Cerca de 500 beneficiários do programa Bolsa Trabalho começam a trabalhar nesta quinta-feira (23) em equipamentos da Prefeitura

As atividades administrativas ou de zeladoria serão desenvolvidas cinco vezes por semana; beneficiários irão contar com auxílio mensal de R$ 535

Nesta quinta-feira, 23 de setembro, aproximadamente 500 pessoas aprovadas no programa estadual Bolsa Trabalho irão se apresentar em 130 equipamentos da Prefeitura de São Paulo, para iniciarem atividades administrativas ou de zeladoria. A iniciativa do Governo do Estado, que contou com a adesão da administração municipal, disponibiliza 1.000 vagas de trabalho para pessoas em vulnerabilidade social da capital.

“Nesta fase do programa estadual, unimos esforços para viabilizar as atividades que acontecerão nas diversas estruturas da Secretaria Municipal de Cultura. É uma oportunidade que chega em boa hora para centenas de pessoas em vulnerabilidade, que precisam retomar suas vidas em meio às crises econômica e sanitária”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Destinamos 16 postos do Cate para auxiliar na fase de inscrição para pessoas sem acesso à tecnologia e estamos ainda recepcionando os pré-aprovados. As ações em conjunto entre as esferas de governo são importantes para agilizar a geração de renda, além de qualificação profissional, contribuindo para inserção no mercado de trabalho”, conclui.

Os selecionados irão contar com auxílio mensal de R$ 535 e devem cumprir atividades com carga horária de quatro horas diárias, cinco vezes por semana. As atividades ocorrerão em equipamentos na região de moradia e a permanência no programa Bolsa Trabalho é por até cinco meses.

"O Bolsa Trabalho é um dos projetos essenciais para a retomada econômica do pós-pandemia. Ele vai direto na população, em especial periférica, que foi 100% afetada pelo desemprego nesse período. A cultura é uma das principais ferramentas para chegar nessa população, por ter equipamentos em todas as regiões da cidade. Essa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico é um ganho para todos”, ressalta a secretária de Cultura, Aline Torres.

Perfil


Os aprovados tiveram de comprovar estarem desempregados, sem receber seguro-desemprego ou qualquer outro programa assistencial equivalente; ter idade a partir dos 18 anos e residir na capital paulista há pelo menos dois anos. O programa é destinado para apenas um beneficiário por família, sendo a renda per capita familiar de até meio salário mínimo. Os participantes ainda terão acesso à qualificação profissional desenvolvida pelo Governo do Estado de São Paulo.

Até o dia 24 de setembro, 16 unidades do Cate podem ser procuradas pelas pessoas que foram pré-aprovadas. Mais de 400 pessoas ainda não compareceram para levar os documentos para iniciar as atividades. No ato do atendimento devem apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone), além de cópia simples de cada um destes documentos.

Sobre o Bolsa Trabalho

Com a promulgação da Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego passou a integrar o programa Bolsa do Povo denominado Bolsa Trabalho, que concentra a gestão dos benefícios, ações e projetos, com ou sem transferência de renda, instituídos para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social no estado de São Paulo.

Serviço

Atendimento a candidatos pré-aprovados


Confira a lista aqui

Documentos necessários (original e cópia simples)

• RG
• CPF
• Carteira de Trabalho
• Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone)

Unidades do Cate

Horário: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira

Região Central
Av. Rio Branco, 252 – Centro

Região Leste
Av. Do Oratório, 172 - Vila Prudente
Rua Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera
Rua Hipólito de Camargo, 479 – Guaianases
Rua Milagre dos Peixes, 357 - Cidade Tiradentes
Av. Marechal Tito, 3.012 - Itaim Paulista
Av. Sapopemba, 9.064 – Sapopemba

Região Sul
Praça Floriano Peixoto, 54 - Santo Amaro
Av. Interlagos, 6.122 – Interlagos
Av. Yervant Kissajikian, 416 - Cidade Ademar
Av. Sadamu Inoue, 5.252 – Parelheiros

Região Oeste
Rua Guaicurus, 1.000 – Lapa

Região Norte
Rua Luis Stamatis, 300 – Jaçanã
Rua Ylídio Figueiredo, 349 – Perus
Rua Dr. Felipe Pinel, 12 – Pirituba
Av. João Marcelino Branco, 95 - Brasilândia

 

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais