No Mês da Inovação, Fundação Paulistana abre mais de 260 vagas em cursos gratuitos de tecnologia da informação

Destinado aos jovens, pacote de cursos oferece qualificação profissional gratuita em programação web, manutenção e montagem de computadores e atendimento ao cliente; aulas começam na segunda quinzena de outubro

No Mês da Inovação, a Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo encerra o ano com as últimas turmas do projeto StarTI, com 264 vagas. As turmas serão nas zonas norte e sul.

São três opções de cursos gratuitos que qualificam jovens de 15 a 29 anos para trabalhar no universo da tecnologia e dos computadores, com carga horária de 160 horas cada um: Introdução à Programação Web, Montagem e Manutenção de Computadores e Atendimento ao Cliente em plataforma Zendesk.

“O setor de tecnologia é um dos que tem mais demanda por mão-de-obra e encontra poucos profissionais qualificados no mercado. Por isso, é uma área de alta empregabilidade e que oferece salários elevados. Além disso, os cursos são de nível técnico, podendo ser feitos por pessoas que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio”, afirma Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Os cursos são ministrados em regime híbrido nas unidades do Instituto da Oportunidade Social: em Santana, na zona norte, e também em Santo Amaro e Jardim Ângela, na zona sul.

Os alunos que escolherem Introdução à Programação Web nas unidades de Santana e Santo Amaro vão aprender sobre desenvolvimento de sites com aplicação Web Front End, funcionamento das telecomunicações, protocolos de fluxo de dados na internet e utilização de linguagens HTML5 e CSS3.

O curso de Montagem e Manutenção de Computadores, oferecido em Santana, zona norte, prepara para atuação como técnico de Tecnologia da Informação (TI), com aulas sobre o funcionamento de componentes internos de computadores, sistemas operacionais e aplicação de diagnósticos e solução de problemas.

Já a opção Atendimento ao Cliente em plataforma Zendesk será ministrada exclusivamente na unidade do Jd. Ângela, na zona sul. Neste curso, os alunos irão aprender sobre a plataforma de atendimento e interação com o cliente, com aulas que incluem definição de perfil de consumidores e utilização de ferramentas específicas.

“Nas últimas décadas, a tecnologia tem alcançado uma grande evolução e a procura de talentos nessa área é cada vez maior. No contexto atual, de pandemia, vimos que essa área está muito presente no nosso dia-a-dia, na educação e também no trabalho em home office, por exemplo”, afirma Maria Eugenia Ruiz Gumiel, diretora geral da Fundação Paulistana.

“A Prefeitura, por meio da Fundação Paulistana, está ofertando qualificação profissional para jovens, de preferência de regiões periféricas, com cursos gratuitos e dinâmicos na área de tecnologia, para que se consiga uma rápida entrada no mercado de trabalho e imediata geração de renda”, conclui Maria Eugenia.

 

Bem assistido e qualificado

Os cursos que começaram em 2020 foram adaptados em razão da pandemia, incluindo a disponibilização de chip de dados para celulares com acesso à internet. São três professores dedicados para cada turma, sendo um instrutor de aulas técnicas, um monitor de informática e um pedagogo, professor de português/matemática.

“Diante da pandemia, elaboramos um modelo de aulas remotas, em tempo real, em uma plataforma responsiva, com foco em gameficação e solução de problemas, com apoio de fóruns de discussão. Foi um desafio e ao mesmo tempo uma válvula de escape para os alunos, que de uma hora para outra tiveram que mudar as suas rotinas”, afirma Carla Machado, coordenadora educacional do Instituto da Oportunidade Social.

Ainda de acordo com Carla, além de um apoio técnico, houve um suporte psicossocial aos alunos em situação de maior vulnerabilidade devido à pandemia, além de um encaminhamento aos serviços da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura.

Até outubro de 2021, mais de 800 alunos passaram pela capacitação nos cursos.

 

Banco de talentos

A Fundação Paulistana formatou uma política para a criação de um banco de currículos nas instituições contratadas para ministrar os cursos e com o StarTI não foi diferente.

Os alunos são cadastrados e encaminhados para empresas parceiras, como aconteceu com Lígia Nascimento, de 16 anos. Em 2020, ela ingressou no curso de Introdução à Programação Web, concluído em agosto de 2020, e atualmente trabalha como jovem aprendiz na área administrativa.

“Ao terminar o Ensino Médio, pretendo fazer graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas por total influência da Programação Web”, afirma a ex-aluna.

Os cursos podem ser divisores de águas. Laura Batista, 18, que também estudou Introdução à Web, de fevereiro a abril de 2020, mudou de ares.?“Sempre me interessei pela área?de biológicas, porém, quando iniciei o curso StarTI, despertei um lado que ainda não conhecia que era da criatividade”, afirma.?

“Tudo que eu executo no meu trabalho?são matérias que eu aprendi nas aulas do StarTI”, conta a ex-aluna que trabalha como jovem aprendiz na Accesstage,?uma empresa de tecnologia.?

“Além das aulas, também participamos de dinâmicas?para aprender a se preparar para o mercado de trabalho”, conta.?

E como a área de tecnologia está sempre em crescimento, há a possibilidade de uma rápida inserção no mercado de trabalho. Antes desempregada, a ex-aluna Pamela Costa, 25, estava em busca de uma formação rápida e de qualidade, optando pelo curso de Introdução à Programação Web, assim como as colegas.

“Hoje eu tenho um emprego de auxiliar administrativo graças ao curso que fiz. Na vida há sempre opções de recomeço. Sempre que puder abraçar oportunidades eu vou abraçar”, afirma.

 

Faça sua inscrição

São 264 vagas e as aulas se iniciam no dia 19/10, Dia Nacional da Inovação. O curso é destinado a jovens de 15 a 29 anos, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio. São duas opções de horários: das 8h às 12h e das 13h às 17h. Há ainda a possiblidade de grupos no horário 18h às 22h, mediante solicitação dos alunos. As inscrições podem ser feitas até a data de início do curso ou até o preenchimento de todas as vagas no link www.ios.org.br/inscricao

Dúvidas podem ser encaminhadas por e-mail inscricoes@ios.org.br ou WhatsApp (11) 97343-9010.

 

Serviço

Instituto da Oportunidade Social

Unidade Santana

Avenida Gen. Ataliba Leonel, 245 – Santana, São Paulo/SP

-Curso de Montagem e Manutenção de Computadores (diurno)

-Programação Web (noturno)

 

Unidade Santo Amaro

Rua Cel. Luís Barroso, 455 – Santo Amaro, São Paulo/SP

-Programação Web (diurno)

 

Unidade Jd. Ângela
Rua Luís Baldinato, 09 – Jd. Ângela, São Paulo/SP

-Atendimento ao Cliente em plataforma Zendesk (diurno)

Inscrições: www.ios.org.br/inscricao

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais