Prefeitura de SP insere mulheres em situação de violência doméstica em vagas de emprego na SPFW

O programa Tem Saída, que participa pela segunda vez do evento de moda, auxilia mulheres em situação de violência doméstica a conquistarem a autonomia financeira


O programa Tem Saída da Prefeitura de São inicia nesta quarta-feira, 17 de novembro, a integração de mulheres, com histórico de violência doméstica, em atividades de geração de renda na organização da São Paulo Fashion Week. A ação ocorre até o próximo sábado, 20 de novembro, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera.

“O Tem Saída não é só um programa para inclusão de mulheres ao mercado de trabalho, mas também é um suporte a vítimas de agressão, um eixo de acolhimento”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Ficamos felizes em oferecer uma oportunidade para que elas vivenciem os bastidores da moda, levando empregabilidade e oferecendo uma experiência única”, complementa.

Das 10 mulheres pré-selecionadas pela equipe técnica do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, cinco foram escolhidas para integrar o grupo que atuará nos bastidores da SPFW. Entre as atividades, realizadas durante o evento estão: assessorar a coordenação do backstage, controlar a chegada e entrada de casting, acompanhar a logística de trabalho, controlar a troca de modelos nos desfiles, entre outras tarefas. As participantes vão contar com cachê de R$ 250 por dia.

“Sempre buscamos ir além da moda com projetos inclusivos, sustentáveis e culturais. Entendemos a importância de apoiar programas como o Tem Saída, que evidenciam a necessidade de todos nos envolvermos no resgate de autoestima e inserção dessas mulheres no mercado de trabalho”, afirma Paulo Borges, presidente do Inmod e diretor criativo do SPFW.

Tem Saída

O programa Tem Saída foi lançado em 2018 e é uma política pública voltada à autonomia financeira e empregabilidade da mulher vítima de violência doméstica e familiar. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, OAB-SP, ONU Mulheres e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A vítima em situação de violência doméstica e familiar poderá ser integrada ao Programa Tem Saída a partir do atendimento realizado pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e rede municipal de apoio à mulher. Passando pelo atendimento, ela é encaminhada ao Cate. O processo destinado a esse público é diferenciado com apoio de equipe técnica e recursos humanos das empresas parceiras.

Flávia Casal foi uma das selecionadas. Sofreu agressão ao tentar se divorciar do primeiro marido, e ao buscar suporte no Cate Central, foi encaminhada para o Tem saída, onde tem sido acolhida. “Graças às oportunidades que o programa oferece, estou terminando minha graduação, e não tenho mais vínculos com meu agressor. Com a retomada dos eventos, acredito que em breve encontrarei uma vaga de estágio na minha área”, comenta Flávia.

Sobre o Fashion Sampa

O Fashion Sampa tem o objetivo de fomentar o mercado da moda, promovendo ações de qualificação profissional e geração de renda por meio do empreendedorismo e gestão de negócios. A iniciativa, que conta com o apoio da São Paulo Fashion Week, incentiva o empreendedorismo e o desenvolvimento de políticas voltadas a reduzir as desigualdades regionais.

O Fashion Sampa promove também a conscientização e o combate à pirataria e a realização de ações educativas para a produção e o consumo socialmente e ambientalmente sustentável a fim de colaborar com a erradicação do trabalho análogo à escravidão e a redução de impactos ambientais causados pela indústria têxtil.

Por: Giovanna Mencaster

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais