Prefeitura de São Paulo promove live sobre Mulheres Empreendedoras nas Foodtechs

A ação teve como objetivo qualificar lideranças femininas e fomentar o setor

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizou na última terça-feira, 16 de novembro, a live Empreendedorismo Gastronômico. A transmissão ocorreu pelo Facebook da SMDET e está disponível para ser assistidas a qualquer momento.

“Motivar mulheres a alcançar grandes cargos de liderança já é um dos meus principais objetivos na cidade. E fazer isso, qualificando no ramo alimentício é ainda melhor, porque a gastronomia é uma das caras da cidade, reconhecida por turistas e cidadãos”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “É uma ótima oportunidade para contribuir com a retomada econômica na cidade”, completa.

A abertura ficou com a supervisora técnica do Observatório da Gastronomia, Lúcia Verginelli e a mediação com a coordenadora do Observatório da gastronomia, Guta Chaves. Participaram do bate-papo Leila Okumura, uma das fundadoras da Local.e; Lorena Coimbra, CEO da Foodtech Consultoria; Giovanna Meneghel, CEO da startup Nude.

Lúcia Verginelli abriu a ação, introduzindo a importância do setor para o desenvolvimento do turismo local. “A cidade de São Paulo está entre as 10 cidades mais importantes do mundo no tocante à gastronomia. Com isso, temos uma grande responsabilidade para fomentar uma economia forte e sustentável, além de contribuir para a geração de renda e emprego”, comenta a supervisora técnica.

Durante a ação, Guta explicou a origem do termo “Foodtech”, que é a junção dos conceitos “comida” e “tecnologia”. “São empresas de alimentação que aplicam tecnologia para trazer soluções sustentáveis, como a biotecnologia, para movimentar o ramo”, explica à coordenadora.

Ao longo da transmissão, as empresárias contaram um pouco do papel e história de suas empresas, além de explicar sobre o que elas têm em comum: a busca pela inovação. A Foodtech Consultoria, focada em apoiar a elaboração de produtos, lança em 2022 um curso de 130 horas sobre inovação em desenvolvimento de produtos sustentáveis. “Nosso mercado é muito conservador”, é o que diz Lorena, ao explicar sobre o pouco uso de recursos utilizáveis no Brasil. Segundo ela, temos uma riqueza alimentar no território nacional que merece mais atenção do que as commodities.

“Não adianta pensar em sustentabilidade, sem pensar na saúde do consumidor”, declara Giovanna, uma das fundadoras da startup Nude, que desenvolve substitutos lácteos, usando a aveia como ingrediente principal.

“Fico otimista em fazer parte dessa transformação no Brasil. Nosso consumidor está começando a gostar da experimentar novos produtos”, afirma Leila. Outro ponto abordado é o desperdício de alimentos. “Vemos muito desperdícios nos mercados, precisamos intermediar essas ações”, ressalta. Ela explica que não é nada fácil empreender com alimentos no país, mas com o fomento desse ecossistema tecnológico, diminuímos custo e desperdício e o setor avança.

Serviço:
Live – Empreendedorismo Gastronômico
Acesse pelo link: www.facebook.com/spsmdet

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais