Costureiras da Zona Leste iniciam capacitação em moda que levará suas peças ao São Paulo Fashion Week

Serão dois meses de curso sobre design e criação para o maior evento de moda do país

A Prefeitura de São Paulo iniciou nesta terça-feira, 14 de setembro, o curso de moda que levará peças de costureiras da zona leste da Capital para o Fashion Week, maior evento de moda do país. A ação, realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com o Instituto In Mod no âmbito do Programa Fashion Sampa, oferecerá dois meses de qualificação para costureiras da Cidade Tiradentes. As aulas serão oferecidas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, equipamento da Fundação Paulistana, órgão vinculado à Pasta.

“A Prefeitura apoia o São Paulo Fashion Week há muitos anos e agora estamos estendendo a nossa parceria para os pontos mais vulneráveis da Capital, como a própria Cidade Tiradentes, onde oferecemos o curso de Moda e Costura que já formou mais de 600 pessoas. Além do conhecimento técnico de produção de peças, o curso será fundamental para impulsionar a geração de renda de costureiras região, principalmente neste momento de retomada econômica, e para apresentar as ideias e criações de grandes talentos da Zona Leste de São Paulo”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

 

Para a qualificação foram selecionadas 40 costureiras da região, entre elas ex-alunas do Módulos Básico e Avançado de Moda e Costura, curso oferecido pela Fundação Paulistana. As participantes receberão 40 horas de conteúdos sobre criação e design para a produção das peças. As aulas serão ministradas pelo estilista Jefferson de Assis, que também nasceu na Zona Leste da cidade e participou de edições da São Paulo Fashion Week. O estilista integrou o casting do Amni Hot Spot, de 2001 a 2006, e da São Paulo Fashion Week SPFW de 2007, tendo seus produtos comercializados e exibidos em São Paulo, Nova York, Düsseldorf, Paris e Tóquio.

O Fashion Week está previsto para acontecer na segunda quinzena de novembro e as participantes do curso serão desafiadas a confeccionar coleções de edição limitada que serão distribuídas para jornalistas e influenciadores que frequentam o evento.

“Estamos iniciando hoje mais uma etapa do nosso sonho de contribuir com a transformação de vida de mulheres com vivências incríveis e de uma região com tantos talentos. Estamos ansiosos para esta edição do Fashion Week, para que possamos levar histórias inspiradoras para as passarelas”, declara o fundador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week, Paulo Borges.

O curso Moda & Costura da Fundação Paulistana, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, foi criado em 2017 e já qualificou 670 costureiras, com aulas no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT).

“O Centro de Formação Cultural cidade Tiradentes é um equipamento de 20 mil metros quadrados que reúne salas de criação, Teia, Fab Lab e muitas outras ações da Prefeitura de São Paulo que transformam o espaço em um grande hub de tecnologia e moda. Tudo isso para fomentar a geração de renda dos nossos alunos e a vocação da região em economia criativa. É uma honra receber mais uma vez a equipe do Fashion Week no nosso espaço para prestigiar os talentos do extremo leste da cidade, impulsionando ainda mais a economia local e qualificação profissional”, declara a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.

Sobre o Fashion Sampa

Este projeto tem um olhar amplo e estratégico da cadeia da moda, gerando oportunidades de trabalho, emprego e renda, promovendo ações de qualificação profissional, apoio ao empreendedorismo e fomento à competitividade do setor. Também estão no escopo de atuação promover o setor socialmente e ambientalmente de forma sustentável, incentivar a transparência e uma produção consciente levando em consideração o processo de produção em sua totalidade, defender o trabalho decente com oportunidades iguais, e incentivar a utilização de novas tecnologias.

Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela gestão da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.
A entidade oferece ações de qualificação profissional e empreendedora, de forma presencial e à distância em setores estratégicos para o município. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos ao longo de seus 17 de existência.
Atualmente, a Fundação oferece cursos de Análises Clínicas, Gestão em Saúde, Farmácia, Cuidados de Idosos, Hemoterapia e Saúde Bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais