Prefeitura de SP e Meta firmam parceria para oferecer mais de 1.500 vagas em cursos gratuitos de tecnologia e empreendedorismo

Empresa Meta disponibiliza no Portal Cate cursos das iniciativas #ElaFazHistória e Estação Hack

A Prefeitura de São Paulo e a Meta, proprietária dos aplicativos Facebook, Instagram e Whatsapp, oficializaram nesta sexta-feira, 25 de março, uma parceria com para oferecer cursos de capacitação nas áreas de tecnologia, programação e empreendedorismo feminino. Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, serão oferecidas mais de 1.500 vagas gratuitas no Portal do Cate em cursos 100% online.

A cooperação foi confirmada durante um encontro na sede da Prefeitura que contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes e do gerente de Políticas públicas da Meta, Mário César Vilhena. Participaram também a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira, e a presidente da Fundação Paulistana, Maria Eugênia Gumiel.

“O setor de tecnologia tem um enorme potencial de crescimento em São Paulo. Com a pandemia e o isolamento social, a busca por profissionais deste segmento ficou ainda mais aquecida e a estimativa é que nos próximos cinco anos 200 mil profissionais sejam contratados neste setor na capital”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Por isso, buscamos firmar parcerias com empresas como a Meta, que é líder global no segmento, para capacitar a população de São Paulo em tecnologia e despertar a veia do empreendedorismo”, completa.

Tendo em mãos a expertise em tecnologia e inovação, o grupo se uniu com a Prefeitura de São Paulo para maximizar e atingir um maior público na cidade usando o Portal do Cate, um hub de capacitação do poder público que conta com 174 mil usuários cadastrados e cerca de 101 cursos disponíveis. A proposta é apresentar, de maneira didática e linguagem leve, os setores de tecnologia e programação para o público que está em busca de novas oportunidades.

A parceria oferta inicialmente dois projetos: Estação Hack, que conta com cursos de programação e desenvolvimento de softwares e sites, além de inglês básico para sistemas; e o projeto #ElaFazHistória, que oferece vídeo aulas sobre empreendedorismo feminino, finanças e gestão de negócios.

"Queremos contribuir para o fortalecimento do ecossistema de tecnologia e empreendedorismo local," afirma Eduardo Lopes, gerente de Políticas Públicas da Meta. "No ano passado, aproximadamente 7 milhões de pessoas no Brasil assistiram aos nossos programas virtuais, e esperamos que esta parceria com a Prefeitura de São Paulo alavanque ainda mais o impacto dos projetos da Meta."

Confira os cursos oferecidos na parceria:

Estação Hack
Inaugurada no final de 2017 em São Paulo, a Estação Hack é o primeiro centro de apoio à inovação da Meta no mundo, com bolsas para cursos de programação, desenvolvimento de aplicativos e empreendedorismo.

? Desenvolvimento e Inglês para Tecnologia - Os cursos desenvolvidos em conjunto com a Cel.lep, visam promover o desenvolvimento das habilidades digitais dos jovens por meio de atividades de programação e outras tecnologias digitais. A iniciativa oferece também o curso de inglês instrumental para tecnologia, com uma metodologia voltada para a leitura e escrita de códigos e termos técnicos da programação. Os programas são preferencialmente destinados a jovens da rede pública de ensino fundamental, com idade entre 14 e 17 anos.

Confira as opções de cursos de programação:
o Desenvolvimento de Websites Backend - 32h | Online | Gratuito
o Desenvolvimento de Websites Frontend - 32h | Online | Gratuito
o Desenvolvimento de Aplicativos Mobile - 32h | Online | Gratuito
o UI/UX e Protótipos - Aplicativos - 32h | Online | Gratuito
o UI/UX e Protótipos - Websites - 32h | Online | Gratuito
o Inglês Instrumental para Tecnologia - 32h | Online | Gratuito

#ElaFazHistória
Apoiar projetos liderados por mulheres para que assim possam prosperar e ter impacto na economia sempre foi o compromisso do #ElaFazHistória, programa global mantido pela Meta desde 2016, e que busca contribuir para diminuição dos efeitos da desigualdade de gênero na vida de empreendedoras.

Nos treinamentos desenvolvidos em conjunto com a Aliança Empreendedora, a capacitação acontece por meio de uma jornada de conhecimento, com cursos online completos em Educação Financeira, Formalização e Marketing Digital.

? Educação Financeira - Dividido em dois módulos, que, somados, oferecem 10 vídeo aulas, o curso abordará a definição de metas, saúde financeira e pessoal, registros financeiros e como usá-los, a criação de um plano de negócios e dicas de como buscar financiamento. Concluindo o curso, a empreendedora estará pronta para administrar as suas finanças pessoais e do seu negócio, além de conseguir separar ambas e também se prevenir de imprevistos.

? Marketing Digital - O curso dará dicas de como alavancar o seu negócio e deixá-lo mais atrativo na internet, utilizando o Facebook, Instagram e WhatsApp para empresas. A empreendedora aprenderá como criar artes e conteúdos relevantes para as redes e muito mais. Ao finalizar o curso você estará pronta para administrar as redes sociais do seu negócio! E, claro, para divulgar o seu trabalho nas diferentes plataformas da internet.

? Formalização - Este curso tem o propósito de capacitar e apoiar mulheres que desejam formalizar seus próprios negócios. As aulas falaram sobre o que é a formalização e quais são os seus benefícios para o empreendedor, como abrir o MEI, direitos e deveres, como emitir notas fiscais, como fazer a declaração de imposto de renda, como solicitar o salário-maternidade e muito mais.

SERVIÇO
Cursos do Estação Hack:
Desenvolvimento de Websites Backend - 32h
Desenvolvimento de Websites Frontend - 32h
Desenvolvimento de Aplicativos Mobile - 32h
UI/UX e Protótipos - Aplicativos - 32h
UI/UX e Protótipos - Websites - 32h
Inglês Instrumental para Tecnologia - 32h

Inscrições: www.bit.ly/cursosfacebookcate

#ElaFazHistória
Educação Financeira | Dois módulos | Dez aulas | 2h | Online | Gratuito
Marketing Digital | Oito aulas | 2h | Online | Gratuito
Formalização | Sete aulas | 2h | Online | Gratuito
Inscrições: www.bit.ly/cursoselafazhistoria

Siga a SMDET nas redes sociais