Mais de 5 mil pessoas visitam a Vila de Natal na Freguesia do Ó

Ação acontece no Largo da Matriz, na Freguesia do Ó, e fica disponível até o fim de dezembro

 A Freguesia do Ó, um dos bairros mais antigos e tradicionais de São Paulo, recebeu no último sábado, 4 de dezembro, a inauguração da primeira Vila de Natal realizada no Largo da Matriz, um dos corações do bairro. Na data, também foi realizada a primeira apresentação do cortejo “Parada de Natal”, organizada pelo carnavalesco Jorge Freitas, que uniu, de forma ousada, o carnaval e o natal.

Representando o prefeito Ricardo Nunes, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Júnior, participou da abertura do espetáculo, que teve a presença de mais de 5 mil pessoas segundo a subprefeitura Freguesia / Brasilândia.

“Não tínhamos dúvidas de que seria um grande evento, uma grande ação. Todo mundo se beneficia de festivais como esse, não somente a população, que pode prestigiar o evento de graça, mas também o comércio local, que passa a ter maior circulação de consumidores, fazendo a roda econômica girar” comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Júnior.

Ação inédita na cidade, o evento conta com uma Vila de Natal idealizada pela vereadora Sandra Santana, composta pela tradicional Casa do Papai Noel, oito casinhas e um desfile de Natal, com alegorias que lembram as dos desfiles de Carnaval. A prefeitura está participando da ação por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que levará artesãos do programa Mãos e Mentes Paulistanas, e da Cultura, que apoia institucionalmente a realização do projeto.

Ainda dá tempo de participar. A programação do evento acontece até o fim do mês, contando com mais dois desfiles aos sábados, 11 e 18 de novembro, às 19h. Confira a programação:


Desfiles da Parada de Natal: 11 e 18 de dezembro (sábados) - a partir das 19h.
Vila de Natal (Casa do Papai Noel e Feira de Artesanato):
11 e 18 de dezembro – das 13h às 21h
12 e 19 de dezembro – das 10h às 19h
20, 21, 22, 23 e 24 de dezembro – das 14h às 20h

Confira abaixo a ordem de apresentação dos carros e das alas:
A “Parada de Natal” inicia com um casal de desfilantes abrindo o cortejo apresentando o Estandarte. Na sequência, vem a ala dos “Anjos” anunciando o nascimento do menino Jesus. O primeiro carro alegórico “Presépio”, de dois metros de comprimento e quatro de altura, que mostrará a tradicional cena do menino Jesus na manjedoura. Atrás do primeiro elemento alegórico, a ala dos duendes e os cantores e músicos de cordas e percussão que formam a banda acompanham.
O segundo elemento alegórico, chamado “Brilho do Natal”, anuncia as comemorações o aniversário do menino Jesus. Atrás dessa pequena alegoria, surgem as alas das “Velas” e “Árvores de Natal”.

O “Quebra Nozes”, representado pelo terceiro elemento alegórico, antecede as alas dos “Soldadinhos de Chumbo” e dos “Biscoitos Natalinos”. Em seguida, a pequena alegoria “Encantamento Natalino”, traz o charme das “Noeletes” e dos “Guardiões do Noel”. O encerramento da Parada fica por conta da alegoria “Papai Noel”, com a presença do bom velhinho e suas renas.

Toda a decoração, bem como o roteiro e idealização do desfile é de autoria do carnavalesco Jorge Freitas. 

A organização do evento estima participação direta e indireta de 150 profissionais no festival que vão desde operadores de som até desfilantes e artistas. O projeto também conta com o apoio e patrocínio de instituições do setor privado. A programação do evento é totalmente gratuita para a população.

Siga a SMDET nas redes sociais