Prefeitura de São Paulo encerra Semana do turismo com live sobre têndências pós-pandemia

Encontro virtual contou com a presença de especialistas em turismo da Fecomercio São Paulo e da Braztoa

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo promoveu na manhã desta sexta-feira (01), a live “Tendências do turismo em São Paulo, pós pandemia”, encerrando as ações de comemoração da Semana do Turismo. Com mediação da coordenadora de turismo da SMDET, Michele Vicente, o encontro abordou diversos temas como indices que demonstram a retomada do setor, além de opções procuradas pelo público como atrações ao ar livre.

“Esse encontro foi de extrema importância para que a comunidade entenda a importância da vacinação e a relação que ela tem com a retomada econômica e turística na capital. Ficamos honradas em oferecer um conteúdo tão completo, apresentados por profissionais competentes neste tema”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da Fecomercio e professora da USP, foi uma das convidadas participantes na live. Ela argumentou sobre as estratégias usadas por profissionais dos ramos do turísmo e eventos para enfrentar os desafios econômicos durante a pandemia, enfatizando que o setor com mais perdas foi o aéreo, por conta da diminuição no interesse por viagens e pela falta de estrutura de apoio.

A profissional apresentou dados pesquisados na Fecomercio sobre a evolução do turismo ao longo do último ano, mostrando que tanto nos meses de abril de 2020 e 2021, a sociedade teve mais dificuldade em se deslocar durante a crise, devido às restrições impostas. Ademais, com o início da vacinação, houve um aumento na tedência do turismo doméstico que tem relação com o passeio nas proximidades e na procura por lazer ambientes abertos.

“Nenhuma pesquisa tem como prever como o turista brasileiro vai se comportar. Existem muitos perfis de pessoas, que procuram destinos diferentes. O que podemos dizer é que nos próximos 3 anos, a meta do turismo será diminuir gastos luxuosos”, relata Mariana Aldrigui. A palestrante cita o surgimento do conceito “turismo de vingança”, que se trata da viagem que o cidadão se autopresenteia com o melhor que pode, para compensar a contenção causada pela pandemia.

Em seguida, Monica Samia, Diretora Executiva da Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, relata que o volume de vendas de viagens ainda está reduzido em relação às expectativas. “Aquelas viagens com grandes grupos, destinadas a eventos, foram drasticamente reduzidas. Em compensação, o consumidor busca destinos como praias e resorts”, comenta.

Ela ainda menciona ter sido uma das várias pessoas que mudaram de endereço pela possibilidade que o home-office oferece de trabalhar em qualquer lugar. “As pessoas estão tendo maior autonomia para mais fazer viagens rápidas, principalmente agora que foram vacinadas. E isso nos fez entender que viagens não são só sobre dinheiro e vendas, são sobre experiências, sobre detalhes”, afirma.

A mediadora Michele Fernanda Vicente concluiu a live com a divulgação do lançamento do Plano de Desenvolvimento Turístico do Polo de Ecoturismo da Cantareira. A região é conhecida pela Unesco como parte da reserva de mata-atlântica e patrimônio histórico. Para saber mais, basta acessar o site: https://www.polodacantareira.com.br

 

 Confira aqui a transmissão na íntegra: https://bit.ly/tendenciasturismopospandemia

Por Giovanna Mencaster 

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