Live pelos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres traz a atuação dos setores privado e público para combater o problema

Encontro virtual reuniu a secretária Aline Cardoso e a presidente do conselho do Magazine Luiza, Luiza HelenaTrajano

Nesta terça-feira, 30 de novembro, a Prefeitura de São Paulo realizou a live “Público e Privado: juntos pelo fim da violência contra a mulher” que integra as ações pelos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, iniciativa do Instituto de Liderança Global das Mulheres. No Brasil, as atividades começaram em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, incluindo a mulher negra nas discussões promovida pelos grupos que atuam nesta causa. Neste mês, a administração municipal também realizou o Contrata SP – Tem Saída, com mais de 400 vagas de emprego voltadas às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Durante a live, conduzida pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, o público pôde acompanhar o andamento do programa Tem Saída, que está há três anos em atuação e já ofertou mais de 300 vagas de emprego neste período, pelas empresas parceiras. “É muito importante ter no Tem Saída uma empresa como o Magazine Luiza que se junta a outras 28 para nos ajudar a promover a autonomia econômica e financeira de mulheres. A figura da Luiza Helena Trajano que além de empresária, tem o espirito público e engajamento em causas como essa fortalece nossa atuação”, salienta a secretária.

A live contou com a participação da presidente do conselho do Magazine Luiza e do grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, que atua no programa Tem Saída desde o lançamento, em 2018. “É importante que as empresas façam parte desta iniciativa que ajuda a dar outras perspectivas nas vidas das mulheres. Tivemos um triste episódio em nossa empresa com a perda de uma funcionária que foi assassinada pelo marido há quatro anos. É um fato tão dramático para as famílias envolvidas, filhos e sociedade que não podemos deixar de atuar para que novos casos não aconteçam, então nos estruturamos internamente para acolher nossas equipes com canais direto de denúncia”, ressalta. “Vejo também que já há uma evolução nesse debate, pois o assunto é mais falado e temos uma quebra do silêncio por parte das mulheres que desejam sair desta situação”.

Tem Saída

O programa Tem Saída foi lançado em 2018 e é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher vítima de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP, ONU Mulheres e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A vítima em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao Programa Tem Saída a partir do atendimento realizado pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e rede municipal de apoio à mulher. Passando pelo atendimento, ela é encaminhada ao Cate. O processo destinado a esse público é diferenciado com apoio de equipe técnica e recursos humanos das empresas parceiras.

Siga a SMDET nas redes sociais