Futuro do trabalho é tema de palestra na Campus Party Brasil

Carreiras em ascensão, modernização de processos e tecnologias associadas a diversas profissões foram alguns dos temas discutidos no encontro


Foto: Hilton de Souza/SMDET

 

Maior evento de tecnologia do mundo, a 13ª edição da Campus Party Brasil chega ao final nesta segunda (15), no Centro de Eventos do Anhembi, em São Paulo. Nesta manhã, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, esteve novamente no evento para participar de um bate-papo com o tema “Futuro do Trabalho”, ao lado de Francesco Farruggia, Presidente do Instituto Campus Party e Tonico Novaes, CEO da Campus Party.

A secretária abriu o encontro contextualizando as mudanças vividas nesta fase que se encaminha para o pós-pandemia. “As mudanças que os especialistas projetaram para daqui a 10 ou 20 anos, estão acontecendo agora e foram aceleradas no último ano”, afirmou. “Por isso, as profissões abordadas aqui na Campus são as que mais tendem a crescer”, complementou.

Sobre o mercado tecnológico, Tonico Novaes afirmou que a demanda no mercado tende a aumentar. “Aqui mesmo, entre os apoiadores do evento, nove entre dez estão em busca de desenvolvedores”. Francesco Farruggia complementou que, na Europa, há mais de 3,5 milhões de vagas do setor tecnológico em aberto e com dificuldades de serem preenchidas. 

As profissões tecnológicas ficam em evidência, mas as carreiras mais tradicionais como medicina ou direito também são impactadas pelas atualizações dos seus respectivos mercados. Segundo a secretária, “estamos chegando num momento em que o mais importante não é mais saber as respostas, mas sim fazer as perguntas certas para chegarmos ao resultado que queremos. Precisamos de profissionais que saibam fazer as perguntas certas e cuidem de temas multidisciplinares”, explicou. “Neste contexto, o papel do profissional de tecnologia é formular as perguntas e trilhar o caminho que as pessoas, em geral, o percorram para chegar às respostas”, finaliza.

Ao longo do dia, também estão sendo realizadas palestras no espaço “Campus Jobs” com orientações sobre os temas: empreendedorismo de impacto, programa de aceleração VAI TEC, como cuidar do planeta empreendendo e onde a tecnologia encontra a sustentabilidade e o empreendedorismo.

Em fevereiro de 2022, acontece a 14ª edição da Campus Party, que deverá ocorrer em formato 100% presencial. Durante os três dias de atividades presenciais neste ano, o evento recebeu 600 campuseiros e mais de três mil pessoas.

Texto: Giovanna Longo

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais