Capital recebe Espetáculo de Natal inédito na zona norte

Festival acontecerá no Largo da Matriz, na Freguesia do Ó, e contará com uma “Vila de Natal” com feira de artesanato e “Parada de Natal”

A cidade de São Paulo recebe, entre os dias 4 e 24 de dezembro, o Espetáculo de Natal em um dos lugares mais charmosos da cidade de São Paulo, no Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, na zona norte da capital. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo em exercício, Armando Júnior, participa neste sábado, dia 4, às 19h, da cerimônia de abertura do evento ao lado dos idealizadores da “Vila de Natal” e da “Parada de Natal”, a vereadora Sandra Santana e o carnavalesco Jorge Freitas, respectivamente.

Ação inédita na cidade, o evento contará com uma Vila de Natal, composta pela tradicional Casa do Papai Noel, oito casinhas e um desfile de Natal, com alegorias que lembram as dos desfiles de Carnaval. O grande desfile que ocorrerá aos sábados, valorizando a tradição do Natal na capital. A prefeitura participa da ação por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que levará artesãos do programa Mãos e Mentes Paulistanas, e da Cultura, que apoia institucionalmente a realização do projeto.

“O inédito Espetáculo de Natal no Largo da Matriz será um grande evento turístico, mas também de geração de trabalho e renda para centenas artistas, músicos, cenógrafos, costureiros e também para o setor da gastronomia que foram fortemente impactados pela pandemia”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Estamos fomentando a participação de 16 artesãos credenciados do Mãos e Mentes Paulistanas para o evento, promovendo o artesanato na capital com as vendas dos itens temáticos”, finaliza.

O programa Mãos e Mentes Paulistanas recebeu até o dia 29 de novembro as inscrições de artesãos interessados em expor e vender produtos durante o Festival de Natal da Freguesia do Ó. Por meio de uma curadoria, que avaliou a qualidade dos produtos e as técnicas utilizadas, a iniciativa selecionou 16 artesãos que estarão no Largo da Matriz nos próximos três finais de semana. Confira as datas e horários abaixo.

Espetáculo de Natal da Freguesia do Ó

A “Vila de Natal” será montada na praça em frente à igreja da Matriz com decoração para a tradicional festa de fim de ano, com direito a Casa do Papai Noel, que contará com a presença do bom velhinho fazendo a alegria de crianças e adultos. Além disso, serão montadas oito casinhas com formato de biscoitos natalinos onde estarão os artesãos do programa Mãos e Mentes Paulistanas da Prefeitura de São Paulo, expondo e vendendo produtos.

A “Parada de Natal”, por sua vez, acontecerá nos dias 4, 11 e 18 de dezembro, às 19h, e será formada por um cortejo composto de dez alas, cinco elementos alegóricos, músicos e percussionistas, totalizando 40 profissionais diretamente envolvidos. As apresentações contarão com a Orquestra de Jacareí, acompanhando a banda formada por cantores e músicos do Carnaval. O show conta com um repertório repleto das mais famosas canções natalinas. O desfile acontece em volta do Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, que tem, naturalmente, arquitetura perfeita para o cortejo.

Confira abaixo a ordem de apresentação dos carros e das alas:

A “Parada de Natal” inicia com um casal de desfilantes abrindo o cortejo apresentando o Estandarte. Na sequência, vem a ala dos “Anjos” anunciando o nascimento do menino Jesus. O primeiro carro alegórico “Presépio”, de dois metros de comprimento e quatro de altura, que mostrará a tradicional cena do menino Jesus na manjedoura. Atrás do primeiro elemento alegórico, a ala dos duendes e os cantores e músicos de cordas e percussão que formam a banda acompanham.

O segundo elemento alegórico, chamado “Brilho do Natal”, anuncia as comemorações o aniversário do menino Jesus. Atrás dessa pequena alegoria, surgem as alas das “Velas” e “Árvores de Natal”.

O “Quebra Nozes”, representado pelo terceiro elemento alegórico, antecede as alas dos “Soldadinhos de Chumbo” e dos “Biscoitos Natalinos”. Em seguida, a pequena alegoria “Encantamento Natalino”, traz o charme das “Noeletes” e dos “Guardiões do Noel”. O encerramento da Parada fica por conta da alegoria “Papai Noel”, com a presença do bom velhinho e suas renas.

A organização do evento estima participação direta e indireta de 150 profissionais no festival que vão desde operadores de som até desfilantes e artistas. O projeto também conta com o apoio e patrocínio de instituições do setor privado. A programação do evento será totalmente gratuita para a população.

A programação do evento será totalmente gratuita para a população.

SERVIÇO
Festival de Natal da Freguesia do Ó
Local: Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó
Datas:
Desfiles da Parada de Natal: 04, 11 e 18 de novembro (sábados), a partir das 19h.
Vila de Natal (Casa do Papai Noel e Feira de Artesanato):
04, 11 e 18 de dezembro – das 13h às 21h
05, 12 e 19 de dezembro – das 10h às 19h
20, 21, 22, 23 e 24 de dezembro – das 14h às 20h

Siga a SMDET nas redes sociais