Fórum Bandnews Expo Visite São Paulo traz painel com mulheres empreendedoras

Líderes dos principais hotéis da cidade se reuniram para um bate-papo mediado pela secretária Aline Cardoso, que abordou os desafios e perspectivas para o setor, com a vacinação em São Paulo com patamares superiores a países europeus e os EUA

Nesta terça-feira (16), aconteceu no Hotel Sheraton SP – WTC, o Fórum Bandnews Expo Visite São Paulo, com o objetivo de discutir cenários e perspectivas do setor, à luz da pandemia da Covid-19 e do futuro, além de um panorama dos novos mercados abertos neste contexto pelo setor de hotelaria.

Às 14h30, aconteceu a mesa-redonda “Empreendedoras no Turismo”, com a mediação da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, e a participação de mulheres que estão à frente dos principais hotéis da cidade: Chieko Aoki, da rede Blue Tree Hotels; Daniela Pereira, do Staybridge Suites São Paulo; Ana Luísa Cintra, do Centro de Convenções Rebouças; Annie Morrissey, da Rede Bourbon de Hotéis; Vanessa Martins, do Renaissance São Paulo Hotel e Milena Freire, do Tivoli Mofarrej São Paulo.

Na abertura da mesa, a secretária citou a mais recente pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, que aponta a geração de 478,1 mil profissionais de novembro de 2021 a fevereiro de 2022. São Paulo é um dos estados que devem oferecer mais vagas, ao lado de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

“O turismo é um dos setores mais afetados pela pandemia, por isso, o avanço da vacinação na cidade, que está com índices acima até mesmo de países como EUA, Reino Unido e a França, está acelerando a retomada da economia e, conseqüentemente, do setor, pois os visitantes se sentem mais seguros para viajar”, afirma a secretária, Aline Cardoso. “A cidade de São Paulo tem muitos atrativos turísticos e estamos comprometidos em incentivar os turistas a aderirem à campanha ‘fique mais um dia’, algo que ocorreu durante o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, neste fim de semana, e que tende a crescer”, completa.

Annie Morrissey destacou que a pandemia trouxe o desafio à hotelaria para se reinventar e oferecer novos produtos aos hóspedes. O mês de novembro, com a retomada de eventos, entre eles, o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, está sendo animador e as novidades criadas no contexto pandêmico tendem a permanecer.

Sobre a retomada do faturamento, Daniele Pereira afirmou que está animada com as perspectivas dos próximos meses, levando como base o mês de novembro, que já promete ser o melhor desde o início da pandemia.

Chieko Aoki explicou que a pandemia venceu um antigo preconceito do setor hoteleiro que é separar os serviços de hotelaria dos que são oferecidos em resorts. Nos últimos meses, os hoteis voltaram-se à essência dos serviços e investiram em oferecer cafés das manhã, atividades de day spa, entre outras atividades.

O turismo de proximidade, que é uma tendência também do período da pandemia, ainda é uma realidade para muitos viajantes que investem em viagens curtas para cidades próximas ou, até mesmo, destinos dentro da própria cidade. “São Paulo tem dois pólos de ecoturismo que são riquíssimos e ficam aqui mesmo, dentro da cidade. Os pólos da Cantareira e Parelheiros permitem contato com a natureza, ao ar livre, além de atividades de turismo de aventura”, explica a secretária, Aline Cardoso.

Vanessa Martins disse que a cidade de São Paulo tem gastronomia e museus que agradam a todos os gostos e podem ser mais bem explorados. “Também destaco a importância da retomada dos musicais, pois, quando voltaram, tivemos um sensível aumento de hóspedes”, afirmou. Ela destaca, no entanto, que a cidade ainda carece de um serviço para agregar toda a oferta de gastronomia, museus, shows e teatro musical para facilitar o acesso dos turistas e cidadãos.

Ana Luísa Cintra enfatizou que o Brasil faz eventos com muita qualidade e isso é reconhecido mundialmente. “Nossos profissionais amadureceram na pandemia e agora estão ainda mais experientes para retornar ao presencial, pois as atividades no ambiente digital trouxeram desafios que foram superados”, ressaltou.

O encontro terminou com perspectivas positivas para o ano de 2022, que será um ano importante para direcionar a recuperação do setor para o patamar pré-pandemia.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais