Startups verdes da Capital receberão processo de aceleração e espaço de residência para impulsionar seus negócios

Ação tem como objetivo promover o ecossistema empreendedor na, fomentando a retomada econômica sustentável

 

A Prefeitura de São Paulo está com inscrições abertas para um programa de aceleração de startups verdes da Capital. A ação, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, por meio da Ade Sampa, vai selecionar 15 negócios para oferecer seis meses de suporte para estas iniciativas, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico sustentável da cidade. As inscrições podem ser feitas até 25 de outubro pelo link www.adesampa.com.br

“A Prefeitura de São Paulo tem como um de seus principais objetivos proporcionar uma ampla retomada econômica da Capital. As empresas que atuam com tecnologias verdes promovem não só a inovação na Capital, como também o espírito do empreendedorismo, aquecendo cada vez mais a economia”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “O apoio a estas iniciativas contribuirá com a criação de resoluções de diversas problemáticas da cidade, a geração de empregos e o desenvolvimento sustentável”, complementa.

O processo de aceleração será realizado no Hub Green Sampa, localizado na Praça Victor Civita, zona oeste da Capital, onde as startups selecionadas serão residentes e receberão um espaço fixo para desenvolver as suas atividades e expor os seus produtos e soluções.

Durante os seis meses de aceleração as startups selecionadas receberão oficinas qualificativas mensais em gestão de negócios e empreendedorismo para o desenvolvimento e modelagem do negócio; mentorias coletivas nos principais setores fomentados pelo Green Sampa, assim como nos temas governança corporativa, sustentabilidade; geração de impacto; uso e desenvolvimento de tecnologias verdes; legislação e normas regulatórias; mentorias individuais com especialistas e atuantes do setor. Além disso, as iniciativas poderão participar de eventos de rodadas de negócios e investimentos com investidores do mercado.

Podem se inscrever startups que se encaixem em um dos nove eixos abaixo:
1. Qualidade de água e saneamento: soluções que busquem a gestão consciente de recursos hídricos, abastecimento, tratamento e acesso à água e fomento de boas práticas em coleta e tratamento de esgoto.

2. Ecoagricultura e segurança alimentar: Formas de agricultura que apliquem conceitos ecológicos para a produção agrícola, respeitando e preservando o meio ambiente ou a busca pela garantia de alimentação suficiente e saudável, que esteja de acordo com os padrões sanitários e culturais locais.

3. Eficiência e Clean Web: inovações que utilizam-se de softwares para eficiência, e análise e geração de dados para a melhor gestão dos recursos como energia, insumos e água, promovendo a diminuição dos danos ambientais através do uso da tecnologia de informação.

4. Eficiência energética, energia limpa e armazenamento energético: fomento ao uso inovador de energias renováveis não poluentes e distribuição de acesso com boas práticas em armazenamento energético.

5. Indústria limpa e logística reversa: soluções que promovam boas práticas industriais, no uso de novos materiais e gestão de matérias primas para minimizar danos produtivos ao meio ambiente.

6. Mobilidade urbana e transporte: boas práticas em gestão da mobilidade urbana, atendendo pautas de deslocamento populacional e desenvolvimento local, ou que promovam a eficiência ambiental nos transportes, reduzindo assim os danos causados pelos transportes.

7. Parques e áreas verdes: fomento e cuidado de áreas verdes na cidade, formando e preservando áreas de conservação e melhorias significativas na condição de vida de cidadão, além de promover a integração dos cidadãos com as áreas verdes na cidade, seja no lazer ou no comércio.

8. Qualidade do ar: soluções que busquem verificar, controlar e reduzir emissões de gases poluentes na atmosfera, ajudando a diminuir o Efeito Estufa.

9. Resíduos sólidos: soluções que lidem com boas práticas na redução de uso e gestão de materiais ou objetos descartados resultantes de produção humana, para reutilização e reciclagem.

Com o intuito de fomentar a diversidade de negócios, o projeto permite a participação de empresas em diferentes estágios de maturidade, na qual serão ofertadas trilhas específicas para o desenvolvimento das soluções. Na Ideação, participam negócios que estão em fase inicial de seus projetos, construindo e levantando hipóteses, identificando o problema e a lacuna de mercado, com foco em empresas já existentes no mercado que querem desenvolver um produto ou serviço novo.

