Prefeitura de São Paulo abre São Paulo Fashion Week com desfile de costureiras da Zona Leste da Capital

Os participantes mostrarão suas criações, fechando um ciclo de aprendizado e capacitação

Na próxima quarta-feira, 17 de novembro, às 15h30 o Pavilhão das Culturas Brasileiras abre com a apresentação do Projeto Cria Costura, parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com o SPFW e o Instituto In-Mod, no âmbito do Programa Fashion Sampa. A iniciativa ofereceu qualificação profissional às costureiras da Cidade Tiradentes, extremo leste da Capital. Durante dois meses, os participantes receberam aulas e orientações do professor Jefferson de Assis, estilista do São Paulo Fashion Week, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana.

“A qualificação profissional é fundamental para que estas profissionais estejam cada vez mais capacitadas para atuar no mercado de trabalho ou para ingressar no empreendedorismo. A Prefeitura de São Paulo já formou mais de 600 alunas da Cidade Tiradentes para atuarem no setor de moda e costura. Com essa parceria com o In-Mod, podemos não só oferecer uma capacitação técnica para as participantes, como também divulgar os seus trabalhos na maior passarela de moda do país e promover uma retomada econômica consciente”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Um cortejo formado pelos participantes junto da embaixadora do projeto Amanda Pieroni, percorrerão o evento ao som dos populares carrinhos ambulantes sonorizados das periferias até chegar à sala de desfile, finalizando a apresentação para a imprensa e influenciadores.

Com a aceleração da digitalização e retração econômica agravada pelo contexto da Covid-19, gerar oportunidades para a população em situação de vulnerabilidade é indissociável do foco em capacitação e desenvolvimento. Em resposta a este cenário, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o In-Mod, se propôs a despertar e capacitar novos talentos, transformando competências técnicas em habilidades de alto valor agregado, capacitando novos profissionais da moda por meio do programa de aceleração pessoal Cria Costura.

O primeiro piloto do programa selecionou mulheres em situação de vulnerabilidade, formadas em corte e costura e residentes de Cidade Tiradentes, um dos polos vocacionais de moda em São Paulo, no coração da zona leste.

Sob orientação do estilista e consultor Jefferson de Assis, as participantes foram orientadas para desenvolver habilidades de criação e design e desafiadas a aplicar técnicas de costura no desenvolvimento de produtos de edição limitada que serão apresentados e distribuídos a jornalistas e influenciadores no SPFW N52. Elas passaram por quatro fases ao longo do programa que teve início em julho com um laboratório de imersão criativa a partir da metodologia zero waste, método de modelagem consciente que os designers vêm utilizando para diminuir a quantidade de resíduo têxtil.

Sobre o São Paulo Fashion Week
O SPFW foi pensado como um projeto de longo prazo para alinhar movimentos de mercado e trabalhar na construção de uma cultura de moda no Brasil, reflexo de nossas muitas identidades e de uma natureza diversa, generosa e exuberante. As conquistas que colhemos agora são fruto das sementes que foram plantadas ao longo de 25 anos.

 

Siga a SMDET nas redes sociais