Prefeitura de São Paulo encerra ações do Agosto Lilás com capacitação gratuita na região sul da cidade

Voltada às mulheres, encontro terá orientação sobre empreendedorismo e programa Tem Saída para vítimas de violência doméstica e familiar

 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em celebração aos 15 anos da Lei Maria da Penha, e em alusão ao Agosto Lilás, entra na última semana de atividades programadas para este mês. Até terça-feira (24), as mulheres podem se inscrever para participar de oficinas de capacitação sobre empreendedorismo, sobre o programa Tem Saída, voltado às mulheres em situação de violência doméstica e familiar e conhecer outras iniciativas da Prefeitura de São Paulo para geração de renda. O cadastro deve ser feito pelo link www.bit.ly/capacitacaotemsaida

A roda de conversa ocorrerá na quinta-feira, 26 de agosto, das 10h às 16h, com grupos agendados, no Teia Santo Amaro, coworking público da Prefeitura. O espaço é exclusivo para as empreendedoras e está localizado na zona sul da capital, no Centro de Cidadania da Mulher. No local, há equipes que ajudam a impulsionar, apoiar e oferecer um ambiente de trabalho para as donas de pequenos negócios da cidade.

O Teia Santo Amaro é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, por meio da Ade Sampa, com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, pasta responsável pela gestão do Centro de Cidadania da Mulher.

Além disso, o espaço conta com uma equipe capacitada para atender as mulheres vítimas de violência doméstica e/ou familiar que estão em busca de geração de renda. O serviço presta acompanhamento da questão da violência de gênero e para a realização dos encaminhamentos necessários a cada problema. Dentre os serviços jurídicos associados ao atendimento, está o encaminhamento ao Programa Tem Saída, feito pela Defensoria Pública, por meio das vagas específicas disponíveis no Cate da região.

Agosto Lilás

A programação deste mês ofereceu ações de empregabilidade pelo Contrata SP – Tem Saída com mais de 500 vagas de emprego, live sobre os impactos da violência doméstica no mercado de trabalho, oficinas com mulheres que entregam o Programa Operação Trabalho – POT Combate ao Desperdício de Alimentos, entre outros.

As mulheres também ainda têm oportunidade de acessar um canal de atendimento exclusivo para as empreendedoras da capital que estão em busca de microcrédito para seu negócio. A linha Empreenda Mulher, do Banco do Povo, oferece até R$ 21 mil para as donas de pequenos negócios que precisam de apoio durante a pandemia.

Com taxas de juros de 0,35% a 0,55% ao mês, as empreendedoras têm prazo de pagamento de até 36 meses, para informais, e até 48 meses para MEIs, MEs, EPPs e produtoras rurais com CNPJ. A carência varia de 90 a 150 dias. Para serem elegíveis à linha Empreenda Mulher, as empreendedoras não podem ter qualquer restrição no Serasa ou Cadin e precisam fazer um curso online de aproximadamente 12 horas.

O atendimento para oferta desta linha é feito pela Ade Sampa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, por meio do telefone WhatsApp (11) 99449-1311 A oferta de microcrédito é realizada em parceria com o Banco do Povo, do Governo do Estado de São Paulo.

 

Serviço

Capacitação Tem Saída

Inscrições: até 24 de agosto, às 17h

Link: www.bit.ly/capacitacaotemsaida

Local: Teia Santo Amaro

Praça Salim Farah Maluf, s/nº

 

 

Siga a SMDET nas redes sociais