PREFEITURA DE SÃO PAULO

Em setembro, Prefeitura de São Paulo oferece cursos na área de sustentabilidade na Zona Sul

São 120 vagas para capacitação em agricultura de base ecológica, que possibilita geração de renda; inscrições estão abertas e as aulas começam na segunda semana de setembro

03/09/2021 12h37

Valorizando a vocação dos territórios da cidade de São Paulo, a Prefeitura de São Paulo abre na região de Parelheiros mais oportunidades de qualificação profissional no projeto EcoaSampa, da Fundação Paulistana de Educação, Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

São 120 vagas em cursos e oficinas: Produção de Alimentos Agroecológicos; Oficina de Manejo de Recursos Naturais voltado ao Ecoturismo; Permacultura e Empreendimentos Sustentáveis e Negócios Verdes, todos voltados à área de meio ambiente e sustentabilidade.

Elaborados sob os conceitos da Agenda 2030, dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), os cursos visam promover o desenvolvimento econômico e sustentável em locais com grande potencial para a geração de trabalho e renda com agricultura de base ecológica ou regenerativa. Diversas áreas que envolvem sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva continuam a apresentar excelentes resultados, mesmo em cenário de pandemia.

“A nossa estratégia de trabalho tem sido regionalizada, explorando as potencialidades de cada distrito da cidade de São Paulo. Parelheiros é a principal zona rural do município, buscamos capacitar a população de acordo com as características do ambiente de cada região, dessa forma, o participante terá mais oportunidades para gerar renda e empreender, desenvolvendo economicamente o território”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

As inscrições estão abertas no www.bit.ly/ecoasetembro . Os cursos e oficinas serão ministradas nos espaços da Associação Probrasil: CAEC - Centro Ambiental e Capacitação Agroecológica e Parelheiros e nos CCAs - Centro de Crianças e Adolescentes, Serra do Mar e Clarice Lispector, todos na região de Parelheiros, zona sul da cidade.

Empreendedorismo e geração de renda na sustentabilidade
O primeiro curso é de Produção de Alimentos Agroecológicos. São 30 vagas para interessados em aprender sobre a produção de alimentos saudáveis em diferentes sistemas de manejo, incluindo orgânico e biodinâmico, embasados na agroecologia. As aulas serão às segundas-feiras, a partir de 13 de setembro, no CCA Serra do Mar.

Outra opção é a Oficina de Manejo de Recursos Naturais voltado ao Ecoturismo, com aulas às terças-feiras, das 9h às 13h, no CAEC de Parelheiros. As oficinas capacitam os participantes a atuar no potencial turístico por meio de visitas a parques, trilhas e outras atividades em áreas verdes locais. As aulas começam no dia 14 de setembro e têm a duração de 27 horas (1 mês).

No curso de Empreendimentos Sustentáveis e Negócios Verdes, os alunos recebem conteúdos voltados para o fomento a novos negócios no âmbito da economia solidária e circular. Os alunos poderão discutir novas formas de associativismo e apresentarão projetos com canvas e pitch para colocarem suas ideias no papel e empreender. Tem duração de 48 horas (2 meses), e começa em 20 de setembro, com aulas sempre às segundas-feiras, das 8h30 às 12h30, também no Centro de Agricultura Ecológica e Capacitação Profissional (CAEC) de Parelheiros.
Por fim, o CCA Clarice Lispector recebe os 30 alunos para as aulas de Permacultura, a partir do dia 22, às quartas-feiras, das 8h30 às 16h30. São 72 horas de conhecimentos sobre como utilizar os recursos naturais em ecossistemas agrícolas e sociais de maneira sustentável. Práticas de bioconstrução corroboram a didática teórica do curso, embasada no “aprender fazendo”.


As turmas têm em média cerca de 30 vagas cada, e as capacitações variam entre 27h e 72h. Todas as aulas e os conteúdos programáticos são produzidos pela Associação ProBrasil, vencedora do edital de Agricultura de Base Ecológica. Até dezembro, o projeto pretende qualificar mais de 300 munícipes nesse setor.
“A Fundação Paulistana acredita no potencial dos munícipes da cidade de São Paulo, levando qualificação profissional gratuita principalmente à população de baixa renda de acordo com as necessidades de cada território. Investir no desenvolvimento econômico e sustentável, além de olhar para a cidade do futuro e as tendências do mercado, é reduzir as desigualdades sociais”, destaca a diretora geral da Fundação Paulistana, Maria Eugenia Ruiz Gumiel.
Sobre a Fundação Paulistana

A Fundação Paulistana de Educação Tecnologia e Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Prefeitura de São Paulo é responsável pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Profº Makiguti e pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

A Fundação é responsável pela qualificação profissional em setores estratégicos para o município de São Paulo. Já qualificou e atendeu mais de 100 mil cidadãos em seus 17 anos de existência.

Atualmente, a Fundação oferece cursos como análises clínicas, gestão em saúde, farmácia, cuidador de idosos, hemoterapia e saúde bucal, na Escola Makiguti, além de qualificação profissionalizante com cursos como moda e costura, formação em tecnologia, habilidades para gestão e empreendedorismo, trabalho no varejo, assistente administrativo, assistente de RH, assistente financeiro, assistente de logística, elétrica de baixa tensão, manutenção de transportes sustentáveis, produção de alimentos, jardinagem, aquaponia, ressignificação de resíduos sólidos e gastronomia.


Serviço:
Cursos de Capacitação Profissional – Ecoa Sampa

Inscrições: www.bit.ly/ecoasetembro

Demais dúvidas poderão ser sanadas por meio do telefone: (11) 9 5809 0241 (WhatsApp) ou e-mail: adm.ecoasampa@probrasil.org As vagas são limitadas.



Produção de Alimentos Agroecológicos
Carga horária: 72 horas
Início: 13 setembro – Conclusão: 22 de novembro
Horários: segundas-feiras - 8h30 às 12h30
Local: CCA Serra do Mar - Av. Engenheiro Marsilac, 8.409 - Marsilac - SP

Oficina de Manejo de recursos naturais voltado ao ecoturismo – 30 vagas
Carga horária: 27 horas
Início: 14 setembro - Conclusão: 5 de outubro
Horários: terças-feiras – 8h30 às 12h30
Local: CAEC - Estrada Ecoturística de Parelheiros, 4129, Jd. Aladim / Parelheiros – SP

Empreendedorismo socioambiental e economia verde – 30 vagas
Carga horária: 48 horas
Início: 20 setembro – Conclusão: 25 de outubro
Horários: segundas-feiras - 8h30 às 12h30
Local: CAEC - Estrada Ecoturística de Parelheiros, 4129, Jd. Aladim / Parelheiros – SP

Curso de Permacultura – 30 vagas
Carga horária: 72 horas
Início: 22 de setembro – Conclusão: 10 de novembro
Horários: quartas-feiras – 8h30 às 16h30
Local: CCA Barro Branco: Rua Constelação da Serpente, 184 Jd. Casa Grande – SP

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais