Banco de Alimentos encaminha 68,3 toneladas de doações em agosto

Total de doações recebidas desde o início do ano ultrapassa 1,2 mil toneladas

Com o objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional de mais de 280 mil pessoas atendidas pelas 410 entidades credenciadas, o Programa Municipal Banco de Alimentos (PMBA), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo da Prefeitura de São Paulo manteve seu funcionamento normal durante a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020. 

Em 2021, mesmo durante as fases vermelha e emergencial, foram realizadas campanhas de arrecadação e doações, o que resultou num montante que já chega a mais de 1,2 mil toneladas desde janeiro deste ano. Isto representa mais de 1/4 das mais de 4 mil toneladas encaminhadas desde o início da pandemia.

As doações realizadas em agosto deste ano somam 63,8 toneladas. Foram recebidas doações dos parceiros: Atacadão Distribuição Comércio e Indústria Ltda.; Carrefour Comércio e Indústria Ltda.; Sonda Supermercados Exportação e Importação S.A.; Vacina Contra a Fome do Governo do Estado de São Paulo; SM Rossi; Cruz Vermelha de São Paulo; Diretoria Regional de Ensino Leste; Consulado Canadense e Casa Bauducco. Além disso, também há doações de pessoas físicas.

“O Banco de Alimentos encaminha mensalmente alimentos não perecíveis, frutas, verduras e legumes para famílias em situação de vulnerabilidade em toda a cidade de São Paulo. A rede de solidariedade que se forma entre os doadores, a Prefeitura de São Paulo, as entidades e a população é algo que valorizamos muito. Por isso, damos transparência às doações, pois queremos que as pessoas se sintam motivadas a integrar essa rede”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

Combate ao Desperdício
Em 2021, o Programa de Combate ao Desperdício, que também está vinculado à Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, alcançou 53 feiras em várias regiões da cidade.

O trabalho envolve ações de sensibilização de feirantes para doar alimentos que não foram vendidos no horário normal da feira e, por isso, seriam novamente transportados, o que gera um problema logístico. Um dos motivos para não vender é a aparência: em muitos casos, um pequeno machucado na fruta impede a comercialização, mas o alimento está em boas condições de consumo.

Estes itens também são encaminhados ao PMBA e representam, atualmente, mais de 10% dos insumos encaminhados para doações, o que garante alimentos frescos no prato das pessoas que mais precisam. Neste ano, já foram mais de 70 toneladas de frutas, legumes e verduras encaminhadas para doação.

Serviço:
Programa Municipal Banco de Alimentos
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Cresan Vila Maria. Rua Sobral Junior, N°264 - Vila Maria Alta, Zona Norte, São Paulo/SP.
Telefone (11) 2207-8770.

 

Texto: Giovanna Longo

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais