Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional elege presidente para o próximo biênio

Eleição aconteceu na tarde desta quinta-feira e teve Vera Vilela eleita como presidente para o período de 2022 a 2024

 

Conselheiros e presidente eleita durante eleição realizada na quinta-feira (07/04) | Foto: Hilton de Souza

Com o retorno da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET) em fevereiro deste ano, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMUSAN também passa a integrar a estrutura da Secretaria.

Nesta quinta-feira (07), a SMDET convocou os membros do Conselho, designados por órgãos públicos e instituições da sociedade civil, para a eleição do presidente do Conselho, cujo mandato se estende de 2022 a 2024.

A eleição foi disputada pelas representantes do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo, Vera Vilela e da Associação de Trabalho Educacional Esportivo Recreativo e Cultural – ASSTERC, Laís Gonçalves Terto Vieira. Por maioria de votos, Vera foi eleita.

O mandato anterior foi dividido entre Vera Vilela e o conselheiro Claudio Silvério de Carvalho, do Centro de Referência e Estudos de Políticas Institucionais, que não se candidatou para um novo período.

Secretário-adjunto, Armando Júnior, Vera Vilela, Laís Gonçalves e Cláudio Silvério de Carvalho | Foto: Hilton de Souza

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Júnior, esteve na cerimônia e destacou que, mesmo com a pandemia sob controle, a atuação do COMUSAN é importante para melhorar os índices de segurança alimentar e nutricional na cidade de São Paulo, auxiliando na estruturação de ações em parceria com a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - COSAN. “O trabalho conjunto entre a sociedade civil e o poder público é essencial para implantar públicas efetivas, que amenizam a insegurança alimentar na cidade de São Paulo”, pontuou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, destacou a importância das políticas públicas para o combate à fome e o auxílio às famílias em situação de vulnerabilidade. “O Programa Municipal Banco de Alimentos doou mais de 4,5 mil toneladas de alimentos e cestas básicas desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020. Em muitos casos, esta era a única forma destas famílias garantirem comida no prato”, afirmou. “Foram atendidas mais de 1 milhão de pessoas no período”, concluiu.

Neste dia, também foi informado ao grupo que o secretário-executivo do COMUSAN será Aloisio Areias Bezerra da Silva. Vera Vilela destacou que o papel do conselho é também dar apoio ao trabalho dos conselheiros, que são as pessoas que trazem as pautas para as discussões do colegiado. “Contamos com vocês para continuarmos o trabalho que vinha sendo feito”, disse.

O COMUSAN foi criado na I Conferência Municipal de Segurança Alimentar de São Paulo, realizada em 2001. É um espaço de diálogo e estimula a organização da sociedade, por meio da integração de três setores: representantes do poder público, sociedade civil organizada e instituições ou entidades que atuam com segurança alimentar e nutricional, como: igrejas, sindicatos, cooperativas, ONGs, entre outras.

Assista aqui a cerimônia na íntegra

 

   

Siga a SMDET nas redes sociais