A Validação é para iniciativas existentes, cujo produto e modelo estão em experimentação, testados e com MVP - Produto Viável Mínimo, pronto ou em construção. A Tração tem como objetivo acelerar negócios existentes que contam com clientes e geram receita, mas que estão em fase de identificação de áreas para crescer. E a Escala é para negócios estruturados, com espaço no mercado, com desafios de crescimento constante e investimento para expandir e replicar.

Sobre o Hub Green Sampa
O Hub Green Sampa é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, operado pela agência Ade Sampa, e está instalado no histórico prédio do Incinerador, localizado na Praça Victor Civita, zona oeste, onde antigamente era realizada queima de lixo na Capital e agora passa a ser um local de sustentabilidade.

O prédio, que já foi sede do Museu da Sustentabilidade se tornou um grande centro de inovação para o desenvolvimento de negócios ambientais e tecnologias verdes. O hub de segunda a sexta, das 9h às 18h, mediante agendamento durante o período de pandemia pelo site www.bit.ly/greensampaagendamento

O hub, que conta com três pavimentos, recebeu investimento de R$ 1,7 milhão para uma grande reforma de adequação do prédio, que durou 17 meses, além da compra de equipamentos. O espaço térreo conta com 25 posições de trabalho, uma área de eventos para 50 pessoas, além de comedoria e espaço de interação. O primeiro andar oferece 50 estações de trabalho, sala de reuniões para 16 pessoas, uma varanda para realização de eventos com linda vista para a Praça, um estúdio para produção de materiais de áudio e três phone booths - áreas reservadas dentro do escritório, com o objetivo de criar um ambiente privativo e garantir o sigilo de conversas e informações.

No segundo andar os empreendedores terão 40 posições de trabalho, três phone booths, uma sala de reuniões com capacidade para oito pessoas e a segunda varanda para a realização de eventos.
O complexo conta também com um Teia, coworking gratuito da Prefeitura de São Paulo, que apoiará empreendedores com posições fixas e livres de trabalho, computadores com internet, wi-fi, networking com empresas de grande porte e participação em eventos, além de conteúdos de apoio ao empreendedorismo.

Green Sampa
O programa Green Sampa foi lançado em 2019 pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, com o mapeamento de empresas, startups verdes e stakeholders, analisando o ecossistema e aproximando startups das ações do programa. Durante o evento, a Prefeitura de São Paulo assinou um protocolo de intenções com a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, que tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo, por meio do Green Sampa.

Anualmente, o programa oferta chamadas para aceleração de empresas de tecnologias verdes, oferecendo qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócio e demodays. Além disso, o programa oferece também encontros de mercado, eventos de desafios lançados por empresas que desejam patrocinar soluções tecnológicas para seus processos e exposições de tecnologias verdes.

Desde sua criação, o programa já promoveu o mapeamento com mais de 400 stakeholders e diagnósticos de empresas de acordo com os eixos de atuação, implementou uma plataforma de mentorias on-line e criou uma rede de mentores especializados. Em 2020, 100 startups verdes receberam orientações individuais e coletivas na plataforma on-line. Em 2019, 24 startups foram aceleradas e tracionadas.

Durante o mapeamento de negócios ambientais, o programa Green Sampa identificou que este ecossistema é jovem, composto por 17% das empresas criadas em 2018 e 31% em 2019, e mesmo com o início da pandemia, 15% das startups verdes iniciaram suas atividades em 2020. Das 115 iniciativas participantes, 37% das soluções se identificaram com o eixo de resíduos sólidos e 30% com o eixo de indústria limpa e logística reversa.

Neste mapeamento também foi possível observar que 82% dos negócios indicaram possuir entre 1 e 10 funcionários, 10% entre 11 e 20 e apenas 8% entre 21 e 50 pessoas. Em relação à maturidade e estágio de desenvolvimento dos negócios mapeados, 37% dos respondentes se autodeclararam em MVP - Mínimo Produto Viável, 29% em fase de tração e 12% ainda estão na fase de ideação do negócio.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais