Prefeitura prorroga para segunda-feira (20) o atendimento de mães pré-selecionadas para trabalhar no combate à evasão escolar

As mulheres contarão com bolsa-auxílio de R$ 1.155 por 30 horas semanais


A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo prorroga para segunda-feira, 20 de setembro, o atendimento para mães de alunos da rede municipal, pré-selecionadas para exercer atividades no POT Busca Ativa. As mulheres convocadas para preencher as 70 vagas do programa de combate à evasão escolar devem se dirigir a uma das unidades selecionadas do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, das 9h às 16h, para assinar o termo de compromisso e responsabilidade. Nesta sexta-feira (17), 41 mulheres entregaram documentos e receberam orientações para comparecerem no local de trabalho na segunda-feira (20).

A equipe técnica do Cate fez a convocação das mães pré-selecionadas por SMS, pela Central 156, e pelo telefone informado na inscrição. A lista com as pré-selecionadas pode ser conferida neste link www.bit.ly/listapotbuscaativa. Para o atendimento, é necessário portar os documentos de comprovação dos critérios de contratação como RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

O POT Busca Ativa faz parte do Programa de Combate à Evasão Escolar, liderado pela Secretaria Municipal de Educação. No programa, as beneficiárias irão atuar como Agentes de Abordagem Social nas Diretorias Regionais de Educação, próximas às suas residências. Dentre as tarefas realizadas estão a verificação de endereços dos responsáveis pelos estudantes não localizados, avaliação das dificuldades que impedem que a criança ou adolescente retome às atividades escolares presenciais, orientação sobre matrícula ou rematrícula, entre outros.

A Secretaria Municipal de Educação vai estruturar um questionário para que as mães apresentem na visita e as famílias respondam. As visitas às residências das famílias com crianças e adolescentes em idade escolar serão guiadas pelos dados abastecidos pelas secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, trazendo maior agilidade ao atendimento das necessidades integrais de crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede municipal de São Paulo.

Para desenvolver as atividades do POT, as mulheres passarão por qualificação profissional e devem cumprir carga horária de no mínimo 24 horas mensais a fim de se prepararem para o mercado de trabalho. A permanência no POT Busca Ativa é de três meses, com previsão de início em 20 de setembro. As mulheres contarão com bolsa-auxílio de R$ 1.155 por 30 horas semanais, divididas em 6 horas diárias.

Busca Ativa

Com o objetivo de enfrentar a evasão escolar, o município de São Paulo aderiu, recentemente, ao programa Busca Ativa Escolar, estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios com o objetivo de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

O Programa foi desenvolvido pelo Unicef, em parceria com a Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e com apoio do Congemas - Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social e do Conasems - Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.


Serviço

Confira a lista de pré-aprovados neste
www.bit.ly/listapotbuscaativa

Atendimento no Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo
Lista de documentos obrigatórios que devem ser entregues no dia da contratação


• RG original e cópia simples

• CPF original e cópia simples

• Carteira de trabalho e cópias das páginas que constam a foto e o último emprego

• Comprovante de residência e cópia simples

Unidades do Cate

Horário:
9h às 16h, em 20 de setembro

Região Central
Av. Rio Branco, 252 – Centro

Região Leste
Rua Augusto Carlos Bauman, 851 – Itaquera
Rua Hipólito de Camargo, 479 – Guaianases
Av. Sapopemba, 9.064 – Sapopemba

Região Sul
Praça Floriano Peixoto, 54 - Santo Amaro
Av. Interlagos, 6.122 – Interlagos

Região Oeste
Rua Guaicurus, 1.000 – Lapa

Região Norte
Rua Luis Stamatis, 300 – Jaçanã
Rua Dr. Felipe Pinel, 12 – Pirituba
Av. João Marcelino Branco, 95 - Brasilândia

 

  

Siga a SMDET nas redes sociais