Fundação Paulistana realiza workshops gratuitos de Moda e Costura na zona leste

Participantes vão aprender técnicas de construção de peças estilosas e sustentáveis; inscrições presenciais vão até sábado dia 6/11

 No mês de novembro, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT) abre duas turmas de workshop para costureiros ou interessados em moda e costura que saibam manusear a máquina.

Promovidos pela Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), da Prefeitura de São Paulo, os cursos gratuitos vão ampliar os conhecimentos na construção de peças exclusivas e sustentáveis.

 

Os workshops acontecerão às quartas e sextas-feiras, das 9h às 13h e das 13h30 às 17h30.

 

A turma da manhã vai aprender técnicas de Construção de Corselet, para desenvolver peças que modelam o corpo e acrescentam muito estilo e sensualidade.

Os alunos da tarde vão aprender as técnicas sustentáveis de Upcycling Fashion, para a confecção de malas e acessórios de viagem a partir da reutilização de tecidos.

 

Os cursos duram 40 horas e ao final os alunos recebem certificados de conclusão.


São 30 vagas, com 15 alunos por turma. Para participar é preciso ter o certificado do Módulo Básico do Curso de Moda e Costura ou curso equivalente, sendo necessário apresentar comprovação. Os documentos necessários são RG, CPF e comprovante de residência.

“Na retomada da economia, há uma busca por profissionais cada vez mais especializados na área da moda, principalmente no desenvolvimento de coleções sustentáveis. Cursos como esse, promovido gratuitamente pela Fundação Paulistana, são um diferencial”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

 

"A área da moda tem um grande campo de trabalho, e os cursos disponíveis muitas vezes não têm preços acessíveis, principalmente para as pessoas de baixa renda, mais afetadas pela pandemia. Levando cursos como esse, a Fundação Paulistana pensa na redução das desigualdades sociais e no futuro do trabalho, que necessita de profissionais qualificados e que pensem na sustentabilidade”, ressalta a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

 

 

Sobre a Fundação Paulistana

 

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

 

A Fundação é responsável pela qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 17 anos de existência.

 

Atualmente, a Fundação oferece cursos como análises clínicas, gestão em saúde, farmácia, cuidador de idosos, hemoterapia e saúde bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

 

 

Serviço:

 

Workshops – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT)

 

Construção de Corselet: Quartas e Sextas – 9h às 13h

 

Upcycling Fashion: Quartas e Sextas – 13h20 às 17h30

 

Carga Horária: 40h

 

Inscrições: Presenciais até dia 6/11

 

Vagas: 30

 

Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6.900 - Cidade Tiradentes