Tribunal de Contas do Estado de São Paulo premia POT – Volta as Aulas como iniciativa exemplar de superação na pandemia

Iniciativa destaca projetos e programas que incorporaram os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Programa Operação Trabalho – Voltas as Aulas foi um dos premiados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no concurso Semear ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: A Superação dos efeitos da pandemia de Covid-19. A iniciativa, encabeçada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação, contratou 4,9 mil mães em situação de vulnerabilidade que foram responsáveis por atividades de higiene e segurança de alunos na rede municipal de Ensino.

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, trabalho e Turismo, Armando Júnior, acompanhado do secretário Municipal de Educação, Fernando Padulla, participaram da cerimônia de premiação representando todo o time técnico do projeto.

“Em nome de todos os técnicos e responsáveis por fazer essa engrenagem que é o POT Volta às Aulas, eu agradeço e recebo com muito carinho esta premiação que significa bastante para a Secretaria, reforçando mais uma vez que nossa estratégia de trabalho está no caminho certo”, comentou o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Armando Júnior. “Agradeço também a Secretaria de Educação, aqui representada pelo secretário Fernando Padulla, que operacionalizou este projeto que empregou milhares de mães durante a crise da pandemia”, finaliza.

O prêmio recebido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo, em relação ao projeto POT Volta às Aulas, reconhece as metas 03, 04, 08 e 10 que foram cumpridas, de acordo com os ODS. São elas: Saúde e Bem-estar, Educação de qualidade, Trabalho Descente e Crescimento Econômico e Redução das Desigualdades respectivamente.

O POT Volta às Aulas teve mais de 91 mil inscritos somente na primeira edição. Além disso, o programa recebeu investimento público superior à R$31,8 Milhões.


Sobre o POT – Volta às Aulas

O projeto visa à inserção social e produtiva de mães em situação de vulnerabilidade social, por meio da realização de atividades voltadas à higiene e segurança dos alunos nas escolas na Rede Municipal de Ensino. O POT Volta às Aulas já contratou mais de 4.900 mulheres para atuarem no desenvolvimento de boas práticas de higienização contra a Covid-19. Dentre as atividades segurança sanitárias realizadas estão: de aferição de temperaturas, higienização de equipamentos e ambientes de uso coletivo monitoramento e na sensibilização quanto à Covid-19 nos equipamentos da Secretaria Municipal da Educação.

Todas as beneficiárias do POT Volta Às Aulas participam de capacitação on-line para atuar na função. As atividades foram desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que aborda, além dos protocolos de saúde, as questões éticas e emocionais do acolhimento de alunos na pandemia.

 

Por Giovanna Mencaster

 

Siga a SMDET nas redes sociais