Mais de 4 mil mães guardiãs atuarão em escolas municipais até o fim do ano

Beneficiárias ajudam a garantir a aplicação dos protocolos de saúde em combate à Covid-19 e contam com bolsa mensal de R$ 1.155

 

A Prefeitura de São Paulo prorrogou nesta terça-feira, 31 de agosto, a permanência de mais de 4 mil mães no Programa Operação Trabalho - POT Volta às Aulas. Destinado à geração de renda de mulheres que estavam sem fonte de renda e que são “arrimos de família”, o programa está em atuação desde março deste ano em mais de 1.500 escolas municipais. A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, da Educação e da Saúde.

Durante o mês de setembro, o Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo irá inserir 200 mulheres em vagas remanescentes, a fim de fazer a reposição das oportunidades que ficaram disponíveis em decorrência de desistências ou de mães que conquistaram uma vaga no mercado de trabalho. A convocação é com base nas inscrições realizadas neste ano, que contabiliza mais de 90 mil pessoas. A iniciativa prioriza mães de alunos que estudam nas escolas da rede pública municipal e que estejam com idade entre 18 e 50 anos. A nova lista pode ser conferida aqui  e as mulheres pré-selecionadas devem conferir os dados pessoais e a unidade do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo que deve comparecer nesta quinta-feira, 2 de setembro.

“O prefeito Ricardo Nunes acompanhou a jornada destas mães e foi sensível à necessidade de manter o programa ativo ao longo deste ano, que inicialmente tinha previsão de seis meses de duração”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “O POT Volta às Aulas trouxe novas perspectivas para as beneficiárias, que passaram a gerar renda, ficaram mais próximas de seus filhos, além de auxiliar outras mães no dia a dia na rotina escolar”, completa.

O POT Volta às Aulas ofertou 4.590 vagas para mulheres atuarem como orientadoras escolares, no cumprimento dos protocolos sanitários em combate à Covid-19. Cada escola conta, em média, com três mulheres que recebem uma bolsa auxílio no valor de R$ 1.155 para uma carga de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais. Com a prorrogação do programa, as mulheres desemprenharão as atividades até 31 de dezembro deste ano.

"A continuidade do trabalhado das mães guardiãs é benéfica para as famílias, comunidade e escola. Um trabalho importantíssimo para cumprimento dos protocolos e cuidado dos estudantes durante este período de pandemia", comenta Fernando Padula, secretário municipal de Educação.

As selecionadas executam atividades relacionadas à manutenção da higiene e segurança sanitária dos alunos, no desenvolvimento de boas práticas de higienização e segurança como aferição de temperatura, higienização de equipamentos escolares e ambientes de uso coletivo, monitoramento e sensibilização sobre prevenção à covid-19 no ambiente escolar e nos equipamentos da Secretaria Municipal da Educação.

 

 Capacitação

Todas as beneficiárias participam de capacitação on-line para atuar na função. As atividades são desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que aborda, além dos protocolos de saúde, as questões éticas e emocionais do acolhimento de alunos na pandemia.

 Durante o período de permanência no POT Volta às Aulas, as participantes cumprem ainda 24 horas mensais de qualificação profissional no Portal do Cate cate.prefeitura.sp.gov.br.

 

Serviço:


Confira a lista de convocadas para vagas remanescentes
aqui

Documentos exigidos:

Lista de documentos obrigatórios que devem ser entregues no dia da contratação:

-RG original e cópia simples

-CPF original e cópia simples

-Carteira de trabalho e cópias das páginas que constam a foto e o último emprego

-Comprovante de residência e cópia simples

É obrigatório levar a cópia simples e os documentos originais.

Cates com atendimento do POT Volta às Aulas, das 10h às 16h


Unidades do Cate com atendimento das 8h às 17h

Centro
• Cate Central - Av. Rio Branco, 252

Zona Sul
• Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122
• Cate Santo Amaro - Praça Floriano Peixoto, 54

Zona Noroeste
• Cate Lapa - Rua Guaicurus, 1000
• Cate Pirituba - Av. Dr. Felipe Pinel, 12
• Cate Jaçanã - Rua Luis Stamatis, 300
Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95

Zona Leste
• Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
• Cate Guaianases - Rua Hipólito de Camargo, 479
• Cate Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064

 

Por: Solange Borges

 

Siga a SMDET nas redes sociais