As aulas acontecem no período da manhã, três dias por semana, às segundas-feiras, com conteúdo ministrado pela SMDHC, e às terças e quartas-feiras, nos laboratórios dos FAB LABS, da SMIT, onde o participante vai aprender a operar em equipamentos como computador e impressora 3D.

Podem se inscrever no Programa Bolsa Trabalho jovens com idade entre 16 e 20 anos, moradores da cidade de São Paulo há no mínimo dois anos, que estejam matriculados na escola ou que já tenham concluído o ensino médio, desempregados há no mínimo seis meses e sem receber nenhum tipo de auxílio, como seguro-desemprego, e que pertençam a famílias cuja renda por pessoa seja de até meio salário mínimo.

As inscrições poderão ser realizadas até 22 de maio, mediante preenchimento de um formulário disponível clicando aqui. Serão abertas 108 vagas para a turma do segundo semestre de 2022, que vai de julho a dezembro. O programa estimula a candidatura de jovens mulheres, negros, LGBTQIA+, imigrantes, indígenas e jovens com deficiência.

“O Bolsa Trabalho dá oportunidade de introdução à formação tecnológica de jovens, de baixa renda, que estejam desempregados, de modo a ajudar na inserção ao mercado de trabalho”, afirma o coordenador de Políticas para a Juventude da Secretaria de Direitos Humanos, Ramirez Lopes. “Ao mesmo tempo, o programa proporciona ao jovem conteúdo relacionado aos direitos humanos e cidadania ativa, que contribui para sua formação cidadã”.

Sobre o Programa Bolsa Trabalho
O Programa Bolsa Trabalho é regido pela lei 13.841, de 7 de junho de 2014 e é realizado em parceria entre a Coordenação de Políticas para Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia. Anualmente são formados 216 jovens, divididos em 2 turmas semestrais. O programa já formou mais de 700 jovens da cidade de São Paulo.


FAB LAB Livre SP
A Prefeitura de São Paulo detém uma das maiores redes de laboratórios públicos de fabricação digital do mundo - o programa FabLab Livre SP. Inspirados na filosofia da “cultura maker” ou “faça você mesmo”, os 13 laboratórios oferecem espaços colaborativos e criativos, totalmente gratuitos, onde o cidadão possui acesso livre, por meio de tecnologia de ponta, para desenvolver ideias e projetos.

Os cursos e oficinas permitem a criação de quase tudo, de uma pequena escultura a um drone, robô ou prótese. São mais de 30 tipos de formações sobre temas como modelagem 3D, robótica e marcenaria, eletrônica e fabricação de projetos.

Clique aqui e conheça mais sobre a Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital.

Siga a SMDET nas redes sociais